Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

Cidade da Guarda.

c598ed7652ae7b2964f45bdc0ee7893f.jpg

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

Locais identificados por estações do mapa IPMA em que há condições para estar a nevar (temperatura < 2ºC e precipitação significativa).

d6UdMFf.jpg
0Ux4p9M.jpg
Há relâmpagos registados ao pé duma das estações que assinalaste, trovoada e neve ao mesmo tempo?

Loriga, 1,8ºC, precipitação contínua, já deve estar a nevar na parte mais alta da vila, alguém de lá?
É mais neve que chuva, mas continua a ser misturada, mesmo na parte mais alta da vila. Um pouco mais acima, a cerca de 900 metros de altitude, aí sim neva com intensidade mas ainda sem qualquer acumulação.

A estação do WU marca 1.4 °C. Deve haver mesmo muito pouco frio em altitude, porque com esta temperatura e o que já choveu nas últimas horas, noutras situações já não se circulava.

https://www.facebook.com/radiomontalegre

Radio Montalegre a reportar uma tempestada de neve por lá.

Há relâmpagos registados ao pé duma das estações que assinalaste, trovoada e neve ao mesmo tempo?
É provável, sim.

Entretanto Montalegre está mesmo com muita neve desde talvez as 8h da manhã, altura em que a temperatura desceu aos 2ºC.
Sempre com precipitação em todas as horas desde então, temperatura negativa desde as 18h.
O acumulado convertido em água estava até às 21:00 e desde a 7:00 em cerca de 13 mm, em neve dá à volta dos 15 cm em terreno plano.

qWwob2E.jpg

Há trovoadas dispersas!

Confirmo. Há trovoada nessa direcção, qual foi hora/minuto?
Ao certo já não tenho a certeza mas eram aí 21h15.

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

Muito provavelmente . Ja estive numa tempestade de neve com trovoada e é brutal

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Imagino, deve ser uma situação única :thumbsup:

Cidade da Guarda:

Boa noite a todos, e parabéns pelo fantástico seguimento. Por aqui, periferia de Vila Real a 500m ainda não cai neve, apesar de há pouco ter visto umas pedrinhas de gelo a derreterem na manga do meu casaco. A minha estação marca 2,5°C.. a temperatura apenas desce quando passa um aguaceiro mais intenso. Não sei se terei sorte, mas gostava de ver uns floquinhos.