Seguimento - Incêndios 2025

E não só pouco relevantes, como também são obstáculo á passagem do vento na largura das pás. A comparação que fiz com as ventoinhas de brincar é simples, ao soprares bate na ventoinha, gira e espalha o ar em todas as direções, mas a uma velocidade menor, até porque parte da energia do sopro, foi convertida em movimento, e até produz eletricidade. Portanto a energia final não pode ser a mesma, parte foi convertida em eletricidade, em calor por fricção e movimento rotacional das pás.
É verdade que as eólicas retiram parte da energia do vento para produzir eletricidade e que isso reduz a velocidade do ar na sua esteira, dissipando parte da energia em forma de calor e turbulência. Mas, ao contrário de uma ventoinha de brincar, o ar atrás das pás não é espalhado em todas as direções de forma significativa, o fluxo continua sobretudo para a frente, apenas mais lento e turbulento. Além disso, a maior parte desse efeito acontece a dezenas de metros de altura, onde estão as pás, e não junto ao solo. Num incêndio, a influência da eólica na velocidade ou direção do fogo é praticamente nula comparada com a força do vento natural e com as correntes de ar geradas pelo próprio calor das chamas.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Paulo H
Incêndio em fase de resolução numa zona muito sensível no Algarve, em Barranco do Velho. Sobretudo no fim de semana vai ser perigoso no Algarve.
 
Incêndio em fase de resolução numa zona muito sensível no Algarve, em Barranco do Velho. Sobretudo no fim de semana vai ser perigoso no Algarve.
Também já começou a praga dos incêndios à noite? No sítio da Arjona - Estói também já houve um foco à meia- noite. Ainda à dias houve uma ignição nesse local. As pessoas é que tornam isto perigoso! Basta ver que já houve mais ignições à noite do que durante o dia. Têm de se aumentar o patrulhamento nas serras e deviam pôr drones com câmaras térmicas. Infelizmente se alguém quiser pegar fogo à serra durante a noite não há ninguém para o impedir :(
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
a rotação das pás das éolicas não provocam deslocação do ar?

E a minha dúvida persiste, as pás recebem o vento, as pás não são estáticas, movem-se, como tal tem de haver deslocação do ar?

O efeito é o mesmo que fazer uma ventoinha de papel com um alfinete e soprar. O que achas? A ventoinha espalha porque é um obstáculo á passagem do vento, mas sem a ventoinha, o ar soprado (análogo ao vento) circulava melhor.
O vento a diferentes alturas a partir do solo tem velocidades diferentes. As pás têm a mesma velocidade angular de rotação em torno do eixo horizontal da turbina, obviamente porque é uma estrutura sólida única. A velocidade linear de cada zona de uma pá é tanto maior quanto mais distante se encontra do eixo de rotação, portanto a ponta das pás é onde essa velocidade linear é maior. A velocidade de rotação é produzida pelo somatório de forças exercidas pelo vento em toda a superfície das pás. Como o vento actua com força diferente a alturas do solo diferentes (maior quanto mais elevada, em geral), quando uma pá percorre o sector mais baixo do círculo de rotação tem uma velocidade linear superior à que seria produzida pelo vento nessa zona mais perto do solo. Por isso, produzirá um fluxo aumentado nesses níveis mais baixos e na mesma direcção do vento. Assim, localmente, mas apenas ciclicamente, três vezes por cada rotação completa, a deslocação do ar junto ao solo é aumentada por adição do fluxo da passagem de cada pá ao vento local. Até que distância esta turbulência se propaga já não sei dizer, mas penso que o fogo nunca chegará suficientemente perto para receber o efeito dessa variação local do fluxo natural do vento.

A turbulência pela passagem das pás nos níveis baixos, mais perto solo, é uma parte acrescida à turbulência natural que a eólica produz por ser um obstáculo quando a eólica está travada.

Interpretação pessoal sujeita a discussão, não sou especialista de eólicas. ;)
 
Última edição: