Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2022

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,372
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Figueira de Castelo Rodrigo refrescada:

kmBm8oJ.jpg


Esperemos que sem exagero.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,372
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já se vê alguma coisa ao longe (Bragança)

Descarga 70 kA, 5 Km a Oeste de Miranda do Douro, perto de Quinta do Cordeiro.

VbZWI9M.jpg


É a despedida, as células vão fugir pela fronteira, direcção NNE/NE.
VAfZw7y.jpg


Das estações WU, fica o registo para já de 1,5 mm em F.C.Rodrigo, 1,3 mm e 0,5 mm em Pedrógão de S.Pedro (Penamacor), 1,0 mm em Sabugal, 0,3 mm em Penha Garcia e, por estar muito perto da fronteira, 4,3 mm em Saucelle.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,372
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Cidade, perto do Lidl.
A imagem é uma frame exportada dum vídeo feito às 04:14, foi depois da descarga de 70kA

A que horas começou o vídeo? Será então uma destas descargas, bastante mais perto. Realmente a outra de 70 kA parecia-me demasiado longe (>40 Km) para aparecer tão perto no vídeo, apesar de poder ter sido usado zoom. No entanto como era isolada teria sido difícil ter o vídeo a gravar sem indícios de poder haver uma descarga na direcção escolhida.

7qkN80h.jpg
 

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
A que horas começou o vídeo? Será então uma destas descargas, bastante mais perto. Realmente a outra de 70 kA parecia-me demasiado longe (>40 Km) para aparecer tão perto no vídeo, apesar de poder ter sido usado zoom. No entanto como era isolada teria sido difícil ter o vídeo a gravar sem indícios de poder haver uma descarga na direcção escolhida.

7qkN80h.jpg
O vídeo é curtinho, 20s. E realmente está com zoom de 2x
Por volta das 4:14 temos ali uma série de descargas

desc.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mais uma mínima tropical de 22,7ºC.
De momento já 24,8ºC, vamos ver o que o dia nos traz.
 
Última edição:

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Apesar de estar com o meu tempo muito restrito, ainda consegui dar um 'saltinho' até à zona de Sabrosa para tentar a minha sorte. Vi muita flashada para SE e E, mas raios visíveis foram muito escassos! Deixo-vos aqui um dos poucos que apanhei.
Foi uma caçada um pouco frustrante, é certo.... mas o mais importante é per(seguir) o sonho eléctrico! ;)