o ordenamento do territorio tem que ser feito,Acordo entre partidos para varios anos para que o programa seja executado
A floresta está sem escapatorias para estes novos tempos ,pinheiros e eucaliptos a ligarem concelhos e destritos.Onde estão as faixas de segurança?
Algumas aldeias aderiram ao programa "Aldeia Segura" e têm faixas de segurança, nomeadamente uma faixa lavrada com uns 50m tudo à volta da aldeia, sem árvores e sem mato, graças ao investimento do município.
Acho que podem colocar árvores de fruto, mas passados 3 anos, estas faixas ainda estão sem árvores e sem mato.
Esta faixa de segurança funciona! Mas lá está, tem que ser mantida sem mato, e por isso é que a prevenção é todos os dias, não apenas em abril/maio.
O estado / municípios se quiserem implementar faixas de segurança em toda a floresta, têm de ter recursos próprios. Nós sabemos que quando chegam a março /abril, já não há quem esteja disponível para esses trabalhos de limpeza. Esta é a realidade, todos os anos!
Mas considero que esta seria a medida de arranque de um projeto maior, uma ideia a ser testada, para verificar se efetivamente existe capacidade de implementar ou não! Portanto, primeiro fazer quadriculas de faixa de segurança em toda a floresta. Depois avançar para a fase seguinte, de ir arborizando áreas ardidas, com outras espécies de interesse (importante ressalvar que o interesse ecológico não move ninguém, se não houver retorno financeiro). Este passo seria o mais difícil, pois é difícil de manter, sem aumentar o n.º de pontos de água ou de um sistema de rega.
Estou farto de ver políticos a plantar arvorezinhas em março/abril na floresta, só para a foto, e passado um mês já estão secas. Não é fácil..
É necessário conhecer o território, generalizando um pouco, eu diria que no Alentejo/Algarve, se um terreno for abandonado nascem Estevas, e acima do Tejo onde chove mais, nascem Giestas, Urzes e outros matos, que atingem 3 metros de altura.
Ora se nem as câmaras limpam as faixas nas estradas a tempo, quanto mais tudo o resto? É bom sonhar!