Seguimento - Junho 2006

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Luis França disse:
Boas,
Além de ter ficado sem net no Sto António e dias posteriores, ainda consegui boas fotos das trovoadas em Lisboa do dia 14 (madrugada) ... tb tenho videos mas são demasiado grandes. Estrondosa foi a trovoada de hoje em Lisboa depois do almoço (em avi.).
:surprise:

boas

grandes fotos :) só vem lembrar que já é possivel organizar o concurso

os videos podes por na pasta uploads no servidor de ftp

tens 5Gb livres para poderes enviar para lá

ftp.arturneves.dynu.com

a password já sabem qual é

assim todos podem ver :D :D

abraços meteo
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Boas fotos, aquelas dos raios estão espectaculares :D

Por aqui, depois de 4 dias com trovoadas, esteve muito calmo. No entanto, o dia foi fresco.

Em casa: 13,2ºC / 24,0ºC
Estação meteorológica: 12,5ºC / 23,1ºC
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Luis França disse:
Boas,
Além de ter ficado sem net no Sto António e dias posteriores, ainda consegui boas fotos das trovoadas em Lisboa do dia 14 (madrugada) ... tb tenho videos mas são demasiado grandes. Estrondosa foi a trovoada de hoje em Lisboa depois do almoço (em avi.).
Para o pessoal que está na costa de Sintra estão 26º , mar chão tipo Julho do ano passado, algum sol e bnoa temperatura da água (morna para o efeito).
Para os lados de Sintra avoluma-se noite trovoadesca outra vez e ... até q enfim q há animação elemental (tirando os estragos q isso provoca, como já alguém o disse)

http://oficinadaluz.blogspot.com/2006/06/signs-of-thunders.html

:surprise:

Boas luis!!!

Boas fotos...qual é a maquinha que usas ?? Já agora...já vi que es das azenhas do mar..tenho la casa ao pé...

Já agora ajrebelo ..da proxima vez que houver trovoada de jeito em lx, combinamos e vamos ... :D :D Eu levo o jipe e já não ha perigo o que carro se afogar
:p :p
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Belas fotos luís. Parabens

Os episódios de precipitações intensas repetem-se pelo país.

desta vez no alentejo

Fortes chuvadas atingiram na tarde desta sexta-feira o Alentejo, causando inundações nas zonas de Beja e Évora e na vila da Vidigueira, tendo sido registados pelos bombeiros cerca de 20 pedidos de auxílio, devido a inundações em habitações e vias públicas.


http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=205376&idselect=21&idCanal=21&p=200
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Finalmente o pessoal começa a colocar fotos em quantidade :D
Parabens Luís pelas fotos. Bem captada a luz....

Hoje as imagens satelite mostram muito menos organização na formação das células. Certamente que se formarão trovoadas mas serão de muito menor dimensão em relação às dos dias passados.
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
mais um sismo de madrugada

Magnitude mb 4.1
Region NORTH ATLANTIC OCEAN
Date time 2006-06-17 at 04:37:20.8 UTC
Location 37.58 N ; 13.91 W
Depth 162 km
Distances 428 km W Queluz (pop 103,399 ; local time 05:37)
411 km W Cascais (pop 36,436 ; local time 05:37)

20060617-043720.jpg
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Fantásticas todas as fotos! Aquelas dos mammatus :eek: e pensar que perdi tudo isso :(

Aqui tava tudo calmo até agora quando começa a entrar pelo sudeste umas nuvens mesmo negras, o vento intensificou-se e começou a chover com alguma intensidade junto com trovoada! :)

 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Tivemos quase uma hora de chuva e trovoada, mas agora já está a passar. A célula vai em direcção a oeste.
Neste momento 16,4ºC.

Hoje.
Em casa: 14,0ºC / 26,2ºC
Estação meteorológica: 13,9ºC / 25,4ºC
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu recolhi 9,8mm de precipitação, bastante bom. A temperatura desceu em menos de 30min de 24,1ºC para 15,4ºC. Afinal aquelas nuvens vinham de este :hehe:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
boas
hoje foi um dia já muito calmo por estes lados!ontem tbm já não vi grande coisa!:( sexta feira sim foi o dia com mais actividade pelo menos ali em Grândola para onde fui:hehe: quinta só vi alguns aguaceiros muito fortes mas sem trovoada! eu bem tentei tirar umas fotos a raios na sexta mas a minha maquina não apanha os raios!carrego no botão mesma na altura que cai o raio mas quando a maquina dispara já não o apanha!:sad:
temperatura actual:23,0ºc
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas pessoal!!

Excelentes fotos os meus parabéns aos aficionados:) :cheers: :thumbsup:
Agora 16.9ºC a mais fresca e as calmarias vêm aí!:hehe:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
miguel disse:
boas
hoje foi um dia já muito calmo por estes lados!ontem tbm já não vi grande coisa!:( sexta feira sim foi o dia com mais actividade pelo menos ali em Grândola para onde fui:hehe: quinta só vi alguns aguaceiros muito fortes mas sem trovoada! eu bem tentei tirar umas fotos a raios na sexta mas a minha maquina não apanha os raios!carrego no botão mesma na altura que cai o raio mas quando a maquina dispara já não o apanha!:sad:
temperatura actual:23,0ºc


Olá miguel. Para fotografar raios precisas de poder controlar a velocidade de obturação da máquina, ter um tripé e se possível um controlo remoto para efectuar disparos. Sem tripé sempre podes pousar a câmara mas a tarefa torna-se muito mais complicada. Sem controlo remoto, também não é essencial, mas se estás a fotografar trovoada num enquadramento com luzes públicas e edifícios, nesse caso, é essencial.

Este artigo da meteored está muito bom:
http://www.meteored.com/RAM/numero8/fotorayos.asp

Abraço
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Está fresquinho hoje!
no Porto está uma manha com muito nevoeiro e neblina.
uma brisa muito fresca,
Temp. estavam 15º C ainda ha pouco