Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2022



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,466
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem ao fim da tarde, as trovoadas do outro lado da fronteira passaram perto de Miranda do Douro, entre as 18h e as 20h.

A descarga eléctrica atmosférica (DEA) mais próxima foi esta, cerca das 19h00, mas as células foram bastante activas em Espanha, dentro do alcance do radar de Arouca, entre o meio-dia e as 20h.

FHqqGF1.jpg

FkU6IF4.jpg


Já hoje, cerca da 1h30, nasceram células a NE de Bragança, mais afastadas da fronteira e sem actividade eléctrica.
Faz antecipar que mais logo, pela tarde, talvez a instabilidade passe mesmo para cá da fronteira, esperemos que sem trovoada seca.

iPEumMm.jpg


O foco dos próximos dias, primeira quinzena de Agosto, vai estar na situação dos distritos do interior Norte pela continuação da persistência de máximas persistentemente muito acima da média normal de Agosto.

Ontem foi o segundo dia deste mês em que o pólo do calor esteve nesta região:

0OGNks9.jpg


Edit: entretanto já ocorreu a primeira trovoada, de uma célula formada a SE de Macedo de Cavaleiros em movimento para NNO e dissipando-se rapidamente, tal como nasceu.
Primeira descarga às 4h37. Sobre a zona do Azibo, esta foi a última e teve um ramo nuvem-solo simultâneo com as descargas intra-nuvem positivas assinaladas (distância de cerca de 10 Km entre elas).
E8nNYul.jpg

be0koxX.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,466
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Célula violenta a explodir do lado espanhol, mesmo junto à fronteira de Montalegre, em 20 minutos atinge larga área de eco roxo (provável granizo):

Y4tDEC8.jpg


Há descargas deste lado, esperemos que não ocorram ignições:

yEAQN7t.jpg


Actualização: passou para cá da fronteira, mantém eco roxo e trovoada. Movimento para SSE e expansão nesse sentido.
wGgbfda.jpg
 
Última edição: