Seguimento - Janeiro 2007

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por kimcarvalho 1 Jan 2007 às 07:40.

1. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Gostei de ver os meninos do IM a dizer q estavam impressinados por estar a nevar em Lx, sou de uma zona fronteiriça e vejo a meteo espanhola e sabem uma coisa, os tugas erram sempre as cotas de neve... os espanhois têm mais pontaria. ja no ano passado aqui nada s falava mas em espanha as previsoes indicavam neve a qualquer cota na peninsula e foi o que aconteceu... Estranho? Talvez Não!

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. tozequio

tozequio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
    No ano passado como poderás ver pelos tópicos de Janeiro de 2006, grande parte dos membros do fórum já tinham uma noção de que a cota 0 era um cenário muito provável, o que se veio a verificar. Agora em relação à situação de hoje, acho que a esmagadora maioria dos membros foi apanhada de surpresa, tal como o IM foi...:confused:

Mas no essencial concordo contigo, um dos grandes problemas do IM nas previsões é a definição da cota de neve, parece que têm medo de "arriscar" cotas de neve baixas. Na previsão detalhada que actualizaram hoje nem sequer colocaram uma cota de neve, ao menos assim não são surpreendidos :rolleyes:

3. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Pinhal Novo/Lisboa
    Bem pessoal
    vim agora da Arrabida e de facto vi muito branco mas apenas dos calhaus porque neve nem ve-la, ainda fui pela serra acima pra apanhar uma nuvem preta que por lá andava a deitar umas pinguinhas mas quando cheguei lá acima a sacana ja tinha fugido:lol:
    Agora o que eu posso confirmar é que la do alto da serra se via uma massa nubulosa bem preta que vinha desde este e envolvendo todo o sul, alguma alma caridosa me pode dizer o que podemos esperar desta bendita nuvem?:rolleyes:
    E já agora á malta que tá em Setubal estejam atentos porque voces hoje são a nossa primeira equipa de observaçao, uma vez que me parece que as nuvens estão a entrar por aí;)

4. Zico

Zico
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    28 Out 2005
    Local:
    Alfragide
    Boas,

vem outra dose de quê ? Desde a hora de almoço que não chove uma pinga aqui em Alfragide, bastante frio, tempo relativamente tenebroso, mas mais nada....Palpites ?

5. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço

Segundo parece no ano passado a cota de neve baixa tinha sido prevista nos modelos mas o IM não quis acreditar e como tal não colocou na previsão. E este episódio? Será que até aos modelos de mesoescala escapou? :unsure:

6. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
  7. Snow

Snow
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jan 2006
    Local:
    Mouriscas - Abrantes
    Aqui o ceu ta carregado, e a temperatura a descer:cold:

Neste momento tenho 6.6º e um vento gélido.:cold:

8. Sanxito

Sanxito
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Santa Marta do Pinhal 42 m - Corroios
    Boas pessoal, esta tarde andei pela arrábida pra ver como tava o tempo, já eram 17h00 e a temp mais baixa k registei foi de 5,9ºc.
    Agora tou pela Amora e tenho 7,1ºc e já alguma chuva a .cair

9. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Amigos... se voces vissem o boletim meteo na TV3 (tv da catalunha) ou mm da Tele Madrid que emitem livremente na Hispasat voces veriam o k é 1 serviço meteo de qualidade, com camaras em Directo, fotos enviadas pelos espectadores, mapas animados com informaçoes concretas, aqui nem sequer ha 1 boletim meteo, não sao dignos desse nome, pois dizem absolutamente nada. Parece k isso vai mudar em breve na RTP, mas so acredito vendo!

10. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    Boas
    Por aqui tive minima de -3,2ºC e agora tenho +2,6ºC
    O céu esteve limpo mas agora já está cheio de nuvens
    1022hpa

11. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Por aqui céu muito nublado.

Estou com 7.0ºC mas mal começe a chover vai baixar :w00t: e a humidade 49%.

A pressão está nos 1018hpa.

12. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Pinhal Novo/Lisboa
    Já chove na Amora?!!!
    Mas infelizmente com as temperaturas na area da grande Lisboa a rondarem os 6ºc a 7ºc nao me parecem que vá suceder algo, resta esperar que elas baixem mais só que se calhar depois já não há precipitaçaõ:(

13. Tiagofsky

Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jan 2006
    Local:
    Porto
    Aqui pelo Norte vamos ter que criar um cordão humano...so um milagre nos pode descer as temperaturas subitamente...:sad:

14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    É assim, a mim por vezes incomodam-me as criticas ao IM. Nisto do clima é muito fácil criticar, porque se há alguma coisa onde as coisas são dinâmicas e imprevisiveis, essa coisa é o clima. Veem-se criticas por defeito, como se veem por excesso. Ainda ontem ou anteontem havia pessoal aqui a criticar as cotas de neve no interior do Alentejo e Beira Baixa e apesar de no forum ninguém estar à espera, o que é facto é que nevou em Barrancos, etc.

Hoje, acho que ninguém estava à espera que aquela frente vinda de Sul trouxesse temperaturas tão baixas a ponto de fazer cair neve. Uma coisa é a realidade espanhola, outra coisa é a nossa realidade, com um imenso oceano por todos os lados.

Eu acho que o IM como todos os institutos deste género, acho eu que devem ser conservadores nas suas análises. Mesmo sendo conservadores, como podemos ver, estão sempre sujeitos a criticas, quer por defeito, quer por excesso. Se não fossem conservadores e cautelosas, então imaginem a violência das criticas....

E finalmente, acho que nos últimos tempos eles teem melhorado bastante. Aquela mudança para alerta amarelo em Lisboa em pleno Domingo seria impensável há uns anos atrás.

Aquilo que eu como cidadão contribuinte tenho a dizer mal do IM é muito diferente e simples: estamos sem um único radar a funcionar neste momento. Isso sim é escandaloso. Mas a culpa se calhar nem é dos desgraçados do IM..

15. tozequio

tozequio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
    Nós devemos estar amaldiçoados, esta deve ser a única zona do país onde não nevou nos últimos 2 anos :sad:

Partilhar esta Página