Seguimento - Junho 2006



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Mais duas fotos de mammatus.

s500x500


s500x500
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Muito bem, Dan! :thumbsup: Excelentes fotos do céu transmontano.

Já agora, e esta pode ser também para o Spiritmind, no mapa das descargas eléctricas do INM há situações que por vezes não entendo. Por exemplo, ontem entre as 21h00 e as 00h00, verificaram-se vários raios nas zonas envolventes a Braga, no entanto, o mapa do INM tem a zona do Minho completamente limpa. Alguém me explica isto?

Outra dúvida: em termos de descarags eléctricas, para quem está a ver no céu uma trovoada, os + e os - significam alguma diferença. Ou seja, todos nos sinais, positivos e negativos, assinalados no mapa representam realmente descargas eléctricas?

Quem é o voluntário para me explicar isto?
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Atenção a essa célula que se está formando sobre o Porto e já atinge a peruferia sul do concelho de Braga. Parece estar em crescendo e não me admirava nada se daqui a uma hora, mais ou menos, Braga estivesse debaixo de intensa trovoada. Agora, temos festa todos os dias. :cheers: :p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
iceberg disse:
Atenção a essa célula que se está formando sobre o Porto e já atinge a peruferia sul do concelho de Braga. Parece estar em crescendo e não me admirava nada se daqui a uma hora, mais ou menos, Braga estivesse debaixo de intensa trovoada. Agora, temos festa todos os dias. :cheers: :p

Braga está a ficar rodeada de células. Estou mesmo agora a ver uma já em fase adiantada a Noroeste de Braga. Parece que hoje à noite vai fazer dia....
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Minho, quando dizes que estás a ver uma célula a NW de Braga, referes-te apenas à tua visualização do céu, ou tens alguma imagem de satélite disponível com essa informação?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
iceberg disse:
Muito bem, Dan! :thumbsup: Excelentes fotos do céu transmontano.

Já agora, e esta pode ser também para o Spiritmind, no mapa das descargas eléctricas do INM há situações que por vezes não entendo. Por exemplo, ontem entre as 21h00 e as 00h00, verificaram-se vários raios nas zonas envolventes a Braga, no entanto, o mapa do INM tem a zona do Minho completamente limpa. Alguém me explica isto?

Outra dúvida: em termos de descarags eléctricas, para quem está a ver no céu uma trovoada, os + e os - significam alguma diferença. Ou seja, todos nos sinais, positivos e negativos, assinalados no mapa representam realmente descargas eléctricas?

Quem é o voluntário para me explicar isto?


Está relacionado com a polaridade do raio, se o raio foi no sentido da zona com carga negativa para a zona da carga positiva tem o símbolo (-) ou no caso inverso tem símbolo (+). Já li isso algures há muito tempo, espero que a memória não me esteja a trair...
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Já se ouvem os primeiros trovões em Braga, mas ainda a alguma distancia da cidade, numa orientação Sueste. Aguardemos pelos próximos minutos ...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
iceberg disse:
Minho, quando dizes que estás a ver uma célula a NW de Braga, referes-te apenas à tua visualização do céu, ou tens alguma imagem de satélite disponível com essa informação?

Da visualização. Para os lados de Adaúfe via-se perfeitamente à pouco um Cb Incus
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Dan disse:
Mais duas fotos de mammatus.

s500x500


s500x500


Dan fotos destas são simplesmente uma obra de arte da Natureza. Parabens!
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
iceberg disse:
Muito bem, Dan! :thumbsup:
Já agora, e esta pode ser também para o Spiritmind, no mapa das descargas eléctricas do INM há situações que por vezes não entendo. Por exemplo, ontem entre as 21h00 e as 00h00, verificaram-se vários raios nas zonas envolventes a Braga, no entanto, o mapa do INM tem a zona do Minho completamente limpa. Alguém me explica isto?

O mais provavel é aquilo não estar a funcionar a 100%!! :p :p :p

Outra dúvida: em termos de descarags eléctricas, para quem está a ver no céu uma trovoada, os + e os - significam alguma diferença. Ou seja, todos nos sinais, positivos e negativos, assinalados no mapa representam realmente descargas eléctricas?

Quem é o voluntário para me explicar isto?

Tudo são descargas electricas:) Isto é...raios... A única diferença é o sinal da carga do raio...(positiva +, ou negativa - ) . Aqui fica a explicação na página do INM.es http://www.inm.es/web/infmet/rayos/ay_rayos2.html

e o mapa de trovoadas em espanha e portugal já que a rede dos institutos está interligada !! http://www.inm.es/web/infmet/rayos/rayos.html
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Esses mammatus estão mt fixes DAN....:)

Esse tipo de nuvens são as que gosto mais...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
dj_alex disse:
O mais provavel é aquilo não estar a funcionar a 100%!! :p :p :p



Tudo são descargas electricas:) Isto é...raios... A única diferença é o sinal da carga do raio...(positiva +, ou negativa - ) . Aqui fica a explicação na página do INM.es http://www.inm.es/web/infmet/rayos/ay_rayos2.html

e o mapa de trovoadas em espanha e portugal já que a rede dos institutos está interligada !! http://www.inm.es/web/infmet/rayos/rayos.html


Do link que colocaste diz que o mapa só representa descargas nuvem-terra. Será que a trovoada de ontem em Braga era constituída, na maioria, por descargas intra ou inter-nuvem, e daí não ficar registada?
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Tive imensa sorte hoje, depois de uma monumental molha que apanhei durante a trovoada desta tarde fui contemplado por este espectáculo.
Aqui em Bragança, entre as 15:30 e 16:00 horas, tivemos trovoada com chuva forte e algum granizo, Depois o céu ficou coberto por nuvens altas onde se desenvolveram mammatus e assim se mantiveram por quase 1 hora.