Seguimento - Janeiro 2007



Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Eu nao consigo compreeder uma coisa. alguem me explique.

Lisboa em alerta amarelo, o resto do pais a verde.

No resto do pais ta mais frio neste momento do que em Lisboa:cold:

Acho que o alerta amarelo devia durar pelo menos esta noite, o vento ta gelido e as temperaturas bem baixas.

Ou estarei a ver mal a situação?

Deve-se aos vários critérios utilizados em cada região pelo IM para lançar os alertas:

2001074180451717516_rs.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Melgaço
Muito alta a temperatura por aqui... 8.6ºC se continuar assim a neve não aguenta esta semana...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Na minha opinião, importava primeiro um radar perto do litoral já que é daí que vem 99% da nossa precipitação... já não era nada mau! Sabes qual é custo de um radar doppler para utilização em meteorologia?

certo, o ponto de vista do litoral faz sentido. o prob é que qd o instalarem, é definitivo, e.. durante uns bons anos nao havera $$ para outro, por isso talvez tambem a tanta indecisao de escolher o sitio "perfeito".. :rolleyes:
nao faço a minima qto custa.. se calhar nao e assim tao caro.. mas os fundos sao mesmo minimos.. e depois, ha manutençao, pessoal, etc etc.. dai tanta demora penso eu..
o que nao desculpa tudo naturalmente.. longe disso..
ja era mais que tempo de o terem,era de facto essencial! :mad:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Completamente de acordo Vince;)
E se eles dissessem que ia nevar á cota zero e se depois se enganassem as criticas ainda seriam piores do que aquelas que sao feitas agora.
Como voces bem sabem estes fenomenos sao muito localizados e podem nestas situações nevar numa localidade á cota zero e se calhar noutra localidade nas proximidades nem sequer chegar a nevar.

É isso mesmo. É muito fácil analisar ou criticar os acontecimentos após estes terem decorrido.

Aquilo que eu disse foi um mero desabafo, pois só conheci este forum há poucos dias, e nesses muitos poucos dias fez-me impressão a quantidade de criticas ao IM, a maioria das quais veio a revelar-se um flop ainda maior do que a critica inicial. O que nestas coisas do clima é a coisa mais natural do mundo :-)

Acho que devemos criticar sim, mas não no "bota abaixo" quase de gozo, como por vezes tenho lido.
A atitude da critica destrutiva é uma atitude errada, acho que a atitude correcta é a da exigência, fazer chegar ao IM a mensagem que há centenas de pessoas que gostam de falar e debater o clima, e o IM por sua vez fazer chegar essa mensagem aos governos, para que haja mais meios, para que haja por exemplo um simples radar no norte do país por exemplo. É assim que as coisas funcionam na América, há milhões de pessoas a seguir e a debater as épocas de furacões, as viagens no espaço,etc,etc, e é assim que as diversas entidades conseguem fundos para disponibilizar mais meios e recursos aos cidadãos como nós.

Quero que percebam que eu não estou a defender o IM, acho que como organismo estatal o IM ainda tem muito, mas mesmo muito que melhorar. Eu por exemplo não me esqueço que no dilúvio de há uns meses na cidade de Pombal eu mesmo poucas horas da chuva torrencial li num forum espanhol um alerta dum forista espanhol para a possibilidade dum diluvio em Portugal, e o IM nada alertou sobre esse assunto nesse dia. Aquilo que eu estou a tentar dizer é que devemos ser criticos de forma construtiva, fazer chegar a mensagem ao IM. Mas eu também acho que eles mudaram bastante nos últimos 2/3 anos, e acho que merecem uma pequena palavra de elogio por isso.

Nos acontecimentos de hoje, não me parece que tenham errado assim tanto face a toda a informação que estava disponível. Para todos os efeitos, água-neve não é nada de extraordinário, não houve propriamente vidas em risco por exemplo.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
É isso mesmo. É muito fácil analisar ou criticar os acontecimentos após estes terem decorrido.

Aquilo que eu disse foi um mero desabafo, pois só conheci este forum há poucos dias, e nesses muitos poucos dias fez-me impressão a quantidade de criticas ao IM, a maioria das quais veio a revelar-se um flop ainda maior do que a critica inicial. O que nestas coisas do clima é a coisa mais natural do mundo :-)

Acho que devemos criticar sim, mas não no "bota abaixo" quase de gozo, como por vezes tenho lido.
A atitude da critica destrutiva é uma atitude errada, acho que a atitude correcta é a da exigência, fazer chegar ao IM a mensagem que há centenas de pessoas que gostam de falar e debater o clima, e o IM por sua vez fazer chegar essa mensagem aos governos, para que haja mais meios, para que haja por exemplo um simples radar no norte do país por exemplo. É assim que as coisas funcionam na América, há milhões de pessoas a seguir e a dabater as épocas de furacões, as viagens no espaço,etc,etc, e é assim que as diversas entidades conseguem fundos para disponibilizar mais meios e recursos aos cidadãos como nós.

Quero que percebam que eu não estou a defender o IM, acho que como organismo estatal o IM ainda tem muito, mas mesmo muito que melhorar. Eu por exemplo não me esqueço que no dilúvio de há uns meses na cidade de Pombal eu mesmo poucas horas da chuva torrencial li num forum espanhol um alerta dum forista espanhol para a possibilidade dum diluvio em Portugal, e o IM nada alertou sobre esse assunto nesse dia. Aquilo que eu estou a tentar dizer é que devemos ser criticos de forma construtiva, fazer chegar a mensagem ao IM.

