Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

ora então vamos lá ver... estão numeradas pela ordem que postei as fotos em cima...

as que numerei como 13 / 14 / 15 são referentes ás primeiras fotos que coloquei no post antes.. ;)

:thumbsup::thumbsup:óptimo! Conclui-se o seguinte:

- As enxurradas documentadas nas imagens verteram para a bacia do Alcabrichel, desaguaram em Porto Novo;
- Situam-se a oeste e sudoeste das estações de referência;
- Na imagem dos acumulados por radar é visível que a área vermelha tem maior dimensão nessa direcção e alastra-se até mesmo à costa.
- Na imagem de radar da hora anterior já havia uma mancha de acumulado, apenas amarela, a entrar pela costa precisamente nessa zona.

É assim sustentável que os acumulados totais nessa zona das fotos tenham sido bastante superiores aos registados nas estações de Cabeça Gorda e Miragaia, acima dos 30mm portanto.

parece que essa célula passou mesmo aqui por cima... :thumbsup:

e eu a dormir.... :facepalm:

Também nessa altura debaixo de uma bátega daquelas e à noite pouco se podia ver ou registar.:p

É raro dispôr de uma cobertura fotográfica dos efeitos de uma chuvada tão interessante como a que fizeste. Parabéns pelo trabalho, e com arte ainda por cima! :cool:

• Gosto
Reactions: Garcia
:palmas: uma reportagem única, bem no ambiente da acção! Belas fotos, é notável teres percorrido todos esses pontos de vista com esse tempo :bombar:. Noto que o mar estava bem batido nas costas até ao Raso, do mesmo modo que no Guincho. Boa foto do "Gigante" ao crepúsculo, vento de 42 Km/h com toda a humidade no Cabo é agreste. Na foto da Pirolita vê-se bem o rochedo trapezoidal onde terá existido um farol rudimentar há milénios, entrada do porto de Guincho velho (Porto Touro).
Perfeita a documentação de Carcavelos, muitos kitesurfers. A foto do Abano está belíssima, na Pirolita tinhas aquele tecto de nuvens mesmo a rasar! Obrigado por toda esta partilha!:thumbsup:

Já agora fica aqui a imagem de satélite à hora em que provavelmente estavas no Abano:
zcEoB2y.jpg

Obrigado :), ( se pudesse era a minha vida nisto )

eram 18:30h, no Guincho já eram sensivelmente 19:20h e não chovia, alias via-se uma ligeira aberta.

• Gosto
Reactions: StormRic
Ora hoje, ou melhor ontem ( Domingo ) seria dia de bike, mas como o tempo meteorològicamente falando estava incerto e já estava tarde para ir andar de bike, lá fiz em versão caminhada entre a estação da Cruz Quebrada e Carcavelos, foram só 17 km,
tempo inicial bom, mas apanhar algum vento de frente na direcção de Caravelos, as temperaturas deveriam rondar os 17º - 19º e claro, nuvens a quererem meter-me medo :lmao:,

"estas" já lá iam,

17096107149_c6428346b0_o.jpg

"estas" estavam para lá, portanto não me faziam mossa,

17256335156_d7507ae141_o.jpg

humm, "estas" já me metiam mais respeito, mas tinham apenas mau feitio :lol:,

16659848584_2ca8e85bd7_o.jpg

as coisas para aqueles lados deveriam ter qualquer coisa,

17280487442_0ff9e34f4b_o.jpg

depois de um percalço com um dos ténis, que me complicou um pouco o regresso, ainda assim alcancei o meu objectivo, Carcavelos, vento apreciável,

16662073313_07babfc26b_o.jpg

já no regresso, as coisas por Lisboa estavam um pouco interessantes, dependendo do ponto de vista,

17280487062_7e4daf8caa_o.jpg

17074870917_ddcec4e1f1_o.jpg

16662072883_814cec21cb_o.jpg

visão pouco agradável, novamente dependendo do ponto de vista :lol:,

17256334246_2a621cfa0d_o.jpg

e claro, chuva, sem um local sólido para me abrigar, "fugi" para de baixo de árvores, na esperança de a chuva não durar muita e ser pouco intensa, pois o arvoredo não iria aguentar por muito tempo a retenção da água,

17074870627_ab9d028a74_o.jpg

e a faltar pouco mais de 1,5 km até ao carro, novo "sinal" :rain: a dizer-me para me despachar ,

16662073823_e92a5e24ae_o.jpg

e assim se passou um bom bocado dedicado a actividade física com tempo interessante a mistura, que muito bem me tem ajudado a recuperação das minhas ossadas.

