Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010

Boas
hoje por aqui teve mais um dia frio e com alguma precipitaçao de agua gelo pela manha 0.7 mm.
Temperatura minima 1.2ºc e maxima 6.1ºc
Actual 1ºc
Pressao: 1007 hpa
Hmidade:32%
ceu limpo:cold:

O dia amanhece gelado.
Às 6h a temperatura na Guarda era de -5,9ºC.
Entretanto já subiu umas décimas.

semttulo2fy.png

O dia amanhece gelado.
Às 6h a temperatura na Guarda era de -5,9ºC.
Entretanto já subiu umas décimas.

semttulo2fy.png

Nestes dias de inversão térmica notária, tanto os vales norte e sul da serra ficam com temperaturas bem negativas...saudades de lá estar...

Muito vento, que apesar de não estar assim tanto frio quanto isso, mas provoca uma sensação de frio....:cold: Rajadas na casa dos 30 a 35km/h.

Actuais 3,3ºC e 42%HR.

boas

por aqui o dia chega com ceu ppouco nublado por nuvens altas e vento fraco a moderado, este vento que tambem esteve durante toda a noite.
a minima foi de 1.4ºC, estou com uma actual de 7.4ºC

Nestes dias de inversão térmica notária, tanto os vales norte e sul da serra ficam com temperaturas bem negativas...saudades de lá estar...

inversão térmica??? hoje nem me parece que houve muita inversão térmica, as mínimas mais baixas foram exactamente nos pontos mais altos.

no meu termómetro aqui perto da guarda registei -7,0ºC, se houvesse inversão térmica na beira interior, a estação do IM na guarda nunca chegaria aos -6,0ºC.

inversão térmica??? hoje nem me parece que houve muita inversão térmica, as mínimas mais baixas foram exactamente nos pontos mais altos.

no meu termómetro aqui perto da guarda registei -7,0ºC, se houvesse inversão térmica na beira interior, a estação do IM na guarda nunca chegaria aos -6,0ºC.

Desculpa insistir, mas existiu mesmo inversão térmica...e esta noite acontecerá novamente...vê este exemplo...

Às 9h da manhã de hoje na Guarda segundo o GFS:
temperatura a 2metros: -2,8ºC
Temperatura aos Altura 850hPa: 3,2ºC

Isto indica que ao contrário do habitual o frio acumulou-se numa camada mais baixa e como tal as temperatura em regiões como as Penhas Douradas foram mais altas que na Guarda por exemplo...