Seguimento - Incêndios 2018



rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Certo, contudo mantenho que o artigo citado não enfatiza o climate change, que não ocupa mais de 5% da prosa.

"Climate change" significa que em termos de médias o Porto vai ter o clima que Coimbra hoje tem e que Coimbra vai ter o de Lisboa, e por aí adiante. Mais umas variâncias em eventos extremos (tornados, ciclones, etc.), cuja tendência em épocas recentes não sei se já foi confirmada.

De resto, do ponto de vista meteorológico, para os incêndios, o que interessa são eventos extremos - sobretudo secas acentuadas e extensas ondas de calor, como aliás bem se viu o ano passado e já nos incêndios de 2018.

É irrelevante se a temperatura média de Pedrógão em julho é 22º ou 23ºC - os incêndios, sobretudo os maiores, fazem a sua própria "meteorologia". Mesmo relativamente aos recordes de máximas absolutas, batidos este ano em muitos locais da rede do IPMA, o que significam para os incêndios? Qual a diferença de estarem 40º, 42º ou mesmo 44º? Irrelevante - na minha modesta opinião.

Já se não choveu nada no inverno e primavera... é outra história. É não é garantido que hoje tenhamos mais secas que no passado, como se vem apurando para várias partes do mundo e como há uns meses eu chamei a atenção - é o caso do noroeste da Península Ibérica.
É um assunto complexo e não fará muita diferença a temperatura máxima no que diz respeito à existência de incêndios, na minha opinião também.
Lembrei-me e por acaso partilhei um link de um artigo relacionado com este assunto, aqui há uns tempos. https://www.meteopt.com/forum/topico/aquecimento-global.1358/pagina-129#post-686781
Basicamente, os especialistas também não correlacionam os extremos de temperaturas e também ondas de calor, com a ocorrência de incêndios, necessariamente. Há mais factores.
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Assisti esta tarde, o que poderia poderia causar grandes prejuizos, foi um foco de incendio que começou num motor de um carro estacionado no parque do TorresShopping, valeu a rápida intervenção dos seguranças que gastaram 10 extintores ainda antes da chegada dos bombeiros, que pouco depois chegaram 19 operacionais e 6 veiculos, que depressa consolidaram a situação.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Incêndios. Proteção Civil preocupada com intensidade do vento prevista para quarta-feira
21 ago 2018 18:55

A Autoridade Nacional de Proteção Civil informou hoje que vai manter, pelo menos até ao final de quarta-feira, o alerta vermelho em sete distritos do país e alertou para a intensidade do vento que se vai fazer sentir. ...
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...tensidade-do-vento-prevista-para-quarta-feira
 
  • Gosto
Reactions: belem e joselamego

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Reativação de incêndio na Guarda?

00nwDvT.png
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3