Seguimento - Incêndios 2025

Não sei se viram o incêndio na zona de Gramaça (o da serra do Açor). Estava super calmo e em poucos minutos ficou um inferno. Estava a cmtv em direto de Gramaça (teve que se fechar em casa das pessoas) e a cnn do lado oposto na outra encosta (pareceu-me que na zona da subida da Sargaçosa) e era inacreditável (como quem diz, já que era a subir e com declives brutais, só a estrada quando se corta para Gramaça é a 20%) como o fogo evoluiu.
Do que percebi o alto do Colcurinho já ardeu. Não sei o que aconteceu à capela e à bicicleta que lá está. É mesmo do outro lado, pelo menos ardeu até à zona do Soito da Ruiva

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Infelizmente, já há várias semanas que vejo na comunicação social, várias imagens horríveis de incêndios em serras com parques éolicos, não seria melhor desligar as " ventoinhas", n ajudam à propagação dos incêndios?:huh:
As eólicas aproveitam o vento para gerar energia. As eólicas não geram vento.
Acho não estar enganado

As eólicas aproveitam o vento para gerar energia. As eólicas não geram vento.
Acho não estar enganado

Percebi perfeitamente o que tu dizes em termos de produção de energia, e aí tens razão. Mas a rotação das pás das éolicas não provocam deslocação do ar? Não estamos a falar de alguns centímetros, as pás podem ter alguns metros, não existe deslocação de ar? É insignificante?

• Gosto
Reactions: Aine
Zona de Aldeia Nova, Ferreira de Aves, fotos de um tio meu.
Whats-App-Image-2025-08-13-at-20-06-22.jpg
Whats-App-Image-2025-08-13-at-20-06-21.jpg

Mesmo sítio da foto acima, em Junho deste ano https://www.google.com/maps/@40.8223225,-7.6342587,3a,75y,144.25h,98.19t/data=!3m7!1e1!3m5!1sGsBcZZE8qc0p9d-HOMGrlQ!2e0!6shttps://streetviewpixels-pa.googleapis.com/v1/thumbnail?cb_client=maps_sv.tactile&w=900&h=600&pitch=-8.189158723845637&panoid=GsBcZZE8qc0p9d-HOMGrlQ&yaw=144.24882610306997!7i16384!8i8192?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI1MDgxMS4wIKXMDSoASAFQAw==
Whats-App-Image-2025-08-13-at-19-57-31.jpg

Whats-App-Image-2025-08-13-at-20-06-22-1.jpg

Tiradas da net
1000030018.webp

1000030016.webp

Última edição:
Um fogo numa zona onde não há nada... apenas uma velha fábrica abandonada. Ou mais uma negligência grosseira ou um carro que pegou fogo.
Ver anexo 24753
Já está em resolução. Chama-se Caleira (sempre ouvi esse nome desde puto). :D Na volta, foi no amontoado de lixo que está sempre aí mais à frente a seguir à rotunda antes do Pereiro.

• Gosto

(de 2024, clicar na ligação)

Olhando para os dados até 15 de agosto, que constam no 4.º relatório provisório do ICNF, 2017 registava 201.876 hectares ardidos, seguidos de 2022 com 91.730 hectares e, a dois dias de 15 de agosto de 2025, contamos já com mais de 63 mil hectares ardidos.

Sendo 13 de Agosto, devia ser algo suspeito para a repórter. Acordar cedo nem sempre é bom (07:39).

• Triste
Percebi perfeitamente o que tu dizes em termos de produção de energia, e aí tens razão. Mas a rotação das pás das éolicas não provocam deslocação do ar? Não estamos a falar de alguns centímetros, as pás podem ter alguns metros, não existe deslocação de ar? É insignificante?
As eólicas oferecem resistência á deslocação do ar, fazendo com que o vento se espalhe nas pás, fazendo-as rodar e por consequência fazendo rodar o gerador acoplado. Podemos concluir que a energia da deslocação do vento é convertida em trabalho (movimento das pás/ gerador) e em algum calor também (fricção no sistema mecânico). Portanto, sem eólicas, teoricamente o vento circularia ainda melhor. Mas normalmente, as eólicas até são desligadas, quando se aproximam incêndios, para não se danificarem.

