Spider
Moderação
				
			Algumas células ainda em território português:
		
		
	
	
		
	
				
			
	
	Algumas células ainda em território português:
 estávamos distraídos.
	lindo, lindo poente e que belos exemplares de altocumulus castellanus (hoje estiveram muito em voga, onde a instabilidade não conseguiu produzir mais do que isso)!
Alguns tornam-se verdadeiros cumulus mediocris, sim, e a sua dissipação origina sempre fractus.
Estupendos raios solares, muita humidade nos níveis médios. Eu não me queixo da quantidade, eu não me queixo!
A telefoto do Caramulinho está um espectáculo, vê-se o marco e o que parece ser uma cerca à volta, já não me lembro como é aquilo lá em cima.
Essas fotos dos raios do poente deviam estar também no tópico do pôr-do-sol.
. Oxalá esses altocumulus castellanus fossem prenúncio de instabilidade aqui na zona, nunca mais passou por aqui uma boa trovoada. Quanto ao Caramulinho o que se vê é mesmo um género de uma cerca/gradeamento junto ao marco geodésico (Um dia destes hei de fotografar o Caramulinho com a aproximação máxima) . Ironia das ironias também já não visito o Caramulo há uns 3/4 anos, fui perdendo cada vez mais a vontade de lá ir, principalmente depois dos grandes incêndios, e no Inverno a neve cada vez mais escasseia, já lá vão os anos em que os nevões permaneciam muito tempo na serra. Agora tudo o que neva de madrugada derrete até ao fim da manhã/início da tarde, nem me dá tempo para lá passar, e depois a parte norte da serra apesar de ser um pouco mais baixa é a que recebe com a grande ''maquia'' da neve, pelo que quando lá há neve não vou para o Caramulinho.  Bom mas estou eu aqui a falar de neve com o calor e tempo seco que tem estado

. Mais logo vou para Penafiel e regresso à Régua na quarta
Tive visibilidade mas estou a andar de carro e não consegui tirar fotografias, mas posso dizer que são umas belas torresBoas células a desenvolverem-se perto da fronteira de Portugal +/- 100 km da fronteira.
Visibilidade alguém tem para estas células?
![]()
,até que em enfim 
,com 26.0ºCNo Sabugal a noite foi de trovoada e chuva, que chegou a cair forte cerca das 2 da manhã.
Apesar de ter chovido o concelho está a arder, nomeadamente a zona de Sortelha.