Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ouvem-se bem os roncos mas pela serta ainda nao chove...
mas acho que vai ca chegar

Penso que não, no radar desloca-se para Oeste/Noroeste.

Foi caótico há pouco, rajadas de vento muito forte (não me admirava nada que tivesse havido pelo meio algum microburst, o vento rodava, e o granizo e a chuva acompanhava o movimento. A trovoada foi também bem intensa e frequente.

:eek: espectacular, tudo pode ter sido possível, a explosão da célula fez-se com uma rapidez espantosa. Qual é o tamanho do granizo, precisa de um objecto de comparação, uma moeda p.ex. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: keipha


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Neves tiveste sorte, apanhaste com a precipitação toda.
Aqui também se sentiu bastante vento mas foi por curto tempo, e um quase-tornado. Ou seja, também tive direito a algo! E deu-me boa adrenalina e algum medo durante 2 minutos.

Não era um microburst penso eu (desses eu já vi vários quando vivia na Áustria). Nem sequer chegou a chover. De súbito, começou muito vento e era de noroeste e eu achava estranho pois não batia certo com a suposta rotação da nuvem. De repente, o vento começou ficou violento e só tive tempo de ver tudo a rodar em direcção a um túnel de poeira a cerca de 500 metros à frente. A porta e as janelas estavam a experimentar bastante sucção e foi isso que me assustou. Nem saí durante uns 2 min e já pensava se o bicho passasse em cima, o que aconteceria à casa e nas coisas em redor. Depois quando espreitei após esses 2 min de ouvir muito tempo e sentir as janelas a abanar, as coisas acalmam, e via um pouco de rotação na nuvem em cima, mas mantive-me dentro devido ao medo. Ao terceiro ou quarto minuto já não havia nada. De qualquer modo, o vento não ultrapassou os 100km/h pois não derrubou nada de significativo, somente objectos espalhados, vasos que andaram uns metros, etc.. (uma vez há muitos anos vi um tornado ao longe em Matosinhos que chegou a vir nas notícias, a situação de hoje assemelhou-se a isso, embora mais de perto)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
em Nelas pelas 17h ouvia-se a trovoada que fazia por Tondela, no IC12 a a Célula era linda de se ver. com a cortina de chuva bem visível.
em santa Comba não se passa nada,apenas a sombra da Célula de Tondela.

Momento mais intenso da precipitação em Tondela, registada pelo RainAlarm ( o radar de Arouca está novamente ligado desde as 18:20 apenas):
5mhhUYi.jpg
 
  • Gosto
Reactions: ricardop120

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Penso que não, no radar desloca-se para Oeste/Noroeste.



:eek: espectacular, tudo pode ter sido possível, a explosão da célula fez-se com uma rapidez espantosa. Qual é o tamanho do granizo, precisa de um objecto de comparação, uma moeda p.ex. :thumbsup:

Pois tamanho exato não sei e o granizo era tanto que tirei a foto ao longe, mas sei que havia granizo um pouco maior que os berlindes...
E já agora deixo alguns frames de raios:
bY52xb4.jpg

hHiiMcw.jpg

N9HKL0N.jpg

h1x09g5.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Arco de células com trovoada de Mogadouro a Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros:
G2l3UmS.jpg


Vista na webcam de Trancoso:
L2O4KzX.jpg


Precipitações às 18 horas:
htKyGtR.jpg


12,5 mm em Montalegre; 2,5 mm em Macedo de Cavaleiros; 2,1 mm em Cabril.
Nelas, 0,5mm, só apanhou de raspão a célula de Tondela/Caramulo. A estação de Caramulo não está a registar.
 
Última edição:

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Aqui já se ouvem os roncos da célula de Trancoso.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Nem vos digo nada, fica apenas uma amostra que já é tarde da vista que tive na direcção de Arganil e Serra da Lousã, antes das 22h. Nunca tinha apanhado uma trovoada tão bem, com relâmpagos nuvem-solo (mesmo assim com o entusiasmo todo a foto não ficou focada a 100% mas que se lixe lol). O defeito desta trovoada é mesmo amanhã ser dia de trabalho senão era noitada certa :lol:
Fantástica! :w00t:
:palmas:
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves