Seguimento - Incêndios 2025

Imagens impressionantes há pouco na CMTV do incêndio na Covilhã, mostram bem a rapidez com que o fogo se propaga, as correntes ascendentes e ventos cruzados muito fortes, inclusivel tornado de fogo.

( video gravado com o telemóvel ao ecrã do computador, tem som, as pausas foram da própria emissão).

Mais para o fim do vídeo, notem a pequena chama isolada do lado direito no canto inferior, e a forma como cresce e é puxada para o remoinho.

 
Última edição:
Pirocúmulo monumental no IR de Trancoso.

Foto de Inês Lopes.

J6rtL0Z.png


nQqNxHD.png
 
E a imagem segundos depois

Não é "segundos" depois, tens que ver qual é a etiqueta data/hora de cada imagem. As imagens são de 5 em 5 minutos no modo período de 2 horas e de 15 em 15 minutos no modo 24 horas.

A primeira imagem é das 18h20 e a segunda é das 19h20, a diferença é de uma hora.

Vê aqui as imagens e compara:

1820.webp


1920.webp


Não precisamos de mais alarmismo do que a presente situação trágica já origina.

 
Última edição:
Mais um final de tarde marcado pela presença de fumo bem visível nas imagens de radar.

Têm sido raros os dias em que isso não acontece, nos últimos tempos.

Filme do dia (com luz solar).

 
  • Gosto
Reactions: N_Fig
E, para ser sincero, não sei se seria prudente ou imprudente ter essa informação aberta. Creio que podia criar um certo alarmismo junto das populações, juntando a possíveis erros de cálculo, rotações do vento não previstas, etc. É acreditar que, as entidades competentes tendo acesso a esta informação, sabem geri-la da melhor forma e tomar as melhores decisões consoante a real progressão das chamas.

Compreendo e aceito argumentos desse tipo mas por norma sou sempre defensor de informação aberta. Agora até está na moda ser contra os avisos de risco de incêndio, SMS, etc, dizem que isso ajuda os incendiários. Concordam ? Penso que não...