Seguimento Incêndios - 2019

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por guisilva5000 1 Jan 2019 às 17:15.

  1. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,260
    Local:
    Montijo/Lisboa
    MSantos e Ricardo Carvalho gostaram disto.
  2. bandevelugo

    bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    3 Jan 2008
    Mensagens:
    157
    Local:
    Lisboa
    "Perigo de incêndio elevado"????

    Ainda hoje fui ver o índice meteorológico do risco de incêndio para Barcelos (IPMA) e ele continua "reduzido" - http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#0#0302. Organizem-se!!!

    E o caro slbgdt consegue ler o que diz o IPMA nesta mesma página, do lado direito?

    Eu acho piada a muitos destes comentários: mal começa a malfadada "festa" dos incêndios, parece que se perde o bom senso e desata tudo a desbaratinar com comentários que parecem concorrentes à "boca mais tola do dia".

    Eu não tenho nada a ver com as câmaras ou com quem dá estas autorizações, mas vamos lá ver: eu obtenho uma licença, ou autorização (seja o que for) das autoridades, para fazer uma queima/queimada, vou para a fazer e levanta-se vento. O que faço? Não avalio se será seguro fazer a queima? Não penso duas vezes, e se devo manter a minha decisão ou se devo aumentar as medidas de segurança - pedir apoio aos bombeiros ou sapadores, ou chamar um vizinho ou alguém da família? Apesar de ter autorização, devo munir-me de todas as medidas para garantir que a queima/queimada não sai das proporçoes que posso controlar com os meus meios.

    As autoridades, câmaras e juntas de freguesia, obviamente, não dominam toda a meteorologia e não adivinham com 100% de certeza o tempo de amanhã, ou de daqui a 2 dias, nem os microclimas. Até os bombeiros, nos grandes incêndios, se queixam muitas vezes que "o problema era o vento que estava sempre a mudar" - vide as declarações neste incêndio de Proença-a-Nova...

    Outro paralelo: eu obtenho da Direção-Geral de Viação a "licença de condução" de viaturas (vulgo "carta"), que diz que eu posso conduzir o meu carro. Num determinado dia, por guiar de forma negligente e descuidada, provoco um acidente. A culpa é da DGV?
     
    luismeteo3 gostou disto.
  3. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    6,141
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Acredito que muitas pessoas, principalmente as mais idosas, que vão pedir essas mesmas licenças/autorização para efectuar a queima de sobrantes, não ligam a mais nada, se está vento, ou calor, para eles é igual, tem a "ordem e toca de queimar".
    Ainda a semana passada um vizinho meu disse que tinha feito o pedido online, e foi-lhe dada a ordem que poderia queimar numa tarde de calor e vento, mas ele disse-me que nem sequer ia começar a queimar nada, devido ao vento e calor, felizmente é uma pessoa consiente.
    E depois no fim de contas, nem começou a queimar, que eu fiquei-lhe com os restos de podas das oliveiras.

    Uma decisão bem tomada por parte do meu municipio, e que no meu ver se deveria prolongar por mais tempo.

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #78 Pedro1993, 25 Mar 2019 às 20:19
    Última edição: 25 Mar 2019 às 20:25
    bandevelugo e luismeteo3 gostaram disto.
  4. bandevelugo

    bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    3 Jan 2008
    Mensagens:
    157
    Local:
    Lisboa
    Pois o problema é esse... pessoas idosas... se calhar deveria ser como nas cartas de condução, se se tem mais de 70 ou 80 anos tem de se ter licença especial para queimar, e o médico pode mesmo proibir, porque com essa idade as pessoas já não têm o físico (e às vezes o descernimento) que tinham há 40 ou 50 anos, e às vezes são muito teimosas.

    Mas ter uma licença ou autorização não "autoriza" a ser-se descuidado! Nem é "ordem para queimar"! Digo eu, que posso estar enganado...

    EDIT: muito obrigado pela nota da Câmara de Torres Novas, todas as autoridades locais deveriam ser assim, mais interventivas e próximas das pessoas.

