Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas , já vi frinzing rain por aqui há já alguns anos .
Pela serra do açor alguma acumulação a partir dos 1300 mts , até apetecia , do meu escritório via a serra da estrela com o seu manto branco , ainda acumulou alguma coisa . Sigo com 3° e ceu limpo.

Enviado do meu Quechua Phone 5 através de Tapatalk
c062d70e3728578dae8eb444bc73a410.jpg

Descida de 1.0ºC na última hora -> 2.6ºC

Sinceramente , espero que os brigantinos e demais vilas e cidades do interior norte vejam neve no início da precipitação, na madrugada de segunda para terça ...
O Bestweather nas suas previsões refere cota inicial de 500 m
(Nem sei o que dizer sobre isso)
Mas desejo boa sorte para todos do interior norte!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Na última surgiu alguma brisa, a descida foi de somente 0.7ºC.

Prossigo com 1.9ºC, as nuvens estão cada vez mais próximas do litoral, não dá para lhes pôr um travão:facepalm::D?

Última edição:
Aqui já se nota que se está a entrar numa fase de estabilização da inversão, já não está a descer com rapidez nenhuma e a brisa até se ausentou, agora até chegar aos 0ºC é capaz de demorar umas 2h a passar... Não há tempo para arrefecer isso antes das nuvens chegarem:( por isso chuva congelante já era, até uma próxima... Já há nebulosidade alta a entrar no Minho.

Para verem o que estou a falar já lá vão 26min e a temp só desceu 0.1ºC:wacko:

Aqui já se nota que se está a entrar numa fase de estabilização da inversão, já não está a descer com rapidez nenhuma e a brisa até se ausentou, agora até chegar aos 0ºC é capaz de demorar umas 2h a passar... Não há tempo para arrefecer isso antes das nuvens chegarem:( por isso chuva congelante já era, até uma próxima... Já há nebulosidade alta a entrar no Minho.

Para verem o que estou a falar já lá vão 26min e a temp só desceu 0.1ºC:wacko:

Pode ser que com sorte tenhas alguma surpresa nunca se sabe...

Pode ser que com sorte tenhas alguma surpresa nunca se sabe...

Eu não estou à espera de neve... Não há muito frio em altura, e para além disso convém esclarecer que nos casos de inversão térmica as temperaturas são sempre algo irrealistas para a queda neve. E digo isto porque a alguns metros mais acima na atmosfera, certamente estarão temperaturas mais altas, e é nessa camada mais quente que os flocos derretem:( Quando chegam à camada de inversão, as gotas podem vir até num estado de sobrefusão (temp inferior a 0ºC), no entanto permanecem líquidas, porque não houve tempo para passar ao estado sólido:(

É aproximadamente algo como nesta imagem:
inversionpre.jpg

Aqui na minha geringonça marca 1,7°C, mas mesmo assim é notória a diferença na descida.

ClaudiaRM, deves ter certamente uma temperatura algo mais baixa, vi algures que fazes medições na varanda (compreende-se a impossibilidade de fazer noutro sítio), mas é só para ressalvar que as temperaturas na varanda devido à irradiação das paredes da casa tendem a ser um pouco inflacionadas;).

Estado
Fechado para novas mensagens.