Nos acontecimentos de hoje, não me parece que tenham errado assim tanto face a toda a informação que estava disponível. Para todos os efeitos, água-neve não é nada de extraordinário, não houve propriamente vidas em risco por exemplo.


La estamos nos a falar de um assunto que não tem nada a ver com o topico, acho que ja foi criado um propio mesmo para isso, va la pessoal, o que entressa e seguimento de janeiro, i podemos ter algumas supresas esta noite;)
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
É isso mesmo. É muito fácil analisar ou criticar os acontecimentos após estes terem decorrido.

Aquilo que eu disse foi um mero desabafo, pois só conheci este forum há poucos dias, e nesses muitos poucos dias fez-me impressão a quantidade de criticas ao IM, a maioria das quais veio a revelar-se um flop ainda maior do que a critica inicial. O que nestas coisas do clima é a coisa mais natural do mundo :-)

Acho que devemos criticar sim, mas não no "bota abaixo" quase de gozo, como por vezes tenho lido.
A atitude da critica destrutiva é uma atitude errada, acho que a atitude correcta é a da exigência, fazer chegar ao IM a mensagem que há centenas de pessoas que gostam de falar e debater o clima, e o IM por sua vez fazer chegar essa mensagem aos governos, para que haja mais meios, para que haja por exemplo um simples radar no norte do país por exemplo. É assim que as coisas funcionam na América, há milhões de pessoas a seguir e a debater as épocas de furacões, as viagens no espaço,etc,etc, e é assim que as diversas entidades conseguem fundos para disponibilizar mais meios e recursos aos cidadãos como nós.

Quero que percebam que eu não estou a defender o IM, acho que como organismo estatal o IM ainda tem muito, mas mesmo muito que melhorar. Eu por exemplo não me esqueço que no dilúvio de há uns meses na cidade de Pombal eu mesmo poucas horas da chuva torrencial li num forum espanhol um alerta dum forista espanhol para a possibilidade dum diluvio em Portugal, e o IM nada alertou sobre esse assunto nesse dia. Aquilo que eu estou a tentar dizer é que devemos ser criticos de forma construtiva, fazer chegar a mensagem ao IM. Mas eu também acho que eles mudaram bastante nos últimos 2/3 anos, e acho que merecem uma pequena palavra de elogio por isso.

Nos acontecimentos de hoje, não me parece que tenham errado assim tanto face a toda a informação que estava disponível. Para todos os efeitos, água-neve não é nada de extraordinário, não houve propriamente vidas em risco por exemplo.

Hoje acho que não vi ninguém criticar o IM, ninguém aqui do fórum tinha a mínima ideia do que se ia passar esta manhã ;)

Mas olha que não foi só água-neve, vê as imagens do Sobral de Monte Agraço :woot:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
certo, o ponto de vista do litoral faz sentido. o prob é que qd o instalarem, é definitivo, e.. durante uns bons anos nao havera $$ para outro, por isso talvez tambem a tanta indecisao de escolher o sitio "perfeito".. :rolleyes:
nao faço a minima qto custa.. se calhar nao e assim tao caro.. mas os fundos sao mesmo minimos.. e depois, ha manutençao, pessoal, etc etc.. dai tanta demora penso eu..
o que nao desculpa tudo naturalmente.. longe disso..
ja era mais que tempo de o terem,era de facto essencial! :mad:

O problema do radar do litoral é que tinham que ser pelo menos dois...porque um também nao vai resolver os problemas....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
La estamos nos a falar de um assunto que não tem nada a ver com o topico, acho que ja foi criado um propio mesmo para isso, va la pessoal, o que entressa e seguimento de janeiro, i podemos ter algumas supresas esta noite;)

Tens razão, deixemos as tretas da politica e do IM de lado, podemos bem passar sem elas :)

Aqui em Oeiras, estou pessimista, a temperatura depois de uma ligeira e interessante descida pelas 16:00h, a partir daí nunca mais quis cair, mantem-se estável nos 8 graus.
 
M

Membro excluído 274

Bem amigos, nao me parece k o mercurio desça mto mais esta noite, deve manter-se estável pelos 6 graus, assim não me parece! E eu que tenho exame amanha! Era a desculpa ideal! :p
 
Registo
6 Ago 2006
Mensagens
11
Sabes qual é custo de um radar doppler para utilização em meteorologia?

Por baixo o custo de um bom radar Doppler é 1 milhão de dólares. A maior ou menor infra-estrutura depende muito mais dos formuladores de políticas públicas do que os previsores do tempo. Não quero entrar na questão do aquecimento global porque é off-topic, mas o pavor e o medo que está se criando em torno do aquecimento fará com que muitos governos invistam mais nas suas infra-estruturas de monitoramento e previsão do tempo e o clima. Mais que um investimento apenas de Portugal, a União Européia deveria montar uma grande rede integrada de estações, radares, etc, envolvendo todos os governos porque os países têm, na maioria, pequena dimensão geográfica e o que ocorre em um território imediatamente repercute no outro.