Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2009

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Fala-se mt (nos media) em Bragança e Guarda, como sendo as localidades com maiores nevões do país... acho q muito gente se esquece da região do Barroso/Gerês, nomeadamente do concelho de Montalegre...

Só visto... :cold::cold::cold:

É verdade Johnny, Montalegre é para mim dos concelhos com mais nevões do país, pena é que a comunicação social não esteja lá presente. Muito raramente se fala em Montalegre ou até mesmo do Gerês.

Eu costumo informar (aqui no forum) da zona sul do Gerês (por exemplo zona de Vilarinho, Covide, Brufe, etc). Embora um bocado longe, tenho vista direta para lá e quando posso vou até lá.
 


VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Por acaso hj, qd fui pra Montalegre, ainda ponderei ir antes para Vila Real, mais propriamente Marão/Alvão...;)

Eu prefiro o Alvão. Na zona das eólicas e antenas (ao lado da barragem) a neve chega a atingir 30 cm facilmente e em locais abrigados por volta dos 60 cm. Mas com a neve que hoje caiu ambas as serras não estavam nada de especial... uns 6 a 10 cm.
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite

Amanhã irei iniciar a minha aventura pelo norte do pais. Mais concretamente Bragança e Outeiro, que fica a 18 Km's de Montalegre. Espero que o fim de semana que proporcione alguma neve, para matar a saudade ;)
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
belas fotos... parabens felizardos contemplados pela neve:thumbsup:

por aqui, nao houve neve nem gelo nem nada... a noite foi de aguaceiros, moderados pontualmente fortes e assim se manteve durante todo o dia...

neste momento o ceu esta muito nublado, nao chove e nao ha vento, ~ha muita humidade pois esta tudo a escorrer agua...

min: 2.4ºC
a maxima e actual acabei de obte-la com a subida da temperatura, estao 9.9ºC
HR: 100%
vento: ausente
press: 1009 hPa
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Máxima mais baixa do ano ontem, com 0,4ºC.

Extremos de ontem:

-2,6ºC / 0,4ºC

Nevoeiro, chuva fraca e -0,2ºC por agora.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Por aqui 0,1ºC e nevoeiro. Por pouco que não tive a minha primeira máxima negativa, a máxima ficou-se nos 0,2ºC. A mínima foi de -2,6ºC.

As árvores estão cheias de gelo devido à chuva congelada que caiu, e a neve mantém-se bastante bem.


O frio só ainda não foi desalojado do nordeste de Trás-os-Montes.
2009121623.png
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Por aqui 0,1ºC e nevoeiro. Por pouco que não tive a minha primeira máxima negativa, a máxima ficou-se nos 0,2ºC. A mínima foi de -2,6ºC.

As árvores estão cheias de gelo devido à chuva congelada que caiu, e a neve mantém-se bastante bem.

Boa foto Fil :thumbsup: este evento surpreendeu-me na positiva por esta freezing rain ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Bom dia

A chuva desta noite já derreteu quase toda a neve que caiu ontem, mas ainda resiste alguma coisa.




Por agora 6,5ºC e céu nublado.


-0,3ºC de mínima esta noite.
 

Pinix

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
14
Local
Loriga - Guarda (a maior parte do ano)
Boas..hoje já regressou tudo à normalidade :) a Guarda já descongelou!!
Consegui que me arranjassem algumas fotografias do dia de ontem aqui na Guarda, no entanto acho que qualquer fotografia não consegue retratar verdadeiramente o estado em que esta cidade estava.

gelo1.jpg


gelo2.jpg


gelo3.jpg


gelo4.jpg


gelo5.jpg
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Espectaculares as fotos!

Por cá tenho uma temperatura de 6,3ºC, céu nublado com abertas e vento do quadrante oeste. Mínima de 0,1ºC e máxima de 7,5ºC. A precipitação do dia até este momento é de 11,3 mm, no qual deve estar incluída alguma neve de ontem que derreteu hoje no pluviómetro.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Muito vento na Covilhã, o que torna maior a sensação de frio, porque no termómetro até estão uns simpáticos 12 graus. Disseram-me que tem estado a nevar na zona da Torre, o que é confirmado pelo site das Estradas de Portugal, que assinala uma temperatura de 0 graus.