Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2014



Scuderia

Cirrus
Registo
3 Dez 2012
Mensagens
88
Local
Norte
Mais um dia brilhante por Montalegre:D

Neve , sol , queda de neve e muito vento , tive um bocado de tudo o que tornou fantástico este dia.

Dos 3 eventos de neve para já o de dia 25 Dezembro foi mais forte , este vem logo a seguir :)

Deixo algumas fotos , para não "sobrecarregar" o topico e deixo mais tarde o link para Meteomontalegre para quem quiser ver o resto:)

znmp.jpg

xz4w.jpg

whse.jpg

sjqa.jpg

fmkn.jpg

gu2z.jpg



Link: https://www.facebook.com/meteomontalegre?fref=ts
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Não é muito frequente não.. aguaceiros de neve acompanhados de trovoada. :)

Eu que o diga... Geralmente aqui pela cova de Tondela está a nevar noutros sítios, e aqui vê-se trovoada e granizo, aconteceu por duas vezes no ano passado, quando as cotas de neve desceram muito.

Terra do nunca mesmo, só tenho pena que o Caramulo vá pelo mesmo caminho.

Há uns tempos em conversa com uma pessoa de Geografia, foi-me dito que abertura da A25 é uma das grandes culpadas na falta de Neve por Viseu, já que permite a entrada de muita humidade. Não sei se será verdade ou não, mas fiquei a pensar.
 
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
53
Local
Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro
Não é muito frequente não.. aguaceiros de neve acompanhados de trovoada. :)

Já não é a primeira nem a segunda vez que ocorre trovoada num aguaceiro de neve aqui na serra. Por acaso acho curioso porque vê-se o clarão mas o barulho parece mais abafado do que se fosse chuva, deve ser por causa da tendência que a neve tem a isolar o som, penso eu...não sei, deixo isto para os entendidos :thumbsup:
 

INFANTE

Cumulus
Registo
18 Jan 2013
Mensagens
142
Local
viseu - 480 metros
Eu que o diga... Geralmente aqui pela cova de Tondela está a nevar noutros sítios, e aqui vê-se trovoada e granizo, aconteceu por duas vezes no ano passado, quando as cotas de neve desceram muito.

Terra do nunca mesmo, só tenho pena que o Caramulo vá pelo mesmo caminho.

Há uns tempos em conversa com uma pessoa de Geografia, foi-me dito que abertura da A25 é uma das grandes culpadas na falta de Neve por Viseu, já que permite a entrada de muita humidade. Não sei se será verdade ou não, mas fiquei a pensar.

Esse amigo devia era ter dito que desde que se construiu a barragem da Aguieira, os fenómenos de neve em Viseu e para Sul de Viseu incluindo a Serra do Caramulo tornaram-se cada vez mais raros e contam-se pelos dedos das mãos...inclusive quando está a nevar a cotas mais baixas em locais próximos e mais a norte do concelho ou distrito.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Esse amigo devia era ter dito que desde que se construiu a barragem da Aguieira, os fenómenos de neve em Viseu e para Sul de Viseu incluindo a Serra do Caramulo tornaram-se cada vez mais raros e contam-se pelos dedos das mãos...inclusive quando está a nevar a cotas mais baixas em locais próximos e mais a norte do concelho ou distrito.

O que é facto é que há vários anos atrás as pessoas que vinham morar para Viseu tinham na ideia que era uma cidade fria e com neve, nos últimos tempos perdeu essa reputação.

Pelo menos a da neve...
 
  • Gosto
Reactions: INFANTE

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
A Serra da Gralheira ainda apresenta um bom acumulado de neve.

Imagem da Webcam

wsvn.jpg
 
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
53
Local
Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro
A Serra da Gralheira ainda apresenta um bom acumulado de neve.

Deixa-me só fazer uma correcção que já reparei que existe muita gente neste forum que comete o mesmo erro, não leve a mal...
É que isto não é a Serra da Gralheira, é sim a aldeia da Gralheira. São locais distintos, a Serra da Gralheira fica perto de Sao Pedro do Sul, e a aldeia da Gralheira fica na serra de Montemuro. Desculpem o off-topic e não me levem a mal por favor:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito e Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Pinga por aqui com 6.0ºC. Se agora viesse uma massa de ar frio é que era:D