Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2009



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só tenho pena que aqui em Loriga desta vez passou ao lado.
Algo estranho se passou. :sad::sad:

Não sei se chegaste a ler a minha mensagem da madrugada, pus a hipótese do efeito Foehn muito localizado tal foi a subida da temperatura e secura do ar. Visto teres uma estação seria interessante estudares com atenção estes eventos (vento, quadrante, temperaturas, humidade) actual e eventos passados, para no futuro melhor preveres determinado comportamento na Loriga.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Gelo e frio paralisam a cidade mais alta do país

A formação de gelo paralisou quarta-feira a cidade da Guarda, obrigando ao encerramento de escolas, alguns serviços públicos e comércio, num cenário pouco comum e que motivou críticas à protecção civil pela associação empresarial local

Alguns habitantes da cidade mais alta do país, afirmaram à Lusa não terem memória de uma situação idêntica e muitos daqueles que saíram à rua tiveram que ir a pé porque «os carros escorregavam».

Após o almoço a situação ficou mais calma mas durante a manhã ocorreram vários acidentes, várias pessoas sofreram quedas e os acessos à cidade estiveram cortados à circulação automóvel.

«As ruas da parte mais alta da cidade e do centro histórico continuam fechadas ou condicionadas, mas as restantes estão todas mais ou menos transitáveis», disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.

Maria Rosa, residente na Guarda, referiu não ter memória «de uma coisa assim».

«Não se pode andar na rua, está tudo cheio de gelo e os carros escorregam», indicou.

Também Avelino Gonçalves referiu que as ruas do centro da cidade estão «um perigo» e que só saiu de casa para ir trabalhar.

«Tive que vir a pé, devagarinho e apoiado no guarda-chuva, para não cair», relatou, dizendo que no percurso entre casa e o emprego, viu «muita gente a cair e carros encostados».

Já Daniel Santos, contou que foi obrigado a comprar umas meias para calçar sobre as botas «para aderir ao gelo» e não cair nas ruas geladas da cidade.

A comerciante Manuela Martins, que abriu a porta da sua loja pelas 8h30, adiantou que tem vendido «luvas e meias» a quem saiu à rua mais desprevenido.

Devido ao gelo todas as escolas da Guarda estiveram fechadas, incluindo o Conservatório de Música de S. José da Guarda, que também teve que alterar a data da audição geral e do Concerto de Inverno para o dia 13 de Janeiro.

O NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, emitiu um comunicado onde lamenta «a deficiente e ineficaz actuação da protecção civil», que acusa de não ter tomado «as devidas precauções de modo a evitar o caos a que a Guarda hoje assistiu».

A instituição culpa «a protecção civil da Guarda pelos elevados prejuízos que as empresas e outras instituições sofreram, face ao elevado número de pessoas que não puderam ou quiseram deslocarem-se até ao seu local de trabalho».

Segundo Granja de Sousa, coordenador da Protecção Civil Municipal da Guarda, a situação devido ao gelo complicou-se porque as temperaturas registadas foram da ordem dos sete graus negativos.

«Começámos muito cedo a tentar desbloquear algumas ruas e a temperatura desceu na ordem dos sete graus negativos. Todo o sal que espalhámos foi em vão, dado que só actua até aos quatro ou cinco graus negativos e, a partir daí, não há nada a fazer», explicou à Lusa.

Granja de Sousa adiantou que para as próximas horas é esperada uma melhoria das condições climatéricas na região.

Lusa / SOL
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Fala-se mt (nos media) em Bragança e Guarda, como sendo as localidades com maiores nevões do país... acho q muito gente se esquece da região do Barroso/Gerês, nomeadamente do concelho de Montalegre...

Só visto... :cold::cold::cold:

Nós não nos esquecemos!!! E sabemos que pela sua altitude e pela sua proximidade ao oceano, a linha Peneda-Gerês-Larouco é provavelmente a zona com mais precipitação em forma de neve do país... :cool:

A nossa pena é que não haja mais pessoal dali a participar neste forum!:(
 

Johnny

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
781
Local
Agora... em Braga (Tibães, a 50m alt.)
Eu embora seja do Porto, adoro e frequento mt Trás-os-Montes (em especial Montalegre), tb devido ao facto de praticar TT... por isso, sempre q possível, manter-vos-ei informado, com reportagens fotográficas!:)


Nós não nos esquecemos!!! E sabemos que pela sua altitude e pela sua proximidade ao oceano, a linha Peneda-Gerês-Larouco é provavelmente a zona com mais precipitação em forma de neve do país... :cool:

A nossa pena é que não haja mais pessoal dali a participar neste forum!:(