Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2020

Pelo que eu leio, isto hoje foi à grande e acho que merece ser recordado para o futuro! :w00t:
Quando é que é criado um tópico para o efeito?

Covilhã
Foto de Ricardo da Palma, via Meteoestrela
245281fb491bc18d0fd9e983fcd6a60d.jpg

Enviado do meu HUAWEI Y625-U21 através do Tapatalk

Um concelho várias realidades diferentes. O granizo/saraiva foi pouco democrático e ainda bem! Por aqui acabei eu por danificar ligeiramente algumas plantas cobrindo-as:(, mas escapei às zonas mais perigosas e não tive grande granizo. Mas noutros locais:surprise::

Boa tarde , na Covilhã não chove desde cerca das 17h, continuam a ouvir-se trovões nas redondezas.
A temperatura tem estado estável na ultima hora, agora com 18.7ºc.

Vídeo a x32 da tarde de hoje feito entre as 15h39m e as 16h58m da trovoada sobre a Cova da Beira, ao inicio à esquerda vê-se a célula que se encontrava sobre Caria e que seguiu para norte, começou a chover na Covilhã mais ao menos ao 1m20s do vídeo, e depois veio o "melhor".

:shocking::thumbsup:
Emocionante registo, dramático. Parece-me até que poderá ter passado uma shelfcloud, na altura em que desaba a chuva.

Duas imagens de satélite da situação de ontem, em alta resolução com meia hora de intervalo, que permitem visualizar a expansão da convecção e do anel criado pelas correntes descendentes e divergentes à superfície:

Satélite Suomi, cerca das 13:16 utc:

KjJi4wQ.jpg

Satélite Aqua, 13:55 utc:

K0mRaqB.jpg
.
Na comparação, para além do anel, ressalta a espantosa rapidez de desenvolvimento das células na zona de Portalegre. Estas células juntar-se-iam ao grande aglomerado das Beiras.

GPE2ddU.jpg

Última edição: