Seguimento - Incêndios 2025

Novo incêndio no concelho de Penedono.

O de Trancoso está de novo "em curso", depois de já ter sido dado por dominado.

Última edição:
Imagens impressionantes há pouco na CMTV do incêndio na Covilhã, mostram bem a rapidez com que o fogo se propaga, as correntes ascendentes e ventos cruzados muito fortes, inclusivel tornado de fogo.

( video gravado com o telemóvel ao ecrã do computador, tem som, as pausas foram da própria emissão).

Mais para o fim do vídeo, notem a pequena chama isolada do lado direito no canto inferior, a forma como cresce e é puxada para o remoinho.

Última edição:
Pirocúmulo monumental no IR de Trancoso.

Foto de Inês Lopes.

J6rtL0Z.png

nQqNxHD.png

E a imagem segundos depois

Não é "segundos" depois, tens que ver qual é a etiqueta data/hora de cada imagem. As imagens são de 5 em 5 minutos no modo período de 2 horas e de 15 em 15 minutos no modo 24 horas.

A primeira imagem é das 18h20 e a segunda é das 19h20, a diferença é de uma hora.

Vê aqui as imagens e compara:

1820.webp

1920.webp

Não precisamos de mais alarmismo do que a presente situação trágica já origina.

Última edição:
E, para ser sincero, não sei se seria prudente ou imprudente ter essa informação aberta. Creio que podia criar um certo alarmismo junto das populações, juntando a possíveis erros de cálculo, rotações do vento não previstas, etc. É acreditar que, as entidades competentes tendo acesso a esta informação, sabem geri-la da melhor forma e tomar as melhores decisões consoante a real progressão das chamas.

Compreendo e aceito argumentos desse tipo mas por norma sou sempre defensor de informação aberta. Agora até está na moda ser contra os avisos de risco de incêndio, SMS, etc, dizem que isso ajuda os incendiários. Concordam ? Penso que não...

• Gosto
Reactions: StormRic
Estava a ver o fogos.pt e vejo várias ignições às 7h00 da manhã ou das 20h para a frente para não falar à noite. E depois no Sul não existem ignições...
Na televisão fala-se que com as alterações climáticas as condições de segurança de queimas e queimadas alteraram e não sei quê...mas estamos em Abril/Maio? Outubro? Qual é a parte de que fogo é só no esquentador ou no fogão que ainda não perceberam?

Impressionante a área ardida no concelho de Trancoso, já próxima dos 8 mil hectares e grande parte após a reativação do incêndio ontem pela hora do almoço. É que nem se pode dizer que seja uma área com declives acentuados, ou com grandes manchas florestais...

Falando numa perspectiva mais geral, e deixando de lado os inúmeros incêndios causados pelo "sol da meia noite" , parece-me haver este ano a repetição de um padrão que tenho reparado em anos anteriores, que é o aumento das ignições no Norte e Centro a partir de finais de Julho, quer haja ou não condições propícias para tal. Tenho para mim que o regresso de muita gente à terra natal para as férias e para as festas, vindas de ambientes urbanos ou de outros países onde não é necessário ter estes cuidados com o fogo, está diretamente relacionado com o aumento episódios de negligência aumentem. É apenas uma teoria, mas não acho descabido.

Última edição:
Por outro lado, os russos gastam 6 e muito % em defesa e também não conseguem apagar os fogos. E os 'mericans?

Fogos florestais/incendiários = terrorismo/terrorista é uma discussão com um retorno variável. Chega 2025 = Chega 2022. Basta um qualquer autarca insistir no assunto que a opinião pública depois não fala de outra coisa.

A realidade é sempre complicada. Os incendiários precisam de foguear no local certo, ao mesmo tempo que não fazem a mais pequena ideia das condições meteorológicas - essenciais no comportamento do fogo - que ocorrerão nas próximas horas e dias.

bXKdOo3.png

nTOneMY.png

Ontem:

Força Aérea reforça vigilância aérea contra incêndios rurais
1f525.png

Perante a situação que o país enfrenta, a Força Aérea reforçou as missões de apoio e vigilância ao combate aos incêndios rurais, com o empenhamento dos aviões C-295M e P-3C CUP+, das Esquadras 502 – “Elefantes” e 601 – “Lobos”, respetivamente.
Só nas primeiras horas de missão foram detetados focos de incêndio em várias localidades do país.
As missões têm como objetivo:
1f50d.png
Detetar precocemente focos de incêndio
⚠️
Identificar comportamentos de risco, com efeito dissuasor
1f6a8.png
Garantir uma resposta rápida no terreno
Estes meios juntam-se aos helicópteros AW119 Koala e aos sistemas aéreos não tripulados OGASSA.

Ao menos usam as opções baratas (há melhores)... que (se não o fazem) deviam operar 24h/dia nos dias de maior risco.

Última edição:
Ontem, as massas de ar quente à medida que o incêndio ia passando por áreas de combustível com maior conteúdo térmico, produziram vários pirocumulus no incêndio de Sobral de S.Miguel, Covilhã. O início foi às 14:02utc (horas no vídeo em utc). Já em período nocturno é visível o fogo, desde Moradal.

Ver em écran completo.