Seguimento - Incêndios 2018

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
Por isso os incêndios não acabam, continua a ser um circo para as televisões e sem palhaço (fogo) não existe circo. Mas não só as televisões se alimentam deste circo ;)

A disparidade na mobilização de meios entre este incêndio e outros em condições bem mais difíceis é gritante.
 


Caneira

Cirrus
Registo
21 Out 2009
Mensagens
68
Local
Parede
Acho que falam só por falar... Felizmente o vento levou o incêndio para uma zona quase sem habitações, mas facilmente podia ter levado aldeias inteiras como é o caso da Malveira. Isto é às portas de Lisboa, não são aldeias isoladas no meio de Portugal com 20 pessoas. E os bombeiros sabiam disso... Daí terem actuado em força. E já nem falo do Parque Natural, aí ainda posso dar o braço a torcer porque tudo é importante no país.

Sent from my SM-J510FN using Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As corperacoes dos bombeiros aqui da zona têm centenas de operacionais e muitos meios, as condições de vento eram extremas, não esquecendo as populações e área protegida.
Deixem se de complexos de inferioridade, ou invejas, tenham juízo.
 

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
O problema é mesmo esse, é pensar-se que ali está uma aldeia com 20 pessoas, mas essas 20 pessoas são tão portuguesas como as do Porto, Coimbra ou Lisboa. E dessas 20 pessoas se calhar 90% têm mais de 70 anos com todas as dificuldades físicas associadas à idade.

Não é complexo de inferioridade nenhum, é a gestão de meios que é feita a nível nacional. Sei bem que existe uma capacidade de mobilização muito grande no distrito de Lisboa, bem como em outros distritos limítrofes.
Apenas vejo 5 meios aéreos mobilizados para um incêndio em conclusão com mais de 600 operacionais, quando em determinadas zonas do país têm de se aguentar com um meio e incêndio em curso.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

Caneira

Cirrus
Registo
21 Out 2009
Mensagens
68
Local
Parede
O problema é apenas que em vez de 20 pessoas tens 1000. Mas nem quero estar a discutir isso, ou não conhecem ou não querem mesmo entender. Se me falares da Biscaia, ainda entendo, é uma aldeia pequena como tantas outras em Portugal... Agora além dessa tens zonas com muita população. Mas tudo acabou bem, isso é que interessa.

Sent from my SM-J510FN using Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais de 600 hectares ardidos no incêndio da serra de Sintra
Fogo terá destruído área de cedros centenários, junto à Peninha, mas grande mancha florestal do Parque Natural de Sintra-Cascais escapou.

Olhando para as imagens de satélite disponibilizadas pelo Sistema de Informação Europeu de Incêndios Florestais, Paulo Fernandes, professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), estima que arderam mais de 600 hectares no incêndio que começou este sábado à noite, junto ao Convento da Peninha, na serra de Sintra.

https://www.publico.pt/2018/10/07/s...rdidos-no-incendio-da-serra-de-sintra-1846489
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Em Castelo Branco, Inguias, o foco de incendio mobiliza já 157 operacionais, 43 veiculos e 7 MA, será uma situação a acompanhar, esperemos que entretanto comece a ceder.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Foguetes e um rali. Associação denuncia “negligência” do parque Sintra-Cascais

Associação Salvar Sintra diz que este sábado, dia em que o incêndio deflagrou na serra de Sintra, foram lançados de forma “ilegal” dezenas de foguetes no âmbito das festas de Almoçageme.

A Associação Salvar Sintra, uma instituição de defesa ambiental, acusa em comunicado a direcção do Parque Natural Sintra-Cascais de “total negligência e de sistemática demissão das suas responsabilidades” na área da prevenção dos incêndios florestais, lamentando que o fogo que deflagrou este sábado à noite e se encontra em fase de rescaldo tenha consumido “?uma parte importante” daquele parque.

“Durante todo o Verão o abate de árvores na serra continuou ininterrupto, com os madeireiros a deixarem no local ramos secos, lixo vegetal, desperdício”, denuncia a associação.

