Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2010

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)

Bem, embora seja no Sul posso dar-lhe uma informação em geral, que serve para todos os casos deste género (noticias sensacionalistas). As temperauturas válidas não são as tiradas ao sol. As temperaturas tiradas à sombra numa estação metereológica são as que podemos considerar fiáveis. Hoje a temp mais alta nem sequer foi na Amareleja, foi em Alcacer do Sal, com 42.1ºC, logo seguido de Alvega com 41.7ºC e Amareleja teve uma máxima de 41ºC.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bem, embora seja no Sul posso dar-lhe uma informação em geral, que serve para todos os casos deste género (noticias sensacionalistas). As temperauturas válidas não são as tiradas ao sol. As temperaturas tiradas à sombra numa estação metereológica são as que podemos considerar fiáveis. Hoje a temp mais alta nem sequer foi na Amareleja, foi em Alcacer do Sal, com 42.1ºC, logo seguido de Alvega com 41.7ºC e Amareleja teve uma máxima de 41ºC.

Estou de acordo contigo.

Mas apenas um reparo: a estação mais quente foi Coruche, com uma máxima horária de 42,5 ºC. Certamente entre as medições horárias rondou os 43 ºC.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Os extremos de hoje por aqui foram 18,8ºC / 31,3ºC. Pensei que esta noite fosse de mínima tropical mas a temperatura tem estado a descer bem, tenho agora 21,8ºC e algum vento de NE.
 

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
Estou de acordo contigo.

Mas apenas um reparo: a estação mais quente foi Coruche, com uma máxima horária de 42,5 ºC. Certamente entre as medições horárias rondou os 43 ºC.

Ahh pois escapou Coruche:( (pois acontece :rolleyes:)
Mas hoje se nao estou em erro podemos não vir a ter temperaturas tão altas nas regiões do Interior Centro e Sul. E isto porque (como se pode ver no meteograma da wetterzentrale) há uma mudança ligeira de ontem para hoje.




Para além do facto de a isobara de 1020 hPa estar agora menos inclinada para sul, repare-se que o nucleo depressionario se desloca muito ligeiramente para sueste. Ora, normalmente as baixas pressões à superfície correspondem à zona de maior aquecimento, e ontem ela estava mais perto do Sul de Portugal, hoje parece mais próxima de Espanha, sobretudo do Guadalquivir (repare-se que ontem Sevilha e Cordoba nem sequer tiveram temperaturas muito altas, estiveram nos 41ºC, o que para estas cidades nem é nada de especial, enquanto hoje para as provincias de Cordoba e Jaen estão previstos 43-44ºC nalguns locais).
De qualquer modo, é sempre bom de ver: é dificil prever com exactidão as temperaturas, e hoje parece voltar a ser um dia muito quente, mas pelos factores descritos, muito me admiraria se as temperaturas hoje igualassem as de ontem e mais ainda se as ultrapassassem.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Devido ao um acidente que impossibilitou a medição de dados de vento(o anemómetro tombou e partiu uma das pás), a minha estação hoje estará sem dados de vento, que é pena com estas rajadas até bem fortes, mas talvez a arranje ainda esta manhã.

Assim, estará o termohigrómetro à sombra, podendo ter dados reais da temperatura e humidade actuais.

Céu limpo, vento moderado com rajadas por vezes fortes.

Actuais 25.7ºC e 44%HR.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
haha e agora chegou aos 44.1ºC, deve estar ali uma coisa um pouco mal montada.

amanha passa os 50ºC e é notícia de abertura do jornal da tvi:lol::lol::lmao:

Edit: nos últimos 10min desceu 6ºC:huh::huh::confused::confused:

eles bem mostraram na imagem o termómetro da farmacia a apontar para 50.0ºC :lol: