Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2010

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Dia de muita chuva, 34,1 mm no meu pluviómetro e com alguns períodos de granizo. A mínima foi de 3,3ºC e a máxima de 11,4ºC.

Neste momento 4,0ºC, 78% hr e 1011 hPa.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Efectivamente Bragança finalmente tem chuva como há muito tempo não se via; esta semana tem tipo entrada directa para o top ten do ranking meteorológico das estações europeias com registos no WeatherOnline. Esperemos que os aquíferos locais se recomponham e que o próximo Verão não venha a ser crítico em termos de abastecimento de água.

Estava com alguma esperança que tivesse nevado esta madrugada aí pelas redondezas... :cold:
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Céu cada vez mais nublado na Covilhã, com 10 graus na zona baixa da cidade, tendo registado uma mínima de 4ºC. Hoje de manhã consegui ver a zona das Penhas Douradas, onde os primeiros vestígios de neve apareciam a 1500/1600msnm.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Efectivamente Bragança finalmente tem chuva como há muito tempo não se via; esta semana tem tipo entrada directa para o top ten do ranking meteorológico das estações europeias com registos no WeatherOnline. Esperemos que os aquíferos locais se recomponham e que o próximo Verão não venha a ser crítico em termos de abastecimento de água.

Estava com alguma esperança que tivesse nevado esta madrugada aí pelas redondezas... :cold:

A Sanábria continua cada vez mais branca...aí sim justificava-se uma estação de Ski!
 

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
A Sanábria continua cada vez mais branca...aí sim justificava-se uma estação de Ski!

Pois... Quem me dera... E dizer isso até que é bem bonito... Mas a pergunta é: Quem vai investir rios de dinheiro numa estação com condições de neve tão variáveis? Mesmo acreditando num investimento desses vamos considerar que até temos um ano com bastante neve. Com uma sazonalidade tão grande no que diz respeito, é necessário aproveitar ao máximo os poucos meses possíveis.

A estância da Sierra de Bejar a sul de Salamanca está há quase duas semanas fechada por causa do mau tempo.... Assim é complicado rentabilizar estes espaços...

Desculpem o off-topic...

Já há imagens do Rio Fervença em Bragança?
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Por Viseu neste momento 10.8ºC
Vento fraco!

Off-Topic: Amanhã se tiverem de fazer o IP3 na extensão Tondela - Viseu, cuidado com os obstáculos que podem surgir. Fizeram limpezas de bermas da estrada, e as árvores cortadas ficaram ali, sim, na beirinha... por isso com o vento previsto é provável que sigam para o meio da estrada...
Este nosso país!!:mad::mad:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Existe neve na Serra da Estrela, acima dos 1500 metros (zona das Penhas da Saúde)

As estradas de acesso à torre estiveram fechadas nos últimos 4 dias devido à neve. Mas reabriram hoje.

Lá no alto, a acumulação de neve deve ser considerável.

Imagens de hoje, da estância Vodafone:

160z.jpg


161b.jpg
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
A Serra da Estrela também é uma área protegida..
Mas concordo que não se faça nada do género na Sanábria...a Espanha tem muitos mais sítios onde construir estações de ski..Portugal é que.....
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
É uma área protegida, porque devia ter uma estação de ski?

...................................

Céu nublado e 6,6ºC.

Extremos de hoje:

3,7ºC /10,7ºC


Sim. mas sinceramente acho uma treta essa cena das áreas protegidas...Montesinho também é área protegida e o Espanhois colocaram os aerogeradores logo na fronteira e nós não podemos porquê? Porque é área protegida...acho que há problemas ambientais bem mais graves do que a construção do uma estação de Ski e se se construiu uma estação balnear (que não tem outro nome) na Sanábria porque não uma estação de Ski?
As áreas protegidas não servem mais do que para encherem os bolsos dessas associações tipo "Parque de Montesinho" que impedem o desenvolvimento de uma região e no entanto se aparecer o Sr Dr. xpto. já pode construir...mas esse assunto dava pano para mangas...Faz-me lembrar a história da estrada de Vimioso que não se faz por causa de não fazer mal aos "ratinhos"!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Sim. mas sinceramente acho uma treta essa cena das áreas protegidas...Montesinho também é área protegida e o Espanhois colocaram os aerogeradores logo na fronteira e nós não podemos porquê? Porque é área protegida...acho que há problemas ambientais bem mais graves do que a construção do uma estação de Ski e se se construiu uma estação balnear (que não tem outro nome) na Sanábria porque não uma estação de Ski?
As áreas protegidas não servem mais do que para encherem os bolsos dessas associações tipo "Parque de Montesinho" que impedem o desenvolvimento de uma região e no entanto se aparecer o Sr Dr. xpto. já pode construir...mas esse assunto dava pano para mangas...Faz-me lembrar a história da estrada de Vimioso que não se faz por causa de não fazer mal aos "ratinhos"!

Talvez em Portugal as áreas protegidas sejam mesmo uma treta, mas isso é problema nosso e não dos espanhóis. Montesinho só é uma área protegida em Portugal, do outro lado da fronteira já não é.

Não se pode comparar a área junto ao lago da Sanábria, onde até existem várias localidades, com as áreas acima dos 1500m onde impacto humano é muito mais baixo.