keipha
Cumulus
Os ecos de radar sao bastante fortes. Pena estar a ir para a zona de São Pedro do Sul e Vouzela. Devia vir para Tondela :-)
,bem sabe este fresco natural
...vale mais que mil palavras
,já vou com sete dias de ar 
,parece vir mundança de ar
,com 26.0ºC.Frente com muita, muita atividade, vários clarões.
Algumas nuvens com um azul clarinho esquisito, a lembrar imagens dos tornados americanos.
Vento um pouco forte, vão caindo umas pingas.

Referias-te a isto?![]()
, notou-se mais quando já estava um pouco mais escurecido o céu.
Tourigo mesmo, ou Pousadas? Tondela por norma fica sempre no meio da acção. Nos ultimos tempos é sempre a ver passar ao lado, ou por Santa Comba Dão, ou por Viseu. Mas quando é visitada costuma ser durinha :-)Bom espectáculo visual de raios na direcção de Viseu.
Infelizmente é só mais uma célula que não passa aqui. Essa zona têm tido uma quantidade abastada de precipitação nas trovoadas dos últimos dias. O distrito da Guarda também teve, e Trancoso têm tido imensas células a formarem-se lá. A zona de Aveiro e Coimbra tiveram ontem grandes células e até mais que uma. A zona da Lousã até nem se fala. Ontem também tiveram células Mortágua, Tábua Nelas e Oliveira do Hospital. E Tondela teve hoje. E eu no meio, em Tourigo, tive sempre todas as células a passarem-me ao lado.
Parece que o quasi-tornado que vi hoje quis recompensar-me, mas caramba, todas as células passam ao lado e eu bem precisava de uma rega na horta.
Vivo nesta zona há pouco tempo e sendo assim sei pouco dos seus microclimas. Mas pergunto-me será que há qualquer coisa geográfica que faz com que esta zona onde estou tenha sempre menos actividade, menos precipitação. Nas cartas climáticas, é óbvio que as serras têm muito mais precipitação, e entre as serras da Lousá, Açor, Estrela e Caramulo, poderia explicar por que é que a zona Mortágua-Tondela têm menos precipitação. Já no episódios convectivos de Maio era a mesma coisa. Vejo todas as células que se formam junto à Estrela a migrarem para Viseu, abastando a zona de trovoadas. E vejo as células que se formam sobre o Açôr-Lousã a migrarem para Coimbra, abastando este caminho quando há este tipo de episódios. Explicações ou simples coincidência?
Vai ter de ficar para amanhã. Vai demorar a fazer o uploadForte actividade electrica para zona de viseu. Daqui a pouco posto video
(ver em HD)...Vivo nesta zona há pouco tempo e sendo assim sei pouco dos seus microclimas. Mas pergunto-me será que há qualquer coisa geográfica que faz com que esta zona onde estou tenha sempre menos actividade, menos precipitação. Nas cartas climáticas, é óbvio que as serras têm muito mais precipitação, e entre as serras da Lousá, Açor, Estrela e Caramulo, poderia explicar por que é que a zona Mortágua-Tondela têm menos precipitação. Já no episódios convectivos de Maio era a mesma coisa. Vejo todas as células que se formam junto à Estrela a migrarem para Viseu, abastando a zona de trovoadas. E vejo as células que se formam sobre o Açôr-Lousã a migrarem para Coimbra, abastando este caminho quando há este tipo de episódios. Explicações ou simples coincidência?
)