Seguimento Incêndios - 2020

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Local
Azeitão/Sesimbra
Eco Amarelo neste momento

68f1770f05e5a3c9ef688fd72ec5955a.jpg

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

vitamos

Staff
Registo
11 Dez 2007
Local
Estarreja
Mas já se sabe as causas do incêndio? Acaso o incêndio de Pedrógão (para exemplificar) que matou mais de 60 pessoas foi provocado por incendiários?
Acaso este fogo está concluído para deixar de ser acompanhado e passar-me para a especulação de causas?
Acaso este fórum é a caixa de comentários do CM?

Enfim...

Davidmpb

Cumulonimbus
Registo
7 Jul 2014
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas já se sabe as causas do incêndio? Acaso o incêndio de Pedrógão (para exemplificar) que matou mais de 60 pessoas foi provocado por incendiários?
Acaso este fogo está concluído para deixar de ser acompanhado e passar-me para a especulação de causas?

Enfim...
Eu por acaso disse que o incêndio foi provocado?

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Local
Gondomar (115m)

Enfim...

A probabilidade de ter sido provocado por humanos é tão grande que nem vale a pena discussão.

Antes eram os cacos de vidro hoje são os raios a desculpa para os culpados passarem impunes.

Basta olhar para o mapa de incêndios diário nesta altura do ano para tirar conclusões.

Só não vê quem não quer.

Exceptuando as raras trovoadas secas e outros fenómenos ainda mais incomuns todos os incêndios tem origem no homem, direta ou indiretamente.

Crazyrain

Cumulus
Registo
16 Jan 2020
Local
Viana do Castelo
Os incêndios são provocados por cacos , vidros , raios , pedrinhas friccionando pedrinhas , senhores velhinhos que coitados andavam a fazer uma limpeza ou uma queimada da mata com 40° e 20% de HR coitados não tiveram culpa , churrascadas à beira da mata que coitadas das pessoas têm que comer ...

Toda a gente sabe que não há incendiários nem terroristas em Portugal , isso é invenção de pessoas tolas , fascistas ou sem doutoramentos .

SpiderVV

Staff
Registo
26 Ago 2010
Local
Portalegre (400m)
De qualquer forma, eu entendo a frustração, também não gosto deste flagelo que temos todos os anos com os incêndios, mas este não é o tópico mais correto para especulação sobre a origem dos incêndios ou politiquisses, tal como refere o post inicial nas regras.

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Lamento a perda de mais uma vida humana, um jovem bombeiro de 22 anos, os meus sentimentos à família, colegas e amigos. Pelo que tenho li, é de Proença a Nova, o local (roda, oleiros) onde a viatura rebentou o pneu e capotou, fica já próximo de oleiros, mas para ir por ali, vinha certamente de castelo branco ou de outro incêndio provavelmente.

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Relativamente ao incêndio de sardeiras de baixo / moutinhosa, apenas a SIC conseguiu acertar os nomes, com a RTP e TVI a referirem sardinheiras e murtinhosa, que vergonha..

Ainda é cedo para apurar causas, mas de certeza que não houve trovoada seca.
E se as coordenadas iniciais estiverem correctas, iniciou-se junto a uma ribeira, não sendo de descartar algum trabalho agrícola (motoroçadora com foice).
Eu conheço todas aquelas aldeias, com alguns familiares por lá, e sei que são pessoas humildes e conscientes dos riscos, não acredito que arriscassem. Já quem vem de fora, para se refrescar numa ribeira, não sei.. E costuma ser sempre em Agosto, ou finais de Julho.

Tenho umas terras, numa aldeia perto, que não foi afetada, e sei que por onde passa uma linha de media tensão, na direcção da aldeia onde deu início o incêndio, pelo que há aqui também essa possibilidade.

Mas como digo, tudo é possível, excepto trovoadas secas. Noutro dia sim, hoje nem uma nuvem no ar.