Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2014

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
está tudo calmo por aqui, não ha vento, céu nublado e sigo com 7.3ºC
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
O que é facto é que há vários anos atrás as pessoas que vinham morar para Viseu tinham na ideia que era uma cidade fria e com neve, nos últimos tempos perdeu essa reputação.

Pelo menos a da neve...

Bem, como viseense desconhecia essa reputação.:huh:
O ser uma cidade fria depende da perspectiva, comparando com Faro por exemplo é fria, comparando com Bragança ou Guarda não me parece. Se considerarmos fria por ter mínimas abaixo 0ºC e máximas abaixo dos 5ºC, nesse caso acho que ainda se pode considerar uma cidade fria, no Inverno claro.
Em relação à neve, Viseu(cidade) nunca teve fama pela neve, tanto agora como antigamente havia anos que podia nevar mais do que uma vez e com acumulação como haver anos seguidos sem neve. A conjugação de factores necessários para haver neve em Viseu não é assim tão comum, portanto não é de admirar a ausência prolongada de neve em Viseu.;)

E para terminar porque o texto já vai longo, para mim a "key sentence" para ocorrer neve em Viseu é "frio instalado" sem isso na minha muito pouca experiência muito dificilmente neva.

Cumps:thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Bem, como viseense desconhecia essa reputação.:huh:
O ser uma cidade fria depende da perspectiva, comparando com Faro por exemplo é fria, comparando com Bragança ou Guarda não me parece. Se considerarmos fria por ter mínimas abaixo 0ºC e máximas abaixo dos 5ºC, nesse caso acho que ainda se pode considerar uma cidade fria, no Inverno claro.
Em relação à neve, Viseu(cidade) nunca teve fama pela neve, tanto agora como antigamente havia anos que podia nevar mais do que uma vez e com acumulação como haver anos seguidos sem neve. A conjugação de factores necessários para haver neve em Viseu não é assim tão comum, portanto não é de admirar a ausência prolongada de neve em Viseu.;)

E para terminar porque o texto já vai longo, para mim a "key sentence" para ocorrer neve em Viseu é "frio instalado" sem isso na minha muito pouca experiência muito dificilmente neva.

Cumps:thumbsup:

Não quis dizer que Viseu fosse uma cidade onde nevasse à farta. Só quis dizer que acho que de há uns anos a esta parte o fenómeno é cada vez mais raro na própria cidade e na parte sul do distrito.:)
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
De notar também, no evento de hoje na Serra de Montemuro, presenciei mais uma vez thundersnow, não sei se é relevante ou não dizer isto aqui, mas se não estou em erro, é um evento raro...

Eu que o diga :D

Queria ver pelo menos neve fofinha e nao gelo como tinha visto na serra da estrela . E em toda a minha existencia lá fui ver algo "novo" apenas neve fofinha e levei com isto :



Thundersnow , boa tempestade e tava a ver que ia la ficar enterrado :D
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: MaurícioMoreira

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Bom dia

Nevoeiro também por estas bandas e com valores de temperatura relativamente altos. Lá se vai a neve.
Por enquanto ainda vai resistindo aqui à volta.
16470665_YmFZ5.jpeg
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
O que é facto é que há vários anos atrás as pessoas que vinham morar para Viseu tinham na ideia que era uma cidade fria e com neve, nos últimos tempos perdeu essa reputação.

Pelo menos a da neve...

Sem me querer meter na conversa, desculpem, o mesmo se passa aqui por Vila Real, dizem os meus avós, e os meus pais, que costumava nevar 1 ou 2 vezes por cada inverno, mas hoje em dia não é isso que se tem passado. Só para se ter uma ideia antes do nevão de 10/01/2010, a única vez que tinha nevado a cota da cidade tinha sido no dia 9/01/2009, antes disso nada de especial, mesmo nada, e só para recuar mais, e para se ter a noção, antes destes episódios, o único nevão parecido com os dois anteriores tinha sido em ......1997, parece surreal, mas é verdade, o que vale é que temos 2 belas serras aqui ao lado, o Alvão e o Marão. As mudanças não são só em Viseu, por aqui também nota-se, praticamente já vão 4 anos da última vez que a cidade viu neve, e pelo que parece assim continuará,
 
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
53
Local
Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro
Sem me querer meter na conversa, desculpem, o mesmo se passa aqui por Vila Real, dizem os meus avós, e os meus pais, que costumava nevar 1 ou 2 vezes por cada inverno, mas hoje em dia não é isso que se tem passado. Só para se ter uma ideia antes do nevão de 10/01/2010, a única vez que tinha nevado a cota da cidade tinha sido no dia 9/01/2009, antes disso nada de especial, mesmo nada, e só para recuar mais, e para se ter a noção, antes destes episódios, o único nevão parecido com os dois anteriores tinha sido em ......1997, parece surreal, mas é verdade, o que vale é que temos 2 belas serras aqui ao lado, o Alvão e o Marão. As mudanças não são só em Viseu, por aqui também nota-se, praticamente já vão 4 anos da última vez que a cidade viu neve, e pelo que parece assim continuará,

Penso que esta aparente ausência de neve não se resume apenas às baixas/médias altitudes. Os meus avós contavam-me que antigamente, no inicio do século 20, chegava a haver acumulações de 4 metros de neve na serra de Montemuro, e não eram poucos os anos que ainda havia neve nos pontos mais altos no mês de Agosto. Comparando com o que vejo agora, o máximo de acumulação que vi até hoje na serra foi de 1,20m, e apenas consegui ver neve até ao mês de Junho. Tirem as conclusões que quiserem, mas já não há Invernos a sério há muito tempo. Desculpem o off-topic mas como foi levantada a questão aqui...
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Temperatura em subida, como previsto, com a máxima actual de 9,2ºC.

A mínima ficou nos 2,6ºC e já recolhi 4mm durante a noite e manhã.