Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2015



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Temp Atual (estação do Keipha /www.wunderground.com/weather-forecast/PO/Tondela.html) : 20.6ºC
Temp Atual: (sensor La Crosse Technology): 21.8ºC

Deixo os registos do quente poente de hoje:
umTTaK1.jpg

STVDl6i.jpg

NE2QNwc.jpg

N9kU3Sn.jpg

M9fgMqt.jpg

y3jEEtn.jpg

DM56YDf.jpg

E a lua em quarto crescente:
0VaMt1k.jpg

eLUxx49.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,200
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Deixo os registos do quente poente de hoje:

:thumbsup: que belas cores! E parece-me que largava virga aquela linha de altocumulus. Boas fotos!

E a lua em quarto crescente:

Espectacular detalhe das crateras! :palmas:

Que câmara/objectiva foi usada? Parece um zoom 400 ou 500mm de uma compacta. Penso que a máquina talvez permita reduzir mais o ruído da compressão do jpg e a aberração cromática e se assim fôr a imagem obtida será fantástica.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
:thumbsup: que belas cores! E parece-me que largava virga aquela linha de altocumulus. Boas fotos!


Espectacular detalhe das crateras! :palmas:

Que câmara/objectiva foi usada? Parece um zoom 400 ou 500mm de uma compacta. Penso que a máquina talvez permita reduzir mais o ruído da compressão do jpg e a aberração cromática e se assim fôr a imagem obtida será fantástica.

Obrigado pelos comentários, esta tarde estava algo de especial ainda para mais que nos últimos tempo é só sol a atrás de sol:D

Os dados das fotos da lua são:
Dimensões: 4000x3000
Resolução horizontal: 180ppp
Resolução vertical: 180ppp
ISO: 640
Distância focal: 150mm
Abertura máxima: 5.0625
Tempo de Exposição: 1/200s

E como é que se reduz o tal ruído?
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Obrigado pelos comentários, esta tarde estava algo de especial ainda para mais que nos últimos tempo é só sol a atrás de sol:D

Os dados das fotos da lua são:
Dimensões: 4000x3000
Resolução horizontal: 180ppp
Resolução vertical: 180ppp
ISO: 640
Distância focal: 150mm
Abertura máxima: 5.0625
Tempo de Exposição: 1/200s

E como é que se reduz o tal ruído?

Fotos excelentes ! Adoro as eólicas do Caramulo em 2º plano !:thumbsup:
---
À primeira vista, o ISO a 640 pode ser o que esteja a por ruído a mais .. tenta ISO até 200 :unsure:
 

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Pois de facto do mal o menos, aqui a diferença por vezes ainda chega a ultrapassar bem mais de 1ºC outras vezes a temperatura é praticamente concordante... Por exemplo neste momento na estação do Keipha são acusados 23.2ºC aqui tenho 24.3ºC (1.1ºC de diferença)... O que eu fiz foi basicamente envolver rolos com folhas brancas (já que a folha de aluminio impedia a transmissão de sinal entre o transmissor e a consola de dados). É um rs muito fraquinho também não podia esperar outra coisa... Para medir máximas só à sombra e curiosamente ficam sempre por baixo da estação do Keipha...
rkjcGs5.jpg

ojAJwry.jpg

YZC0DA2.jpg
A diferença nas máximas vem mesmo de o sensor do Mr. Neves estar à sombra. O meu está num RS artesanal, mas exposto ao sol. Estou até bastante satisfeito com os resultados obtidos. Pensei que as máximas disparassem nos valores, mas até estão em linha com as suas máximas e com as outras estações por aqui perto no wurderground. Ainda me falta colocar um mastro novo, pois o actual é um tubo fino, em que o vento faz estragos no valores de precipitação. Já tive 1,5mm acumulados a mais este ano por causa disso.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

dia de calor por estes lados, com o vento moderado durante a madrugada e manha, que foi enfraquecendo.
atualmente não há vento, céu limpo e uns agradáveis 23.4ºC.

extremos: 15.2ºC mínima 28.4ºC maxima