O que é facto é que há vários anos atrás as pessoas que vinham morar para Viseu tinham na ideia que era uma cidade fria e com neve, nos últimos tempos perdeu essa reputação.
Pelo menos a da neve...
Bem, como viseense desconhecia essa reputação.
O ser uma cidade fria depende da perspectiva, comparando com Faro por exemplo é fria, comparando com Bragança ou Guarda não me parece. Se considerarmos fria por ter mínimas abaixo 0ºC e máximas abaixo dos 5ºC, nesse caso acho que ainda se pode considerar uma cidade fria, no Inverno claro.
Em relação à neve, Viseu(cidade) nunca teve fama pela neve, tanto agora como antigamente havia anos que podia nevar mais do que uma vez e com acumulação como haver anos seguidos sem neve. A conjugação de factores necessários para haver neve em Viseu não é assim tão comum, portanto não é de admirar a ausência prolongada de neve em Viseu.
E para terminar porque o texto já vai longo, para mim a "key sentence" para ocorrer neve em Viseu é "frio instalado" sem isso na minha muito pouca experiência muito dificilmente neva.
Cumps![]()
De notar também, no evento de hoje na Serra de Montemuro, presenciei mais uma vez thundersnow, não sei se é relevante ou não dizer isto aqui, mas se não estou em erro, é um evento raro...
ola' a todos,
inauguro assim a minha participacao neste forum; por aqui 6.° , pouco nublado ou limpo com nevoeiro a formar-se nas zonas baixas e sem vento!
O que é facto é que há vários anos atrás as pessoas que vinham morar para Viseu tinham na ideia que era uma cidade fria e com neve, nos últimos tempos perdeu essa reputação.
Pelo menos a da neve...
Sem me querer meter na conversa, desculpem, o mesmo se passa aqui por Vila Real, dizem os meus avós, e os meus pais, que costumava nevar 1 ou 2 vezes por cada inverno, mas hoje em dia não é isso que se tem passado. Só para se ter uma ideia antes do nevão de 10/01/2010, a única vez que tinha nevado a cota da cidade tinha sido no dia 9/01/2009, antes disso nada de especial, mesmo nada, e só para recuar mais, e para se ter a noção, antes destes episódios, o único nevão parecido com os dois anteriores tinha sido em ......1997, parece surreal, mas é verdade, o que vale é que temos 2 belas serras aqui ao lado, o Alvão e o Marão. As mudanças não são só em Viseu, por aqui também nota-se, praticamente já vão 4 anos da última vez que a cidade viu neve, e pelo que parece assim continuará,
Bom dia,
pela zona sul do concelho de Vila Velha de Rodao nublado com o sol a espreitar de vez em quando! 13.°!