A associação dá como exemplo da negligência da direcção do parque o facto de esta ter permitido, na passada sexta-feira à noite, a realização do Rally de Portugal Histórico. “O que levou milhares de pessoas a acorrerem à serra — aliás exactamente à área onde eclodiram as chamas — aumentando exponencialmente o risco de incêndio, designadamente por acção negligente dos particulares, através de piqueniques e beatas de cigarros”, argumenta-se na nota.

https://www.publico.pt/2018/10/07/s...a-da-direccao-do-parque-sintracascais-1846503

Se assim foi a fonte de ignição, á que apurar todas as entidades envolvidas, e não deixar que mais uma possibilidade de incendio por negligncia, que a culpa "morra solteira."
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mandaram me esta foto de Almoinhas Velhas, fogo foi practicamente até ao mar lá em baixo o Guincho.
Impressionante a dimensão, e estou excluir a vertente da Peninha.
Falam em incêndio de Sintra, 90 % do incêndio é no concelho de Cascais. Enfim



É triste ver mais uma zona, que já foi verde, agora neste momento "vestida" de negro, eu tive aqui um incendio próximo que ardeu 10 hectares, e era uma zona muito verde, numa vale encaixado, e já estou desejoso, que volte a ficar verde, mas a chuva também tarda em vir, já vi que algumas oliveiras que não ficaram tão afectadas, estão a rebentar de novo por baixo, mas muitas delas, já não rebentam mais, resta-me também acompanhar a situação com os carvalhos centenários que arderam todos, vou aguardar para ver como eles irão "responder".
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Imagem impressionante na TVI, a frente do Guincho:

jTnuVDA.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O problema é mesmo esse, é pensar-se que ali está uma aldeia com 20 pessoas, mas essas 20 pessoas são tão portuguesas como as do Porto, Coimbra ou Lisboa. E dessas 20 pessoas se calhar 90% têm mais de 70 anos com todas as dificuldades físicas associadas à idade.

Não é complexo de inferioridade nenhum, é a gestão de meios que é feita a nível nacional. Sei bem que existe uma capacidade de mobilização muito grande no distrito de Lisboa, bem como em outros distritos limítrofes.
Apenas vejo 5 meios aéreos mobilizados para um incêndio em conclusão com mais de 600 operacionais, quando em determinadas zonas do país têm de se aguentar com um meio e incêndio em curso.

Em Monchique, foi o que se viu, foi necessário quase 1 semana para dominarem o incêndio, este foi às portas de Lisboa, em 12 horas foi dominado e em circunstâncias bem mais graves do que em Monchique, as entidades públicas foram todas a correr como o PR e outros quando é no resto do país, é deixa arder que vamos interferir no combate. Em menos de 3 horas foi ocorrência significativa, em poucas horas tinham 600 operacionais, quando em Monchique foi necessário mais de 1 dia, só passou para o comando nacional depois de arder 4 dias, aqui arderam 26000 ha, em Sintra arderam 600 ha e é um drama.

Esta é a diferença de ser às portas de Lisboa e ser noutro ponto do país.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Acho que essa conclusão é um bocado rebuscada. Ontem á noite também houve um incêndio às portas da cidade de Viseu e em menos de 20 minutos já estavam mais de 100 operacionais a combater o incêndio.
Com isto não estou a dizer que em diversas circunstâncias as cidades do litoral são beneficiadas em relação ao interior do pais. Mas neste caso acho que se resume á disponibilidade de meios.
Por algum motivo este ano se tem recorrido fortemente ao pré posicionamento de meios.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Caneira

Cirrus
Registo
21 Out 2009
Mensagens
68
Local
Parede
Nesta zona se ardesse 4 dias tinha levado milhares de casas atrás. Acho que não é difícil perceber através dessa imagem área, a Malveira só escapou por sorte. Mas achem o que quiserem, o complexo de inferioridade não vos deixa pensar mais longe.

Sent from my SM-J510FN using Tapatalk