Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

DEA bem violenta ao inicio da tarde na zona oeste.
Alguem por perto, para relatar este petardo?

oMDes3z.jpg

foi quase em cima de mim... :D conseguiu fazer estragos em alguns sítios a nível de aparelhos eléctricos..

estou a ver se faço upload do video que mostra o som dessa bomba e da outra ao lado..

foi quase em cima de mim... :D conseguiu fazer estragos em alguns sítios a nível de aparelhos eléctricos..

estou a ver se faço upload do video que mostra o som dessa bomba e da outra ao lado..

Boa! Estou curioso para ouvir isso.
Quanto aos estragos infelizmente é normal, uma DEA dessa magnitude até pode rachar vidros com a vibração da descarga conforme aconteceu em março de 2013 no Sobral da Abelheira,Mafra.

• Gosto
Reactions: StormRic e Garcia
DEA bem violenta ao inicio da tarde na zona oeste.
Alguem por perto, para relatar este petardo?

oMDes3z.jpg
Eu olhei directamente para esse relâmpago. O som veio uns 2 ou 3 segundos depois. A onda de choque fez vibrar os vidros com tal intensidade que temi pela sua integridade.
Poucos minutos antes houve outro parecido e logo após outro, mais perto mas igualmente ruidoso.

aqui está o vídeo que mostra ao inicio as pingas grossas que começaram a cair por volta das 13h30m... os dois trovoes que se ouvem são os dois maiores que se ouviram por aqui.. o último corresponde ao petardo que o jonas_87 fala no post acima.. até a câmara tremeu :eek: (estava no tripé).. não se nota no vídeo porque o youtube corrigiu as vibrações, mas no video original nota-se..
não liguem a algum barulho de fundo.. tentem só perceber o que diz alguém que vai a passar na estrada depois desse mesmo último trovão.. :D
não liguem também aos últimos 30 segundos.. :lol:

Estava eu no meu local de trabalho, na zona de Benfica Fonte-Nova, quando quase de repente escurece pelas +- 16:20h, abro a janela ( estou numa semi-cave e com janelas de vidro "martelado" ao nível do chão da rua ) e começo a ver chover, estava a ver que só era ao lado :lol: e começa a cair granizo, por sorte tinha levado a máquina compacta, na expectativa de apanhar algo, e filmei um pouco,
ainda ouvi uns dois ou três trovões, mas longe,

a temperatura desceu um bom bocado,

Última edição:
Boa noite

Foi deveras interessante e empolgante assistir de longe ao desenrolar das células de Lisboa, Lourinhã, Setúbal, Cascais, etc, e sem me molhar pois apenas caíram pingos no palácio da Pena. Passaram sobre a serra várias formações que depois caíram para Cascais, Estoril e Carcavelos onde terá chovido bem pois a ribeira de Sassoeiros que estava seca gretada já corria ainda agora à noite, muitas poças de água. Trovões ouviram-se muitos, relâmpagos nenhum foi avistado, raios terei que examinar os vídeos em detalhe. Impressionante foi a muralha negra sobre Lisboa, de acordo com os acumulados substanciais que no entanto contemplaram apenas as estações do IPMA da Gago Coutinho e de Alvalade:
25,2 mm em Lisboa, Gago Coutinho, dos quais 18,2 mm entre as 4 e as 5 horas da tarde.
28,8 mm em Lisboa, Alvalade, ainda mais concentrado naquela mesma hora com 24,4 mm.
Terei que examinar também as estações amadoras WU e NetAtmo.

O contraste para esta nesga do litoral de Sintra/Cascais não podia ser maior: Colares e Cabo Raso, por exemplo, ficaram a zero todo o dia.

Algumas centenas de fotos e vídeos das células, tudo de longe, vou selecionar o que fôr mais interessante. No entanto, nada chegará, com certeza, aos registos que tiverem sido feitos mais perto da acção. ;)

aqui está o vídeo que mostra ao inicio as pingas grossas que começaram a cair por volta das 13h30m... os dois trovoes que se ouvem são os dois maiores que se ouviram por aqui.

:) belo vídeo, bem ilustrativo! "pingas grossas"? Eu vejo é granizo à mistura! Vê-se o relâmpago antes do trovão, intervalo de 4 segundos, pouco mais de um quilómetro, esse foi bem perto.

uma última foto tirada às 20h09m, desde Ventosa com vista em direcção S/SE..

:cool: um quadro com estilo já inconfundível... uma beleza!