Um bem haja à família e aos amigos do Bombeiro que faleceu. Ninguém merece. O incêndio não me parece acalmar: Lembro-me de estar aqui em 2003 e ver o mesmo cenário exatamente no mesmo local...
Mas já se sabe as causas do incêndio? Acaso o incêndio de Pedrógão (para exemplificar) que matou mais de 60 pessoas foi provocado por incendiários? Acaso este fogo está concluído para deixar de ser acompanhado e passar-me para a especulação de causas? Acaso este fórum é a caixa de comentários do CM? Enfim...
A probabilidade de ter sido provocado por humanos é tão grande que nem vale a pena discussão. Antes eram os cacos de vidro hoje são os raios a desculpa para os culpados passarem impunes. Basta olhar para o mapa de incêndios diário nesta altura do ano para tirar conclusões. Só não vê quem não quer. Exceptuando as raras trovoadas secas e outros fenómenos ainda mais incomuns todos os incêndios tem origem no homem, direta ou indiretamente.
Os incêndios são provocados por cacos , vidros , raios , pedrinhas friccionando pedrinhas , senhores velhinhos que coitados andavam a fazer uma limpeza ou uma queimada da mata com 40° e 20% de HR coitados não tiveram culpa , churrascadas à beira da mata que coitadas das pessoas têm que comer ... Toda a gente sabe que não há incendiários nem terroristas em Portugal , isso é invenção de pessoas tolas , fascistas ou sem doutoramentos .
De qualquer forma, eu entendo a frustração, também não gosto deste flagelo que temos todos os anos com os incêndios, mas este não é o tópico mais correto para especulação sobre a origem dos incêndios ou politiquisses, tal como refere o post inicial nas regras.
Lamento a perda de mais uma vida humana, um jovem bombeiro de 22 anos, os meus sentimentos à família, colegas e amigos. Pelo que tenho li, é de Proença a Nova, o local (roda, oleiros) onde a viatura rebentou o pneu e capotou, fica já próximo de oleiros, mas para ir por ali, vinha certamente de castelo branco ou de outro incêndio provavelmente.
Nada animadoras as previsões para a próxima semana... Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Relativamente ao incêndio de sardeiras de baixo / moutinhosa, apenas a SIC conseguiu acertar os nomes, com a RTP e TVI a referirem sardinheiras e murtinhosa, que vergonha.. Ainda é cedo para apurar causas, mas de certeza que não houve trovoada seca. E se as coordenadas iniciais estiverem correctas, iniciou-se junto a uma ribeira, não sendo de descartar algum trabalho agrícola (motoroçadora com foice). Eu conheço todas aquelas aldeias, com alguns familiares por lá, e sei que são pessoas humildes e conscientes dos riscos, não acredito que arriscassem. Já quem vem de fora, para se refrescar numa ribeira, não sei.. E costuma ser sempre em Agosto, ou finais de Julho. Tenho umas terras, numa aldeia perto, que não foi afetada, e sei que por onde passa uma linha de media tensão, na direcção da aldeia onde deu início o incêndio, pelo que há aqui também essa possibilidade. Mas como digo, tudo é possível, excepto trovoadas secas. Noutro dia sim, hoje nem uma nuvem no ar.
Incêndio continua manhoso, pelo que vejo existe uma frente a norte e outra a sul. A sul parece a mais forte (em direção a Proença) e parece me já querer passar o cume do parque Eólico do Fundeiro. Vamos ver...