Mas normalmente, as eólicas até são desligadas, quando se aproximam incêndios, para não se danificarem.
Mas se tens visto as imagens dos incêndios na tv nas últimas semanas, onde existem éolicas e muitas vezes a aparentemente fogos a menos de 200 metros das torres eu vejo sempre as éolicas a funcionar e nunca o contrário. E a minha dúvida persiste, as pás recebem o vento, as pás não são estáticas, movem-se, como tal tem de haver deslocação do ar?
Para mim um leigo na física, julgo que haverá sempre deslocação do ar, mas se será suficiente para influenciar algo no terreno, essa já é outra questão, para a qual não tenho resposta.

Última edição:
  • Gosto
Mas se tens visto as imagens dos incêndios na tv nas últimas semanas, onde existem éolicas e muitas vezes a aparentemente fogos a menos de 200 metros das torres eu vejo sempre as éolicas a funcionar e nunca o contrário. E a minha dúvida persiste, as pás recebem o vento, as pás não são estáticas, movem-se, como tal tem de haver deslocação do ar?
Para mim um leigo na física, julgo que haverá sempre deslocação do ar, mas se será suficiente para influenciar algo no terreno, essa já é outra questão, para a qual não tenho resposta.
O efeito é o mesmo que fazer uma ventoinha de papel com um alfinete e soprar. O que achas? A ventoinha espalha porque é um obstáculo á passagem do vento, mas sem a ventoinha, o ar soprado (análogo ao vento) circulava melhor.

O efeito é o mesmo que fazer uma ventoinha de papel com um alfinete e soprar. O que achas? A ventoinha espalha porque é um obstáculo á passagem do vento, mas sem a ventoinha, o ar soprado (análogo ao vento) circulava melhor.
Obrigado pelos esclarecimentos, segundo o que percebi, estando as éolicas a funcionar ou não, como são pouco densas, apesar da dimensão, acabam por ser irrelevantes. Certo?

E não só pouco relevantes, como também são obstáculo á passagem do vento na largura das pás. A comparação que fiz com as ventoinhas de brincar é simples, ao soprares bate na ventoinha, gira e espalha o ar em todas as direções, mas a uma velocidade menor, até porque parte da energia do sopro, foi convertida em movimento, e até produz eletricidade. Portanto a energia final não pode ser a mesma, parte foi convertida em eletricidade, em calor por fricção e movimento rotacional das pás.

Desculpem mas era mais que esperado esta temporada de incêndios e no final, os responsáveis têm que ser chamados a razão. Depois de um Inverno super chuvoso, em que tudo cresceu imenso, queriam o quê? Um milagre?

E posso-vos garantir que para o ano é igual. Ardam menos uns milhares ou mais uns milhares, é isto todo o santo ano.

Obrigado pelos esclarecimentos, segundo o que percebi, estando as éolicas a funcionar ou não, como são pouco densas, apesar da dimensão, acabam por ser irrelevantes. Certo?
As pás das eólicas deslocam ar a alta velocidade (nas pontas podem ultrapassar os 250 km/h) criando uma esteira de turbulência atrás da torre. No entanto, este efeito é muito localizado e acontece sobretudo a dezenas de metros de altura, diluindo-se rapidamente a poucos diâmetros da eólica. Ao nível do solo, onde o fogo avança, a influência é mínima. Num incêndio florestal, as correntes de ar geradas pelo próprio calor das chamas e o vento natural são muito mais fortes e determinam a propagação do fogo. Assim, embora a rotação das pás possa criar alguma turbulência local, o impacto é insignificante comparado com os outros fatores, não havendo evidência de que aumente de forma relevante a velocidade de um incêndio.

• Gosto
Reactions: Thomar

(de 2024, clicar na ligação)

Sendo 13 de Agosto, devia ser algo suspeito para a repórter. Acordar cedo nem sempre é bom (07:39).

Agosto ainda não vai a meio e já arderam 63 mil hectares — seis vezes mais do que até 31 de agosto do ano passado, quando se registaram 4.457 incêndios rurais e 10.294 hectares de área ardida.

Uns copiam de outros, cometendo o pior pecado de omitir a fonte (errada).

Faltam uns 3 dias para o relatório -> https://www.icnf.pt/florestas/gfr/gfrgestaoinformacao/grfrelatorios/areasardidaseocorrencias

A página principal tem dados diários(?):

05o1yFE.png

Última edição: