Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

22:38:12 ?

Descarga múltipla, todas no mesmo instante, uma nuvem-solo central e cinco periféricas entre nuvens.

SoqK9SO.jpg
Confirmo a hora. Enviei logo uma mensagem a um amigo a relatar o sucedido. A parte mais ativa do pós-frontal está aí... Talvez até neve, mas com tudo molhado na rua não acumula certamente

Parada de Cunhos, e há pouco começou a chover com intensidade e até começaram a aparecer uns flocos. De repente, clarão!
Estranho! Também vivo em Parada de Cunhos e não ouvi. Mas a descarga foi também detetada na rede Blitzortung, e até foi bem perto, mesmo no limite entre Parada e a cidade. Mas tenho a impressão que esta noite vai nevar. Neste momento a temperatura já está bem perto de 2ºC

tr vr 170123.webp

Boa noite! Perdi a memória da minha última participação neste seguimento :hehe:

Mas dizer que aqui pelo buraco Tondelense vou com 5.3ºC estagnados, em teoria estou à espera de ver algo amanhã no Caramulo, veremos.

Logo a seguir ao aguaceiro do trovão, o vento aumentou logo de intensidade, e pelo que se vê no satélite, ainda devem vir umas células interessantes de norte. O problema é a trovoada, bem podia ficar no mar (não gosto). A temperatura está agora nos 2,2°C e durante aquele aguaceiro desceu a 1,9°C.
Vi no FB que em Chaves já anda a nevar a menos de 400 metros. Já está a entrar a massa de ar associada ao pós-frontal mais ativo.

Boa noite! Perdi a memória da minha última participação neste seguimento :hehe:

Mas dizer que aqui pelo buraco Tondelense vou com 5.3ºC estagnados, em teoria estou à espera de ver algo amanhã no Caramulo, veremos.
Acho que já neva por lá, segundo relatos, mas ainda não vi fotos.

E em Viseu cidade ainda nada?
Não, eu estou numa zona bem próxima do centro, mas a mais 50 metros de altitude, e por aqui nem água-neve ainda.
Vai chovendo com 3.2ºC.

Estranho! Também vivo em Parada de Cunhos e não ouvi. Mas a descarga foi também detetada na rede Blitzortung, e até foi bem perto, mesmo no limite entre Parada e a cidade. Mas tenho a impressão que esta noite vai nevar. Neste momento a temperatura já está bem perto de 2ºC

Ver anexo 4026
Frio até há algum mas... falta a precipitação.