Ora hoje, ou melhor ontem ( Domingo ) seria dia de bike, mas como o tempo meteorològicamente falando estava incerto e já estava tarde para ir andar de bike, lá fiz em versão caminhada entre a estação da Cruz Quebrada e Carcavelos, foram só 17 km,

:palmas: excelente, momentos documentados em cheio! Lá ia o belo Sea Cloud II de volta ao oceano. Bem bonitas todas as fotos! Não foi fácil à ida sempre com o vento de frente. Apanhaste portanto os aguaceiros algo inesperados do fim da tarde que apareceram repentinamente.
:bombar: sempre ao caminho!

Bom dia,
deixo-vos ainda um pequeno vídeo, já no final do aguaceiro que caiu ontem por volta das 12h.. :)

:w00t: empolgante video de acção! Boa realização :thumbsup:
Grande chuvada, pingos grossos, corria bem pela estrada e os limpa pára-brisas tinham uma certa dificuldade em cumprir a sua função :lol:.

Os aguaceiros do fim da tarde de ontem aqui em Carcavelos tinham este aspecto:
lJGiq6W.jpg

QFv6SeW.jpg

Sjfv1Gm.jpg

Hoje, todo o dia com cumulus humilis ou mediocris, estes raros. Cirrus e depois cirrostratus apareceram para a tarde e o céu tem este aspecto desde há cerca de duas horas:
nURcwfS.jpg

Vento fraco de oes-noroeste ou noroeste, por vezes moderado.

Temperaturas de hoje:
Máxima: 19,0ºC pelas 15h
Mínima: 13,2ºC pouco depois das 7h

TA: 18,1ºC
HR: 65%

off-topic
Não consigo ver a imagem, dá este erro:
403. That’s an error.

Your client does not have permission to get URL /JRdRqQlw5qW_wnd1L7SV9Pp-Tofy03LO3fRutVktJBHxyhdOVaQtSe9NDbhd76o8m6ojYMYY7Vj5cNA=w1896-h835 from this server. (Client IP address: 85.138.97.217)

Forbidden That’s all we know.

Será problema do meu browser?

Eu também nao consigo visualizar, talvez a imagem nao tenha sido bem anexada.

off-topic
Não consigo ver a imagem, dá este erro:
403. That’s an error.

Your client does not have permission to get URL /JRdRqQlw5qW_wnd1L7SV9Pp-Tofy03LO3fRutVktJBHxyhdOVaQtSe9NDbhd76o8m6ojYMYY7Vj5cNA=w1896-h835 from this server. (Client IP address: 85.138.97.217)

Forbidden That’s all we know.

Será problema do meu browser?

Eu também nao consigo visualizar, talvez a imagem nao tenha sido bem anexada.

Link corrigido, A imagem em causa estava na drive e eu através da opção de partilhar o link obtive o link da imagem, pensando que iria ficar visível ao público, mas parece que não.

• Gosto
Reactions: StormRic
Bom dia

13ºC e 85% de HR neste momento. Alvorada fresca por aqui, céu com algumas faixas de altostratus e altocumulus.
Vento nulo, calmaria total.

"Espremendo" fotograficamente o último dia ainda se obteve isto:

Crepúsculo de domingo:
FxoGINY.jpg

Amanhecer de ontem, segunda-feira 27:
2GmdVY6.jpg

Y5n8Zcw.jpg

Não é frequente um halo solar permanecer até o sol ficar a uma altura inferior a 22º e portanto o halo intersectar o horizonte:
d8lv2RM.jpg

Cumulus mediocris a esticar-se...
1Zxp1MY.jpg

Formação invulgar de cirrus, penso que se possa classificar como cirrus vertebratus, eu chamar-lhe-ia cirrus pluma, parece uma pena:
QxuyB6B.jpg

Ontem não foi visível o ocaso, o sol foi oculto pelos espessos cirrus e não houve sequer cores do poente depois deste momento, aqui em Carcavelos pelo menos:
IrTyo0a.jpg

Última edição: