Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2015

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Algumas células ainda em território português:
br6x3M0.png
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
:palmas: lindo, lindo poente e que belos exemplares de altocumulus castellanus (hoje estiveram muito em voga, onde a instabilidade não conseguiu produzir mais do que isso)!
Alguns tornam-se verdadeiros cumulus mediocris, sim, e a sua dissipação origina sempre fractus.
Estupendos raios solares, muita humidade nos níveis médios. Eu não me queixo da quantidade, eu não me queixo!
A telefoto do Caramulinho está um espectáculo, vê-se o marco e o que parece ser uma cerca à volta, já não me lembro como é aquilo lá em cima.
Essas fotos dos raios do poente deviam estar também no tópico do pôr-do-sol.

Obrigado pelos comentários StormRic, e pela identificação das nuvens:D. Oxalá esses altocumulus castellanus fossem prenúncio de instabilidade aqui na zona, nunca mais passou por aqui uma boa trovoada. Quanto ao Caramulinho o que se vê é mesmo um género de uma cerca/gradeamento junto ao marco geodésico (Um dia destes hei de fotografar o Caramulinho com a aproximação máxima) . Ironia das ironias também já não visito o Caramulo há uns 3/4 anos, fui perdendo cada vez mais a vontade de lá ir, principalmente depois dos grandes incêndios, e no Inverno a neve cada vez mais escasseia, já lá vão os anos em que os nevões permaneciam muito tempo na serra. Agora tudo o que neva de madrugada derrete até ao fim da manhã/início da tarde, nem me dá tempo para lá passar, e depois a parte norte da serra apesar de ser um pouco mais baixa é a que recebe com a grande ''maquia'' da neve, pelo que quando lá há neve não vou para o Caramulinho. Bom mas estou eu aqui a falar de neve com o calor e tempo seco que tem estado:lmao:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas! Esqueci-me de relatar que estou numa aldeia perto do Peso da Régua :p
Neste momento está muito vento e vê-se um manto de nuvens baixas a cobrir as serras do Marão e Meadas. Está muito bonito!! Não tenho como dizer qual é a temperatura mas posso dizer que está muito mais frio que ontem. Vê-se a bela frente a chegar, pelas imagens de satélite, e posso dizer que estou com bastantes expectativas, porque por Lisboa tem estado bastante fraco e foi preciso ir de férias para apanhar umas gotas :facepalm:. Mais logo vou para Penafiel e regresso à Régua na quarta:D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Boas células a desenvolverem-se perto da fronteira de Portugal +/- 100 km da fronteira.

Visibilidade alguém tem para estas células?

prt150822131006.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Chuva fraca, vento moderado de Oeste com 23.7ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
No Sabugal a noite foi de trovoada e chuva, que chegou a cair forte cerca das 2 da manhã. :rain:
Apesar de ter chovido o concelho está a arder, nomeadamente a zona de Sortelha.

Correcto :thumbsup: As DEA deram origem aos incêndios que apareceram por causas naturais.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic