Seguimento - Incêndios 2025

Número de meios aéreos empenhados neste momento (14) não reflecte gravidade da situação. A densidade do fumo, vento e orografia nos principais incêndios tornam impossivel a sua utilização.

Última edição:
Incêndio em Ferreira de Aves, Sátão

1000029889.webp

1000029886.webp
1000029888.webp

Última edição:
Dass. Ver tudo a arder custa. Ver uma serra a arder dói bastante, mas ver a Serra do Açor arder parte-me por completo o coração. A minha serra favorita:sad::sad::sad:
Tinha pensado ir lá dar as minhas voltinhas de bike neste mesmo período de férias, mas tenho andado a adiar por causa do calor e agora, pelo menos à zona próxima do colcurinho, não devo voltar tão cedo :(
Esperar que não alastre mais e esperar que não vá para a Mata da Margaraça, mas se já anda no Soito da Ruiva, não está muito longe :(

"A trovoada que atingiu durante a madrugada o distrito da Guarda também originou um reacendimento no incêndio de Trancoso, que fez agravar as condições adversas no terreno e obrigou a Protecção Civil a fazer um reforço de meios na manhã desta quarta-feira."

Não houve trovoadas em toda a zona do incêndio de Trancoso, nenhuma DEA. Estava mesmo à espera que agora as trovoadas tivessem as "costas largas".

Grande incêndio no Piódão, cuja hora de alerta foi 3 minutos após o IPMA ter registado uma DEA nuvem-solo na mesma zona.

en0W9fH.png

A descarga foi a 500m do ponto de início indicado. Este foi junto a um caminho, enquanto a descarga foi mais acima e no meio do terreno.
Dada a hora (5h08 da madrugada, ainda noite) tenho dúvidas de que as duas ocorrências estejam relacionadas: apenas 3 minutos era preciso alguém estar a olhar para a serra naquela direcção. Não é improvável, mas só com o testemunho de quem presenciou se pode tirar uma conclusão. Era conveniente não desviar as suspeitas de um acto humano, negligente (improvável àquela hora) ou propositado aproveitando a trovoada que vinha a caminho.

Anexos

• Fogo Piódão DEA.webp
    Fogo Piódão DEA.webp
    292.5 KB · Visto: 2
  • Fogo Piódão início.webp
    Fogo Piódão início.webp
    316.7 KB · Visto: 2
Última edição:
A descarga foi a 500m do ponto de início indicado. Este foi junto a um caminho, enquanto a descarga foi mais acima e no meio do terreno.
Dada a hora (5h08 da madrugada, ainda noite) tenho dúvidas de que as duas ocorrências estejam relacionadas: apenas 3 minutos era preciso alguém estar a olhar para a serra naquela direcção. Não é improvável, mas só com o testemunho de quem presenciou se pode tirar uma conclusão. Era conveniente não desviar as suspeitas de um acto humano, negligente (improvável àquela hora) ou propositado aproveitando a trovoada que vinha a caminho.
Do que li num grupo da serra do Açor, houve malta que presenciou o início do incêndio, logo após a descarga elétrica.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk