Sim percebo a tua ideia e na minha opinião é plausível dada a complexidade do cenário local nessa altura, mas a frente que avançou sobre chão de Codes/ Penhascoso e Aboboreira no Mação , teve início numa forte ignição em Mosteiro de São Tiago na Sertã em 2017. Recordo-me de discutir este incêndio em particular, com o CMPC de Almada numa reunião e chegámos à conclusão, que a ANEPC decidiu englobar os 4 (Vila de Rei, Sertã, Mação e Gavião) pela brutal extensão de área ardida que assumiu, isto apesar dos pontos de ignição serem diferentes. Tenho isto bem vincado na memória, por ter estado de férias na altura e andar em constante azáfama de comunicação com o smpc, devido ao perigo de aproximação a Belver, que infelizmente se concretizou. Abraço amigo. Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Parece haver inversão, portanto o fumo fica todo retido nos níveis baixos. Entretanto parece que de acordo com a CI da ANEPC já houve habitações atingidas... https://www.rtp.pt/noticias/pais/fogo-que-alastrou-a-proenca-a-nova-e-serta-ameaca-casas_n1247634
toda a manhã com tempo "encoberto" pelo fumo que vem do incêndio de Oleiros, imagino o inferno que se formou mais uma vez pela zona espero sinceramente que não nos traga mais números trágicos como em 2017.
Quando nem as habitações conseguem proteger, alguma coisa vai mal.. Digo isto, sem desvalorizar de forma alguma o trabalho de quem está no terreno. Digo isto porque sei que as condições de combate são as mais difíceis que podemos imaginar. Mas, quando a prioridade é garantir a segurança das populações e suas habitações, é o deixa arder da floresta. O incêndio cresce e depois só resta andar de aldeia em aldeia. Nestas circunstâncias, sendo também aldeias pequenas, com pequeno depósito de água, todos usam ao mesmo tempo para molhar o terreno à volta das casas, depois a pressão baixa e água não chega. Alguns têm furos, mas longe de casa. Depois a electricidade falta, é nem se conseguem ligar bombas, gera-se o caos, o pânico, os animais que estão nos seus currais, galinheiros, arriscar ir lá recolhe-Los ou solta-los à sua sorte.. É o caos!
Penso que as habitações a que se referem são habitações isoladas, que são muito mais difíceis de proteger do que as aldeias, dependendo das condições do terreno.
O problema é que Oleiros, Proença a Nova e Sertã, têm muitas aldeias que na verdade são lugares, onde atualmente habitam menos de uma dúzia de pessoas.
Governo admite que o fogo de Oleiros pode durar até quarta-feira. Todos os trabalhos rurais ficam proibidos pelo menos até lá https://24.sapo.pt/atualidade/artig...lhos-rurais-ficam-proibidos-pelo-menos-ate-la Não vou tecer comentários, mas cada um que reflicta com isto...
Todos os trabalhos rurais proibidos até à meia-noite de terça-feira Anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna. O governante frisou que os incêndios registados nos últimos dias se devem a atividades evitáveis. Temos verificado mais uma vez nos últimos dias que grande parte dos incêndios são evitáveis. Nesta semana, o incêndio de Vale de Cambra começou com um churrasco, incêndio de Vila Flor no sábado começou com trabalhos agrícolas, outros incêndios também fruto de atividades absolutamente evitáveis”, afirmou o ministro Eduardo Cabrita na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (AENPC), em Carnaxide, Oeiras. https://tvi24.iol.pt/sociedade/ince...eFRX42QWH-ndLFIDqBlCQdwPk0xMBwHjadg1hXtnXPj6o Já na passada semana, quando estes mesmos trabalhos agrícolas estavam proibídos, continua pessoas que não respeitam, pois vi tractores a trabalhar com os corta-mato, ou grades de discos, e pior mesmo foi na quinta-feira passada, quando vi um tractor a fazer a limpeza da estrada, por onde passa a linha de água da EPAL, que leva água até Lisboa, sendo a mesma feita com um corta-mato, de correntes, ás 14 horas, e sabendo eu, que foi assim que começou um foco de incendios, há uns 3 anos atrás, muma zona, com muito seixo.
Mouriscas, ATI fortíssimo. Zona perigosa, com muita Biomassa disponível mas já em Conclusão. É o 4º ou 5º este ano no mesmo sítio, os artistas estão com "fome".
E se consumiu 5000 ha, em 24 horas, desde o seu inicio, já dá bem para se ter uma noção da velocidade com que progrediu.
Oleiros está outra vez com muito mau aspecto visto de onde vivo a 50km. À pouca tinha 2 pirocumulo bem marcados.
Daqui nota-se que o if de Oleiros tem piorado com o aumentar do vento. Tem sido uma sucessão de pirocumulos. Nem imagino as condições no terreno.