Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2010

AnDré

Staff
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
11,045
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (900m)
Reparei agora que há uma estação no WU situada na zona sul de Bragança, em Samil, que acumulou 8,6mm ao final da tarde.

Descargas registadas entre as 10h e as 21h utc.

semttulo4wm.png
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,501
Local
Cavaleira (Sintra)
Chuva intensa provoca inundações em Bragança e Chaves

Trovoada, chuva intensa e granizo provocaram hoje ao final da tarde várias inundações em habitações, comércio e armazéns, em Mogadouro (Bragança) e em Pastoria (Chaves).

Trovoada, chuva intensa e granizo provocaram hoje, ao final da tarde, várias inundações em habitações, comércio e estabelecimentos públicos, na vila trasmontana de Mogadouro, no distrito de Bragança.

Segundo o comandante dos bombeiros de Mogadouro, os pedidos de auxílio rondaram as duas dezenas, na sua maioria para bombear a água que entrou para as garagens e os estabelecimentos comerciais, devidos a problemas de drenagem.

"A tromba de água durou cerca de uma hora e meia, situação que gerou algum caos nas partes baixas da vila. De momento continuamos a tentar responder as todas as solicitações. No entanto, alguns dos problemas devem levar algum tempo a resolver", acrescentou o comandante.

Para o local foram mobilizadas duas dezenas de homens, apoiados por cinco viaturas e motobombas.
"Nunca vi nada assim, parecia o fim do mundo"

Na localidade de Pastoria, no concelho de Chaves, a tromba de água inundou casas e armazéns e arrancou uma vinha.

A água começou a cair por volta das 16h30 e assim continuou durante cerca de uma hora, segundo contaram à Lusa os habitantes da localidade.

Os caminhos estão intransitáveis e a rede de saneamento também foi afetada, disse à Lusa o presidente da junta de freguesia de Pastoria, Miguel Antunes, que explicou que o incêndio que afetou a serra, no domingo, fez com que a terra ficasse mais vulnerável e fosse agora facilmente arrastada pela água. Prevendo a situação, o autarca iniciou a construção de valas, mas não foi possível evitar danos, acrescentou.

No local estão dez bombeiros voluntários de Chaves e duas viaturas. Os habitantes, com sacholas, mangueiras, pás, retro-escavadoras e tratores estão a ajudar os bombeiros a retirarem a terra das habitações.

Maria José Valetelhas foi a pessoa mais afetada pela tromba de água, tendo ficado com a casa completamente inundada e os eletrodomésticos avariados. Também ficou sem nada no armazém onde guardava cebolas, batatas, milho e vinho, arrastados pelas águas.

"Nunca vi nada assim, parecia o fim do mundo", descreveu, falando em "prejuízos incalculáveis". Já o marido de Maria José, António Valetelhas, disse que quando ia a caminho de casa teve de parar o carro, dada a força da água, e continuar a pé. "Pensava que me ia afogar", disse.

Expresso
 

Pedro

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Céu encoberto por nuvens baixas e neblina. Vento fraco de SW na casa dos 10km/h.

Actuais 19.7ºC e 79%HR.
 

Pedro

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Céu parcialmente nublado, com o céu a limpar e o sol a aparecer. Vento fraco a moderado de SW com rajadas na casa dos 15 a 20km/h.

Actuais 22.6ºC e 68%HR.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Santa Comba Dão
por aqui foi uma manha de um denso nevoeiro com alguns choviscos, e assim se manteve toda a manha ficando o ceu limpo a partir das 13h... nao houve vento durate o dia...
a minima de hoje foi de 18.4ºC e uma maxima de 27.2ºC

actualmente esta tudo calmo, sem vento, ceu limpo e com 22.7ºC
 

Pedro

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Manhã de céu nublado e neblinas com vento fraco de SW. Da parte da tarde no que toca ao vento foi semelhante à manhã, só que com céu limpo que foi preenchendo-se de algumas cumulus.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,027
Local
Bragança - 690m
Por aqui céu limpo e ainda quente... 22ºC actualmente.


Os extremos de hoje ficaram em: 11,5ºC -> 31ºC