Seguimento - Julho 2008

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Perfeitamente natural; esta situação de "subida" da temperatura está associada à própria dinâmica da circulação geral da atmosfera, quando uma massa de ar tropical está quase a ser substituída por uma massa de ar polar marítima. O aumento da nebulosidade não deixa que a temperatura diminua.
Já aconteceu e foi aqui comentado diversas vezes.

Foi uma noite curiosa. Em quase todas as estações online nesta região as temperaturas subiram durante a madrugada. Muitas delas a partir das 3 horas mas a tua foi mais tarde e de forma mais repentina.

ESTREMOZ (dados de hoje): Temperatura mínima - 16,5 ºC (03h29); Temperatura máxima - 26,5 ºC (14h06); Temperatura actual - 18,7 ºC; Pressão atmosférica - 1014 hPa.

ESTE MÊS:
Temperatura mínima - 13,7 ºC (dia 1); Temperatura máxima - 31,7 ºC (dia 1)
 


João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Boa Tarde a todos!

Mais um dia de Verão, este ligeiramente mais fresco do que o que vem sendo habitual.


Neste momento:

Portela: 17.8ºC / 59%
Nisa: 18.5ºC 7 40%

Nestes últimos dias tenho sentido muitos problemas com a estação de Nisa. Deve estar a haver uma greve geral dos sensores por lá... é o material a ressentir-se da idade (+5 anos). A loucura é generalizada.
Imaginem só qual não foi o meu espanto, que hoje qd fui verificar os dados transmitidos, me deparei com uma pressão atmosférica de 1085mb :eek:
Que grande anticiclone!

Até agora, parece que só o termo-higrómetro exterior e o pluviómetro é que ainda não foram afectados por esta febre generalizada. A ver vamos...
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas noites! Perdão pela minha ausência...:p:p

Por cá, a máxima foi de 22,6ºC pelas 16:34
Neste momento já levo 16,7ºC
Humidade a 69%
Pressão a 1016 hPa

Pelas 17:43, o vento chegou aos 30,6 km/h:)


Segundo o IM, Pelas 20h, a localidade mais quente do país era Mértola, com 25,0ºC
Segundo o IM, Pelas 20h, a localidade mais fria do país eram as Penhas Douradas, com 7,9ºC:cold:

Segundo o freemeteo, Pelas 20h, na Serra da Estrela, a 1966m, a temperatura era de 6ºC:cold:

Segundo o Estradas de Portugal S.A., ás 21:35, Piornos tinha 5ºC:cold:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Perfeitamente natural; esta situação de "subida" da temperatura está associada à própria dinâmica da circulação geral da atmosfera, quando uma massa de ar tropical está quase a ser substituída por uma massa de ar polar marítima. O aumento da nebulosidade não deixa que a temperatura diminua.
Já aconteceu e foi aqui comentado diversas vezes.



ESTREMOZ (dados de hoje): Temperatura mínima - 16,5 ºC (03h29); Temperatura máxima - 26,5 ºC (14h06); Temperatura actual - 18,7 ºC; Pressão atmosférica - 1014 hPa.

ESTE MÊS:
Temperatura mínima - 13,7 ºC (dia 1); Temperatura máxima - 31,7 ºC (dia 1)
já aconteceu mas sucede poucas vezes..é a mesma coisa que termos temperatura a diminuir das 11 da manha ate as 3,como aconteceu por exemplo no dia 29 de janeiro de 2006 :) são sempre situações algo raras
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Boa noite!

Já se nota que vai ser uma noite mais fresca, mesmo com o vento vindo de Noroeste. Estou com 24.5ºC, a descer bem. Mas até foi um dia quente, tive de máxima de 32.0ºC.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
É... aqui também vou tendo sucessivas mínimas do dia!:D Levo 16,2ºC neste momento!


Nova actualização do IM...:D (21h)

O local mais quente de Portugal era a Ponta do Sol, com 23,2ºC
O local mais frio de Portugal eram as Penhas Douradas, com 6,8ºC!


E esta?:D

freemeteo3cestrelajulhodv2.jpg
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Segundo o relatório mensal do IM, referente a Julho de 2007, a temperatura mais baixa registada nesse mês foi de 1,5 C. em Lamas de Mouro a 18 de Julho de 2007. Segundo o mesmo documento, a temperatura mais baixa registada em Julho foi de 0 C. a 15 de Julho de 1948 em Lagoa Comprida.

É possível que as próximas noites tragam alguma surpresa inesperada, vamos aguardar.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Boa noite a todos!
Depois de uma semana verdadeiramente à maneira do Alentejo Interior, com perto de 40ºC no fim de semana (o meu sensor registou 49,8ºC no sábado mas claro que estava ao sol! :lmao:) eis que finalmente se pode abrir a janela para entrar o ar fresco e a casa arrefecer um pouco.
Não sou natural de Moura. Aliás só cá vivo há dois anos pelo que este calor é para mim muito difícil de suportar. Só se tem bem a noção do que são estas temperaturas quando se está metido no meio delas... coisa que gosto muito pouco. E se tivermos em conta que antes de Moura vivia em Manteigas...
Não há dúvida de que aqui o clima é bem típico: verões quentes (muito... a Amareleja pertence ao concelho de Moura...) e secos, por vezes com trovoadas e invernos bastante frios (frequentes geadas em Janeiro-Fevereiro), pouco chuvosos mas com muitos nevoeiros (parece que pior desde Alqueva).
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Por cá a temperatura continua a descer consideravelmente :unsure:

Resumo do dia:

Temp. Máx.: 32.0ºC
Temp. Min.: 21.0ºC
Temp. Actual.: 22.6ºC


Votos de uma boa noite e até amanhã

:thumbsup:
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
Não, não..
Aliás, se não fosse a casa estar quente, lá teria eu de ir buscar uma manta:hehe:
18,2ºC e já igualei a minima do dia.



Às 18h UTC Amareleja era a localidade mais quente com 26,2ºC.
Provavelmente Faro, S.Brás de Alportel e Castro Marim estariam mais quentes que os 26,2ºC, mas apresentam-se sem dados.

Fresquinhas, fresquinhas estavam:
Penhas Douradas: 9,6ºC
Lamas de Mouro: 10,8ºC
:cold::cold:

:) sim, mas comparado com os outros dias, axo que vai ser mais fácil, loool digo eu:rolleyes:
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
tenho neste momento 15,0 graus, a noite promete, a casa agradece.

a minha avó disse-me que em Julho de 1930 não faltava muito para a temperatura ir aos 3 graus em Lisboa.

Ela também gosta muito destas matérias.

Bom, se é verdade ou não, não sei, não estava vivo naquela altura, mas dá uma ideia de que antigamente o clima era bem mais interessante

mais uma vez ---- digo eu:p