Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2013



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Bom, talvez porque tenha o meu transmissor completamente à sombra sem sol nas periferias a temperatura máxima que eu registei foi 39.3 e atualmente já tenho 36.6.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas tardes!

Por Viseu, está muito calor, o dia mais quente desde que tenho os meus próprios registos(2009, com máxima anterior de cerca de 36ºC em 2010), com uma máxima de 37,9ºC!!!! :calor:
O céu está parcialmente nublado por altocumulus e cumulus, e por fumo que torna a luz do sol meio alaranjada; não corre grande vento, senão algumas brisas quentes esporádicas.

Atual 36,8ºC.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Eu percebo as dúvidas mas há que ter calma e ponderar os comentários.
O IPMA previu 38ºC para Viseu. Claramente não acertou, mas foi uma previsão feita por profissionais, não foi uma "aposta".
Se 38ºC apenas dá um nível de alerta amarelo, então é o amarelo que deve figurar nos avisos.
Evidentemente se soubessem que ultrapassaria os 39ºC o aviso seria então o laranja.

Se me dizem que há zonas habitadas mais quentes do que a cidade de Viseu, populosas e representativas de uma região maior, então aí os meteorologista devem fazer trabalho de campo e estudar o que se passa, para que no futuro os avisos sejam mais fiéis à realidade.

Um exemplo: por norma os avisos no meu distrito são feitos tendo por base a cidade do Porto e essa região, mas muitas vezes não tem em consideração as zonas populosas do interior do distrito, zonas essas com condições climáticas específicas. Claro que faço críticas, mas são críticas fundamentadas e até por isso já contactei o IM\IPMA a expor as minhas dúvidas e sugestões.;)

Penso que o meu comentário foi calmo e ponderado. Aliás, coloquei uma questão, nem sequer produzi nenhuma afirmação. De qualquer dos modos, penso que a situação de calor, pelo menos na minha zona, foi claramente subestimada. Já ontem assim aconteceu.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Temperaturas máximas referentes ao dia de ontem:

Pinhão 42,6ºC
Mirandela 40,8ºC
Zebreira 40,8ºC

PS: Pinhão quase que igualava a t.maxima mais alta de todas as estações, Alcacer do Sal, pois claro, 42,8ºC.

qu4i.jpg
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
a noite esta a ser boa para os passeios a pé, sigo com uns incriveis 29.2ºC:eek:

temperaturas:

23.8ºC minima
39.7ºC máxima
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Agora estão 29.0ºc, creio que vou ter hoje uma mínima elevada. Curiosamente na madrugada passada depois das 3:30h, a temperatura que se encontrava nos 25,9ºc, começou a subir repentinamente tendo chegado aos 27.2 pelas 5:00h. Entretanto adormeci, pois com este calor fiquei a madrugada toda acordado, mas segundo a estação, desceu ligeiramente para 26,7ºc. Não sei o que terá causado esta subida nebulosidade não existia e o vento era fraco.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Temperaturas máximas referentes ao dia de ontem:

Pinhão 42,6ºC
Mirandela 40,8ºC
Zebreira 40,8ºC

PS: Pinhão quase que igualava a t.maxima mais alta de todas as estações, Alcacer do Sal, pois claro, 42,8ºC.

qu4i.jpg

Aqui acho que estavam provas mais que suficientes para o IPMA ter acionado alerta laranja para o distrito Viseu. É o que digo, eles só ligam à capital de distrito, ou pelo menos dão mais importância. Mas não se lembram que as outras localidades têm valores compreendidos entre 39ºc e 42ºc. Contudo previsões são previsões, e esta ciência é muito complicada. Para além disso não tenho conhecimentos nem autoridade para avaliar o trabalho deles. Mas decerto que não foi a decisão mais acertada por parte do IPMA, nem está a ser.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Mais uma irregularidade. Hoje foi o dia mais quente do ano, e a mínima já está mais baixa que a de ontem. 25.3ºc.:huh: