Seguimento - Incêndios 2018



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Mas deixa arder o quê? Quem é que deixou arder. Eu entendo a tua raiva mas a culpa não é da operação no terreno. Foi bem planeada mas a natureza é brutal e imprevisível.
É uma expressão apenas, não quis, naturalmente, dizer que os bombeiros estão de braços cruzados a ver as chamas entrar em Monchique ;)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
se queremos manchas descontínuas de floresta e isso é consensual... também temos de pagar aos proprietários para não produzirem ou ocuparem os seus terrenos com floresta.
Pois isso nunca se resolveu porque mexe com muita coisa!
Concordo.
O problema é que a unica preparaçao que podia dar resultados, nunca é aplicada.
Nao há meios de combate eficaz para plantacoes continuas e desordonadas de eucaliptos e pinheiros. Nem os paises mais ricos (America, Australia...) conseguem apagar fogos de grandes proporcoes quando tem muito vento e tempo seco.
A unica solucao : fazer o que funciona no monte alentejano... ter plantacoes de sobreiros. Seria isso uma verdadeira preparacao. E de certeza que custava menos que canaderes e elicopteros
Pois mas isso leva muito tempo a implementar...
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Até pode ser Ricardo, e naturalmente e infelizmente também eu sei que não iria haver milagres este ano e não haver incêndios desta dimensão, mas era o que estava a dizer ao @luismeteo3 , como é que se deixa o incêndio chegar às portas da vila? Isso é que para mim é imperdoável. Não deviam ter já pedido ajuda há mais tempo? Enfim... deixa arder... amanhã cá estaremos para chorar com e ajudar os pobres desgraçados deste ano...
Tens razão em tanta coisa amigo! Olha para veres que não penso assim tão diferente de ti , deixo.te aqui um post meu feito à umas semanas por discordância de ideias com o Luís! Eu na altura escrevi.lhe isto

https://www.meteopt.com/forum/index.php?posts/681539

Como eu desteste ter razão Mas nesta situação
compreendo o que ele diz, porque as condições são extremas! Do mais extremo que já tivemos! Eu as vezes penso, se nós mal conseguimos ir a rua nestes dias, aqueles homens e mulheres sofrem mesmo muito! Uma palavra de apreço para todos eles , e populações neste momento difícil!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Duas coisas revoltantes: Pessoas que afirmam claramente que os meios no terreno estão a falhar a sua missao sem lá estar... E aqueles que dizem que os meios estão a fazer tudo e a culpa é das circunstâncias sem estar no terreno...

Habituais politiquices no meio de coisas sérias.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e mecre90

AndréGM22

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
155
Local
Alhandra
Por acaso tenho alguma curiosidade em saber de onde saem estas certezas todas que tu tens em relação às operações. Tens algum contacto especial ou ééatravés das imagens da cmtv e números apresentados no site da proteção civil que chegas a essas conclusões?

Mas deixa arder o quê? Quem é que deixou arder. Eu entendo a tua raiva mas a culpa não é da operação no terreno. Foi bem planeada mas a natureza é brutal e imprevisível.
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Bem, ponto da situação em Marvão/Portagem, quando lá estive. O incêndio ainda tinha uma frente extensa na encosta de Marvão, mais perto da Portagem do que de Marvão. O vento estava na sua maioria fraco, no entanto de vez em quando havia algumas rajadas e a sua direção era muito errática. A zona onde está a arder poucos acessos tem, e não estava a arder lentamente, deu para ver o fogo a progredir nos 15-20 minutos que lá estive ao pé.
Na minha opinião as mudanças no vento não me agradam nada, havia muitos pirilampos e muitas tentativas de apaziguar o incêndio, mas não sei não... Esperemos que o vento estabilize. Mas isto é só a perspectiva de um transeunte, não de quem percebe da coisa. A frente é um pouco mais extensa para a esquerda, na primeira foto. Havia uma projeção diferente mais dentro da encosta de Marvão para Leste, visível na 2ª foto.

Aqui vão umas fotos, vista de Portagem e na entrada Leste desta (direção de Espanha) (expandir o "spoiler"):
djy7VaQ.jpg


ApPToYV.jpg


FKBjDsZ.jpg
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Duas coisas revoltantes: Pessoas que afirmam claramente que os meios no terreno estão a falhar a sua missao sem lá estar... E aqueles que dizem que os meios estão a fazer tudo e a culpa é das circunstâncias sem estar no terreno...

Habituais politiquices no meio de coisas sérias.
Eu não estou a fazer política, não estou mesmo! Já referi que não sou técnico. Ainda agora ouvi o Pof Xavier Viegas a dizer que as coisas estão a correr melhor este ano. O que está a correr mal é o número de reacendimentos que continua alto. Ele acha que se deve usar retardante e não água.

Edit: Outra coisa que o Prof Xavier disse continuar a correr mal é a comunicação da Protecção Civil com a comunicação social.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Nuage

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Por acaso tenho alguma curiosidade em saber de onde saem estas certezas todas que tu tens em relação às operações. Tens algum contacto especial ou ééatravés das imagens da cmtv e números apresentados no site da proteção civil que chegas a essas conclusões?
Não são certezas, alguma vez disse isso? Não sou técnico. Vejo os dados que são disponibilizados e que qualquer um pode ver.
 

Nuage

Cirrus
Registo
17 Jan 2012
Mensagens
12
Local
Odivelas
Bem, ponto da situação em Marvão/Portagem, quando lá estive. O incêndio ainda tinha uma frente extensa na encosta de Marvão, mais perto da Portagem do que de Marvão. O vento estava na sua maioria fraco, no entanto de vez em quando havia algumas rajadas e a sua direção era muito errática. A zona onde está a arder poucos acessos tem, e não estava a arder lentamente, deu para ver o fogo a progredir nos 15-20 minutos que lá estive ao pé.
Na minha opinião as mudanças no vento não me agradam nada, havia muitos pirilampos e muitas tentativas de apaziguar o incêndio, mas não sei não... Esperemos que o vento estabilize. Mas isto é só a perspectiva de um transeunte, não de quem percebe da coisa. A frente é um pouco mais extensa para a esquerda, na primeira foto. Havia uma projeção diferente mais dentro da encosta de Marvão para Leste, visível na 2ª foto.

Aqui vão umas fotos, vista de Portagem e na entrada Leste desta (direção de Espanha) (expandir o "spoiler"):
djy7VaQ.jpg


ApPToYV.jpg


FKBjDsZ.jpg