Seguimento - Julho 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Fui agora ao site do IM e a previsão pra domingo é de céu pouco nublado... Esta situação de Marrocos é de acompanhar, apesar de ter as minhas dúvidas se chegará alguma coisa. Os nuestros hermanos também já se questionam no fórum se vai chegar lá :lol: O que acho um pagode é a máxima que o IM previa para hoje, 27º. Máxima entre os 33 e os 34º e os 32º que continuam quase às 8 da noite sem sequer haver o tipico efeito fohen... acho que a malta lá nao se deu muito ao trabalho de ler as cartas :lmao:

boas,como sempre, é sempre os mesmos a apanhar com o sufoco beja 40ºc evora 39.8ºc seguido de, adivilhaõ lá de quem?do albimeteo com os seus37,9ºc a sofer na pele. portanto maximas de hoje e do ano 37,9ºc e minima de 22.8ºc se é se pode considerar temperatura

ALBIMETEO possivelmente Évora passou dos 40ºC porque eu aqui registei 40ºC ás 16h..não sei se foi erro mas aqui a tarde pelo menos entre as 13h e 17h andou sempre acima de 38ºC..

quanto aquela situacão dos cumulos em marrocos..acho que se o vento mudasse para Noroeste era capaz de atingir pelo menos o Algarve ja não digo o Alentejo...acho que o vento ta a empurrar para o sul de espanha...não e?

ALBIMETEO possivelmente Évora passou dos 40ºC porque eu aqui registei 40ºC ás 16h..não sei se foi erro mas aqui a tarde pelo menos entre as 13h e 17h andou sempre acima de 38ºC..

brunomoc fui buscar estes dados fonte: ogimet já agora no ranking das cidades europeias castelo branco ficou 18º com 37.3ºc.

Máximo Hoje: 38,6 ºC (16:14)

Novo máximo do ano. Já vai a descer a bom ritmo. Agora 29,1ºC

Máximas de mais estações amadoras:

Alhos-Vedros 37,1ºC
Lisboa (Portela) 36,2ºC
Oeiras 34,2ºC

No alentejo é que aqueceu mesmo bem. >40ºC

quanto aquela situacão dos cumulos em marrocos..acho que se o vento mudasse para Noroeste era capaz de atingir pelo menos o Algarve ja não digo o Alentejo...acho que o vento ta a empurrar para o sul de espanha...não e?

Acho que fizeste confusão, o vento tinha é de virar para Sueste para que viesse na nossa direcção... De facto o tempo está de levante, supostamente chegaria aqui, o problema é que parece haver ambém uma circulação de ar muito seco no sentido sul-norte ao longo do golfo de cadiz, que está a trazer o intenso calor que se verificou hoje no algarve e em especial no interior do país. Prova dessa circulação foi a poeira hoje no ar (calima para os espanhóis), sendo muito dificil haver potencial convectivo no mar. No sat24 é perfeitamente visivel que se dissipa tudo assim que chega ao mar. è uma convectividade típica no interior marroquino, que se forma frequentemente devido ao intenso calor e à orografia (cadeia do Atlas), mas é muito raro cá chegar no verão, o costume são restos, em forma de nuvens altas, ou nevoeiro quando o levante é humido. Na zona envolvente ao estreito (gibraltar, tarifa, ceuta, melilla) é que pode ter sorte. Aliás em 30m formou-se uma menina perto de melilla. Se a situação durante a noite, nao evolui mais, digo eu. :lol: Continua uma brasa...31º vento 0:hehe:

Aqui a temperatura tem vindo em queda vertiginosa e vou neste momento com 23,9ºC e a humidade alta de 68%HR a pressão está a subir e é agora de 1011hpa o vento fraco

Ainda assim tenho as minhas duvidas de que isto dê nalguma coisa, esta situação é frequente em Marrocos, particularmente no interior, chegam à costa e dissipam-se...salvo raras excepções!:D E este levante é muito seco, nem à noite trará grande humidade aqui na zona. Contudo, ainda há várias células em formação e de boa dimensao, nunca se sabe. A bóia marca 23º. Fazem-se apostas, mas eu aposto que nao dá em nada, no máximo umas nuvens altas resultantes do topo de células dissipadas... O calor esse é que nao dá tréguas, 32º, vento 0, 43% de humidade, se esta estabilidade se mantiver adivinha-se a noite mais quente do ano. Pressão 1009 e a descer...:thumbsup:

Até poderá nao dar em nada... mas a não esquecer a ''corrente de ar'' nas quais essas celulas viajam e formam-se que é suficiente para chegar a este lado :rolleyes:

estou com 28ºC

Mas o levante , cheira-me que a partir desta noite trará humidade maritima para terra!!:intrigante:

Olá, boa noite!:D

Ontem, o dia foi marcado por Sol, calor e céu pouco nublado por nuvens altas, durante a tarde, juntamente com alguma poeira.
A temperatura mínima foi 21,5ºC:hehe: e a máxima foi 33,2ºC.

Hoje, o dia foi mais quente ainda, e a poeira intensificou-se.
A temperatura mínima foi 23,0ºC:hehe::hehe: e a máxima foi 36,8ºC.

Neste momento, a noite é tropicalíssima: sigo com 29,1ºC, a mesma temperatura que tenho na sala:p.
O céu está limpo, o vento está fraco, mas quente, e a poeira no ar é bastante.

:D