Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2020

É incrível como é que uma cidade com uma média de 32ºC na máxima (normais 71) e máxima absoluta pouco acima dos 40ºC nessas normais, consegue ter previsto mais uma semana sempre acima dos 38ºC. Assim se vê como o clima mudou, muda e mudará.

Tenho pensado nisso ultimamente, Viseu tinha uma média de máximas de 29.2ºC nos normais de 1971-2000.

Neste Julho apenas 1 dia ficou abaixo desse valor, incrível!!!!
A média das máximas segue mais de 5ºC acima, nos 34.7ºC

Tenho pensado nisso ultimamente, Viseu tinha uma média de máximas de 29.2ºC nos normais de 1971-2000.

Deverá ser o mês de Julho mais quente desde que há registos, mas aí os media não falam.

Mais do que a temperatura é a duração disto que é Intolerável. Não me surpreende nada que a mortalidade esteja elevada. Em minha casa, sem AC, tenho tido 29/30°C. Imagino em casas com menos condições e com pessoas que não tenham recursos para se refrescarem. Idosos sós, com doenças crónicas típicas da idade, desidratados, etc. Se eu que ainda sou razoavelmente nova e tenho algumas condições me ressinto, imagino as pessoas menos afortunadas e mais frágeis. É a isto que me refiro quando os maluquinhos dos recordes de temperatura se manifestam. Sei que isto não acontece por desejo de ninguém mas que o egoísmo irrita, irrita.

31.7ºC
Mais um dia quente!!
Temperatura em queda nas últimas 2 horas, já que o fumo proveniente do incêndio de Oleiros(80 e tal km a Sul), tapa já quase a totalidade do céu!

Vista para Sul:
20200726-163849.jpg

Máxima de 34.4ºC
Mínima de 12.7ºC

Reforçar o que se vai dizendo por aqui.. Castelo Branco tem sido insuportável o calor. Em casa também tenho sentido que a temperatura interior tem sido mais elevada que o normal dados os variadíssimos dias com estes geopotenciais. A trovoada do início da semana ainda deu para pôr ar a correr e uns pingos.. Bem que podiam vir mais dias de trovoada por este verão afora..
Ainda 37° sensivelmente a esta hora.

Aonde me vim a meter :wacko:...no inferno :angry:,quando abri a porta da casa ia me dando uma coisa :trovao:,a casa parecia que estava a arder,um bafo,nunca me lembro de vir de férias e ter a casa 32.0ºC,acabou-se o sossego,por casa é ventoinhas e ACs a trabalhar na máxima força,lá as noites era um sossego sem barulhos de máquinas :pray:,com 29.5ºC...já não via uma temperaturas destas há 8 dias...não há condições para viver no interior :angry:.

Dados de hoje 22.7ºC 38.9ºC.