Seguimento - Janeiro 2007

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por kimcarvalho 1 Jan 2007 às 07:40.

1. Tiagofsky

Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jan 2006
    Local:
    Porto
    É incrivel..Enfim,sem comentarios..!Eu as vezes evito olhar p os modelos p ver se posso ser surpreendido,mas a nossa sorte não é esta..Espero é que quando vier, que nos deixe BEM atolados debaixo de 2 metros d neve..!:angry:

2. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Pinhal Novo/Lisboa

Completamente de acordo Vince;)
    E se eles dissessem que ia nevar á cota zero e se depois se enganassem as criticas ainda seriam piores do que aquelas que sao feitas agora.
    Como voces bem sabem estes fenomenos sao muito localizados e podem nestas situações nevar numa localidade á cota zero e se calhar noutra localidade nas proximidades nem sequer chegar a nevar.

3. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    acho que neste caso era mais complicado, alias foi tudo mesmo no "limite".. dum lado o ar frio que ca tem andado, do outro a depressaozinha que ja tava prevista com precipitaçao, mas nem tava assim tanto frio, e nem os modelos davam temperaturas mt baixas aos 850hPa! alias mm ca em baixo nunca teve assim tanto frio. foi de facto surpreendente, e os aguaceiros foram bem generosos para nos dar neve a cotas baixas com estas condiçoes!
    a do ano passado parecia-me mt mais evidente e facil de "arriscar". acho que nem os espanhois no INM hoje arriscariam neve em LX:rolleyes: !
    de qq maneira acho que com um bocadinho de atençao, apesar de nao parecer mt provavel acontecer (alias ate mt pouco provavel), parecia uma possibilidade nao totalmente a descartar a neve de hj! (admito que la no fundo, embora muitissimo pouco acreditasse, tinha 1 pontinha de esperança:hehe: )
    alias, o seringador tinha feito 1 analise a situaçao de hj bastante razoavel e explicativa(ha uns 2 ou 3 dias atras), se nao me engano ;)

5. Pedro Canelas

Pedro Canelas
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Nov 2005
    Local:
    Carnaxide
    Vejam o alerta amarelo só para Lisboa dado pelo IM:surprise:

:cold:

6. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Pinhal Novo/Lisboa
    Já tinha visto, de facto é brutal mas so confirma o que os modelos preveem, ou seja a iso -30 a abarcar a zona litoral na area da grande Lisboa, região Oeste e Peninsula de Setubal.

7. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço

Obrigado rozzo pela explicação...

Lembro-me que Espanha na vaga de frio no final de Dez/97 e princípios de 98 também ouve um engano semelhante, pois previa-se que o frio retirasse antes da chegada de uma depressão o que não aconteceu e trouxe quedas de neve em quantidades assinaláveis

8. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Eu tenho a dizer mal é desse maravilhoso mundo político. Como é concebível o IM ainda não ter um radar no norte do país?

9. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    isto nao é explicaçao.. nao tou a ensinar nada a ninguem :p
    tou mesmo so a dar a minha opiniao! que ate pode tar completamente errada :rolleyes: :unsure: :p

mas sim, isso que tas a dizer do engano de Espanha é +- isso! mais tarde ou mais cedo o frio vai retirar, parece é que foi mais tarde! e talvez o timing de ser de manhazinha tenha sido ponto-chave.. pelo que tive a ver dos modelos duvido que aguente mt mais que esta noite.. na volta nem chove.. ou nem neva mas so chove.. ou cai um granda nevao que isola lisboa:lmao: mas sabe-se la.. ja nao digo nada depois de hoje de manha :lmao: :cool:

10. Snow

Snow
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jan 2006
    Local:
    Mouriscas - Abrantes
    Eu nao consigo compreeder uma coisa. alguem me explique.

Lisboa em alerta amarelo, o resto do pais a verde.

No resto do pais ta mais frio neste momento do que em Lisboa:cold:

Acho que o alerta amarelo devia durar pelo menos esta noite, o vento ta gelido e as temperaturas bem baixas.

Ou estarei a ver mal a situação?

11. Sanxito

Sanxito
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Santa Marta do Pinhal 42 m - Corroios
    Boas João, choveu mas durou pouco, entretanto já chove de novo mas é fraca.
    Quanto á temp sigo com 7,0ºc

12. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    esta, por tar la dentro sei responder :D

1) dinheiro, obvio, ja todos sabemos

2) se o houvesse a vontade, eles montavam la varios para cobrir bem...

3)... o problema.. é que é complicado um radar ser realmente mt eficiente num terreno como a regiao norte, pelos mts sistemas montanhosos! ha muitas ocultacoes do feixe, etc etc, que faz com o produto nao seja assim tao bom, e "escape" mta chuva! (como acontece p.ex atras da serra da estrela com o radar de coruche)... entao é bastante dificil escolher 1 bom sitio, o ideal, seria varios..

4) nao havendo dinheiro para varios, e a escolha do unico (para o qual o $ ja sera mt escasso..) ora pronto.. talvez somando politiquices, burocracias.. e ta explicado :rolleyes: vai arrastando.. talvez para 2087? :lmao:

PS: sei que ha testes "acoplando" o radar da galiza, mas nada de oficial nem operacional.. isto sim seria 1 ajuda razoavel.. embora o da galiza tb deva ter as tais "ocultaçoes" para ca.. mas pronto, melhor que nada:)

13. Snow

Snow
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jan 2006
    Local:
    Mouriscas - Abrantes
    Neste momento 5.3º e o céu carregado de nuvens.

Ver se começa a :rain:

14. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    E as ilhas, que nem pelo espanhol se conseguem ver alguma coisa... nem de trovoadas se dignam a instalar por cá!

15. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço

Na minha opinião, importava primeiro um radar perto do litoral já que é daí que vem 99% da nossa precipitação... já não era nada mau! Sabes qual é custo de um radar doppler para utilização em meteorologia?

Partilhar esta Página