    Fui ver o site do IPMA e de facto, apesar de amarelo, Torres Novas fica encostado a concelhos laranja e vermelhos e no dia 27 é mesmo laranja: http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#2#1419
     
    #79 bandevelugo, 25 Mar 2019 às 20:43
    Última edição: 25 Mar 2019 às 20:49
  5. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    6,141
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Nao quero com isto dizer que as pessoas mais novas também não tenham a sua culpa, mas pelo menos já estão mais informadas do que as pessoas mais idosas, porque consultam as redes socias, os alertas emitidos que por lá podem circular, ou até através dos media sociais.
    Confesso que eu já estava que este alerta fosse emitido pelas entidades oficiais, e ainda bem que assim foi.
    Depois também uma pessoa com 40 ou 50 anos, tem melhores capacidade físicas para pelo menos tentar controlar o fogo em caso de descontrolo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    bandevelugo gostou disto.
  6. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,343
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    [​IMG]
    1. SITUAÇÃO: De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a partir de hoje, 25 de Março, a ocorrência de acentuado aumento da intensidade do vento e a manutenção de valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano, que se traduzirá:
    -Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30% na generalidade do território do continente (sendo inferior a 20% na região interior Sul), durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite;
    -Intensificação do vento a partir da noite de hoje, do quadrante Leste, por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 65 km/h no litoral a norte do cabo Mondego durante a noite e manhã, e no Algarve a partir do final da tarde. Nas terras altas (acima 800 metros), o vento será moderado a forte (até 50 km/h) do quadrante leste, com rajadas até 80 km/h até final da manhã e a partir do final da tarde.
    -Temperatura máxima acima dos valores normais para a época do ano, a contribuir para onda de calor, com valores entre 25ºC e 28ºC nas regiões do Centro e Sul e entre 20ºC e os 25ºC na região norte.
    Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre hoje e quarta-feira com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em todo o território continental, com níveis Elevado a Muito Elevado.
    2. EFEITOS EXPECTÁVEIS: Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
    3. MEDIDAS PREVENTIVAS: A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível MUITO ELEVADO ou superior:
    -A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.
    A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da Internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
    ANPC
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. jonas

    jonas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jul 2015
    Mensagens:
    2,096
    Local:
    paredes (200 m) Mouriz (202 m) Bitarães (185 m)
    Mantém-se ativo um dos incendios de Viana do Castelo desta tarde, 48 opr e 12 MT no combate.
    Entretanto um incendio em Águeda, que teve incio á 1h já conta com mais de 50 opr no seu combate.:unsure:
     
    Pedro1993 gostou disto.
  8. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    6,892
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    113 operacionais em Águeda, temos incêndio para a noite se os acessos forem maus e o vento for forte como está a ser em algumas zonas mais altas. :unsure:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Pedro1993 gostou disto.
  9. Devas

    Devas
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    23 Jul 2017
    Mensagens:
    70
    Local:
    Bragança/Tomar/Leiria
    Neste momento 142 operacionais e 42 meios terrestres
     
  10. Ricardo Carvalho

    Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    1,572
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    E contínua o reforço de meios, a nível de vento a madrugada promete trazer uma lestada valente

    [​IMG]

    Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Duarte Sousa

    Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Mar 2011
    Mensagens:
    4,801
    Local:
    Loures | Rio Tinto
    As próximas horas serão aquelas em que o vento estará mais intenso na zona de Águeda. Aliado aos baixos valores de humidade relativa, prevê-se uma noite complicada nesse incêndio. E estamos ainda no mês de Março...

    [​IMG]
     
    Ricardo Carvalho e Pedro1993 gostaram disto.
  12. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    6,892
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    O incêndio já é ocorrência importante e conta com 3 frentes ativas.

    Edit: Passou a duas repentinamente, ainda estão a atualizar.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. clone

    clone
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    4 Jan 2014
    Mensagens:
    115
    Local:
    -.-
    Já se torna um calamidade este tipo de fenómenos. O problema é ainda pior quando constatámos que ainda estamos em março.
     
    Pedro, Ricardo Carvalho e Pedro1993 gostaram disto.
  14. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    6,141
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Outra ocorrencia já bem significativa, em Oliveira de Azeméis, conta com 122 operacionais, 40 veiculos e 1 MA, e teve inicio ás 03:30.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    luismeteo3 e Ricardo Carvalho gostaram disto.
  15. Ricardo Carvalho

    Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    1,572
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    É verdade Pedro, e neste momento já são 171 operacionais, apoiados por 3 meio aéreos! O dia poderá ter mais situações complicadas, o vento de ENE , hoje vai ser rei e senhor, com as máximas a chegarem a valores completamente estúpidos para a altura do ano! Ao final do dia, muita atenção ao Algarve:unsure: Olhando para o mapa de ocorrências a esta hora, mais parece uma "típica" manhã de Verão no nosso país,mas ai já estamos habituados :rolleyes: Mas em Março isso deixa.me ainda mais triste , e preocupado claro! Olhando as últimas run´s dos modelos é secura até deixar de ver, e até o GFS que ainda nos dava alguma esperança já mostra isso mesmo na run 6z :facepalm:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #90 Ricardo Carvalho, 26 Mar 2019 às 09:29
    Última edição: 26 Mar 2019 às 09:42
    Pedro1993 e luismeteo3 gostaram disto.

Partilhar esta Página