Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2015

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Atenção!

Grande célula aqui no sul de Tondela.

Praticamente ia formando-se um tornado a 500 metros de onde moro (3km sul de Tourigo) (hora 17:50). Mas o vento era tanto e estava com tanta adrenalina que nem me atrevi a abrir a porta por mais de uns segundos. O vento deve ter atingido os 100km/h ou até mais, e derrubou muitos objectos, mas nenhuma árvore, e vi ao fundo o túnel a formar na nuvem e à superfície mas não houve contacto. Eu realmente estava a estar estranho ver de repente vento de noroeste muito intenso, dps fui ver a tinha esse quase-tornado a formar-se a 500 metros a nordeste. Vi a circulação quer na nuvem e muito claramente à superfície!

Não seria o meu primeiro tornado. Há muitos anos vi um em Matosinhos.

Espantoso, e apanhou-me se surpresa. Os roncos continuam à quase 40min, muitas vezes mesmo acima e fortes, mas anda só pingou um pouco. A chuva forte deve tr sido localizado algures perto de Tondela.. O vento continua com picos de rajadas mas sem criar a adrenalina que há pouco teve. Ufa...
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Linha de células intensas, das quais a do Caramulo é a mais proeminente, explosiva mesmo:
lxG3oAE.jpg


Descargas eléctricas a testemunhar a força da célula do Caramulo:
nhJSGnM.jpg


Isto sem os radares é complicado de localizar melhor.
 
  • Gosto
Reactions: Dan

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
As coisas acalmam e a célula avança para oeste de Tondela, para cima da Serra do Caramulo...

E a luz foi abaixo, enquanto escrevo isto... lol :lol:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim...

O radar está a funcionar mal, ou o site. A célula caminha agora para Anadia, Ovar, Espinho.. essa zona
Não como observar visualmente...

(felizmente tenho internet de usb, portanto posso estar conectado mesmo com os raios a quebrar a electricidade)

Agora muito mais calmo, depois do valente susto que apanhei antes com aquele quase-tornado
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Segundo o meteomoita moro no oceano!!!:intrigante::intrigante::intrigante:

Moramos todos... o território "afundou-se". :p
As coordenadas estão correctas mas o identificador de localidade não está a funcionar.

Nesta altura grande aglomerado de células sobre a Sertã com actividade eléctrica frequente:
M6rlsjf.jpg

gINPPCf.jpg
 
Última edição:

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A trovoada praticamente deixou de se ouvir.. Deve ter enfraquecido rapidamente tb...

Pinga um bocado, mas o céu para noroeste está muito escuro e vê-se a trovoada algures localizada acima do Caramulo, a oeste de Tondela.
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Moramos todos... o território "afundou-se". :p
As coordenadas estão correctas mas o identificador de localidade não está a funcionar.

Nesta altura grande aglomerado de células sobre a Sertã com actividade eléctrica frequente:
M6rlsjf.jpg

gINPPCf.jpg


Ouvem-se bem os roncos mas pela serta ainda nao chove...
mas acho que vai ca chegar
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Duas células. Uma, a que me assustou, agora bem mais fraca (a julgar pelas descargas) acima do Caramulo. O céu muito escuro ainda indica potencial precipitação forte e localizada. Esta deve migrar para Aveiro-Ovar, se lá conseguir chegar...

A outra a NW de Sertã perto da Lousã, com bastante actividade eléctrica. Deve passar a sul de Coimbra...Também se vê a nuvem daqui.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Foi caótico há pouco, rajadas de vento muito forte (não me admirava nada que tivesse havido pelo meio algum microburst, o vento rodava, e o granizo e a chuva acompanhava o movimento. A trovoada foi também bem intensa e frequente.
tlTnExZ.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O radar de Cáceres alcança no limite e já com sombra da cordilheira central a zona do Caramulo, a intensidade da precipitação aí mostrada é duvidosa. Mais a sul, a célula da Sertã continua potente mas a norte, Pedrógão:
b6FsFR7.jpg
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

em Nelas pelas 17h ouvia-se a trovoada que fazia por Tondela, no IC12 a a Célula era linda de se ver. com a cortina de chuva bem visível.
em santa Comba não se passa nada,apenas a sombra da Célula de Tondela. sigo com 26.9ºC