Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2014



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Segue-se uma tarde pacífica com algumas nuvens e abertas. O céu está mais carregado a Sul como era de esperar já que as células mais robustas estão a sul daqui. Entretanto creio que a Serra do Caramulo está a impulsionar o crescimento de cumulus congestus (em particular a zona sul da serra) como ilustram as seguintes imagens:
xiuVNoT.jpg

ad1E301.jpg
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Começa a chover e trovoada já com dois trovões bem audíveis :)

Pela zona sul só caíram uns pingos...trovôes já ouvi ao longe e um relâmpago a sul,mas escuro vêm,vamos ver,nem que seja para apagar o pó,hó ruben :).
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Acho que esta previsão de precipitação do GFS para as 18h está muito otimista. Será que vão nascer células capazes de corresponder com a precipitação atribuída, tendo em conta que a temperatura vai descer? É que as células na zona de Lisboa não parecem vir aqui para a minha zona e também para o norte.

EdEuo7v.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Acho que esta previsão de precipitação do GFS para as 18h está muito otimista. Será que vão nascer células capazes de corresponder com a precipitação atribuída, tendo em conta que a temperatura vai descer? É que as células na zona de Lisboa não parecem vir aqui para a minha zona e também para o norte.

Não acredito muito. Está a faltar um pouco mais de temperatura para alimentar as células que por aqui têm passado. Digo eu.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Céu nublado por nuvens altas e médias, 23.7ºC e não se perspectiva nada de diferente para a zona. Diria que a instabilidade parou até porque as cumulus congestus decresceram consideravelmente.