Seguimento - Incêndios 2018

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Penso que este seja o local mais indicado para tal, fiquei tremendamente desiludido e desesperado com algumas das situações retratadas na grande reportagem da Ana Leal sobre o "Compadrio" em Pedrogão! Espero que as pessoas de direito ponham a mão na consciência e façam algo em relação a esta trapalhada.

Pessoas sem casa, em casa de "amigos" se é que podemos chamá-los assim, em casas emprestadas e com ordens de despejo, que vergonha... Estava a ver aquilo com uma revolta, um diz que disse, o outro diz que não sabe, o tipo de abordagem é quase sempre o mesmo e quando não lhes agrada o assunto, fora com eles!

É triste ver pessoas que supostamente se aproveitam da desgraça dos outros para tirar proveitos para si e para os seus familiares, digo supostamente, porque é disso que se trata suposições, o diz que disse...

Vergonhoso, pessoas sem casa depois de um ano, e outras que aparecem com casas do nada. Não tenho palavras...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Penso que este seja o local mais indicado para tal, fiquei tremendamente desiludido e desesperado com algumas das situações retratadas na grande reportagem da Ana Leal sobre o "Compadrio" em Pedrogão! Espero que as pessoas de direito ponham a mão na consciência e façam algo em relação a esta trapalhada.

Pessoas sem casa, em casa de "amigos" se é que podemos chamá-los assim, em casas emprestadas e com ordens de despejo, que vergonha... Estava a ver aquilo com uma revolta, um diz que disse, o outro diz que não sabe, o tipo de abordagem é quase sempre o mesmo e quando não lhes agrada o assunto, fora com eles!

É triste ver pessoas que supostamente se aproveitam da desgraça dos outros para tirar proveitos para si e para os seus familiares, digo supostamente, porque é disso que se trata suposições, o diz que disse...

Vergonhoso, pessoas sem casa depois de um ano, e outras que aparecem com casas do nada. Não tenho palavras...

Eu vi um pouco essa reportagem, e só não fiquei mais admirado/indignado, porque já sabia do sucedido já á mais de 8 meses, através do meu primo, que é topógrafo, e fez vários levantamentos topográficos dessas mesmas habitações, aliás a procura de topógrafos era tanta, que havia pessoas que não se importavam de pagar mais de 500 €, por um trabalho, que se fazia em menos de 2 horas.
É o país que temos, existe sempre "chicos-espertos", que se aproveitam destas situações para reconstruir casas desabitadas á várias décadas.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Eu não vi...mas as reportagens da Ana Leal deixam me sempre de pé atrás...desde que vi a do ano passado do Pinhal Armadilhado...
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e remember

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Penso que este seja o local mais indicado para tal, fiquei tremendamente desiludido e desesperado com algumas das situações retratadas na grande reportagem da Ana Leal sobre o "Compadrio" em Pedrogão! Espero que as pessoas de direito ponham a mão na consciência e façam algo em relação a esta trapalhada.

Pessoas sem casa, em casa de "amigos" se é que podemos chamá-los assim, em casas emprestadas e com ordens de despejo, que vergonha... Estava a ver aquilo com uma revolta, um diz que disse, o outro diz que não sabe, o tipo de abordagem é quase sempre o mesmo e quando não lhes agrada o assunto, fora com eles!

É triste ver pessoas que supostamente se aproveitam da desgraça dos outros para tirar proveitos para si e para os seus familiares, digo supostamente, porque é disso que se trata suposições, o diz que disse...

Vergonhoso, pessoas sem casa depois de um ano, e outras que aparecem com casas do nada. Não tenho palavras...

A ser verdade é muito grave e triste o que está aqui retratado nesta reportagem.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Está agora a dar em directo na CMTV, o incendio que lavra na Guarda, está a arder em zona de serra, praticamente inacessível a meios terrestres, está a consumir mato rasteiro, junto a umas torrres eólicas, a jornalista disse também que o incendio lavra lentamente devido á ausencia de vento.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"Incêndio em Alfândega da Fé , distrito de Bragança .

Incêndio com ataque inicial muito forte.
No Local estão 98 operacionais , 29 meios terrestres e 3 meios aéreos .

Fotos : Joel Subtil , Bruno Sousa"





 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Retirado do Expresso, de 17 de julho de 2018:

"Isto [menos 25% de ocorrências e 76% de área ardida face à média] é o reflexo do nosso trabalho, mas é também o reflexo a nível municipal do trabalho que foi organizado pela própria tutela de limpeza dos terrenos e de todos os meios que estão disponíveis para as populações", justificou aos jornalistas o comandante operacional nacional da ANPC.

"Dos 6.035 incêndios ocorridos este ano, apenas dois passaram da fase inicial para uma fase mais ampliada", disse, destacando que este ano existe "mais conhecimento e reforço de meios, nomeadamente terrestre e aéreos". "Os resultados vão continuar seguramente a ser bons, porque sentimos que estamos em condições de poder responder às situações mais complexas", sustentou.

[Coronel Duarte Costa, comandante operacional nacional da Proteção Civil]

https://expresso.sapo.pt/sociedade/...o-com-menos-area-ardida-desde-2008#gs.ZFpX9VQ

O tema foi debatido neste tópico do meteopt, desde essa altura.

Depois houve o incêndio de Monchique, quase 30 000 hectares, dos quais 2/3 em floresta e 1/3 em matos e agricultura.

Hoje, no jornal da tarde da RTP (23 de agosto de 2018)

https://www.google.com/url?sa=t&rct...cia_n1094713&usg=AOvVaw3Jy2PCaXGnulAp2CFgRuJY

ouvi este mesmo senhor (com a farda do Exército) a dizer que:

-Houve algo de estranho no incêndio de Monchique;
-Que o problema da Proteção Civil é a "prevenção", a "floresta que temos" e também "a falta de cadastro".

Tudo o que vem na "cartilha", mesmo que seja absolutamente falso: estes concelhos têm cadastro há dúzias de anos, sendo devassados por uma densíssima rede de estradas e caminhos municipais e rurais.

Enfim, embora novo no ofício, este também já aprendeu: enquanto as coisas correm bem, o mérito é nosso, quando correm mal, a culpa é dos outros.

É assim há 40 anos.
 
  • Gosto
Reactions: AJB

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Isto de ter Engenheiros Florestais e Bombeiros a atear fogos é muito à frente.
Shame on you Protecção Civil.