Seguimento - Janeiro 2009

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Antes de relatar as condições actuais não posso deixar de fazer um breve comentário a esta questão:

É comum, nomeadamente em tópico de seguimento de previsões instalar-se alguma confusão com os mapas de temperatura, sendo erro normal das pessoas menos esclarecidas na matéria (já aconteceu o mesmo comigo :) ), estranhar os mapas e interpreta-los erradamente como previsão de temperaturas à superfície (o que não é o caso). À medida que vamos subindo em altitude o valor da pressão atmosférica desce. As temperaturas a 850 e 500 hPa, correspondem a valores de temperatura em altitude, sendo o conceito teórico a altitude em que a pressão se iguala a 850 e 500 hPa. Desta forma os valores apresentados são os da temperatura a esta altitude. A combinação das duas temperaturas aliada a outros factores pode, por exemplo, ajudar a determinar uma cota de neve :). A altitude aproximada destas pressões embora variável aproxima-se de alguns valores que neste momento não tenho presente :unsure:
Peço desculpa pelo aparte mas considero muito importante ao nível do esclarecimento de uma dúvida recorrente.

Ora agora em jeito de seguimento digo que o dia acordou com céu pouco nublado e sol em Coimbra, mas de forma rápida e surpreendente o nevoeiro atacou em força, estando neste momento em início de dissipação! O frio esse está neste momento em stand by. Apesar da elevada humidade, manhã agradável!

Boa tarde! Não posso deixar de comentar a explicação que foi disponibilizada pelo nosso colega certamente muitos não sabiam o significado da situação inclusive eu. Obrigado vitamos!

Céu muito nublado na Covilhã, com 10 graus na zona baixa da cidade, tendo-se registado uma mínima de 2 graus. A neve é bem visível acima dos 1000 metros...

Estou com céu cada vez menos nublado e 13,7 ºC.

Boas tardes:cool:hora cá estou eu de volta só agora,isto de o chefe de andar a marcar renuiões há sexta e começar ás 11h e acabar dentro da hora do almoço ás 13h30m têm de acabar digo eu:lol:

Então vamos ao que interessa depois de cerca de 24h a :rain:sem parar eis que hoje temos por cá o sol logo pela manhã com algumas neblinas, o frio também não foi muito minima 4.8ºC,neste momento por aqui há poucas nuvens no ar e vento fraco.

Dados actuais 12.9ºC pressão 1021.0hpa 66%hr mais com 1.5mm desde 0.00h.

Até logo quase de FS:thumbsup:

Por aqui depois de um dia de sol e ceu quase limpo, aproxima-se bastante nebulosidade. Sera precipitacao? Mas acho que nao esta prevista.

Não haverá precipitação, é apenas a formação de nuvens devido ao arrefecimento dos vales.

É exactamento o que está a acontecer aqui, depois de pouca nublesidade, eis que está a tornar-se muito nublado devido à proximidade da Serra da Lousã.

Segue com 12,3º