StormRic
Furacão
Resumo em vídeo da forte chuva e trovoada que se abateu em Palmela, ainda consegui filmar um relâmpago.
Belas capturas e boa realização do vídeo!

O raio está impecável!
Resumo em vídeo da forte chuva e trovoada que se abateu em Palmela, ainda consegui filmar um relâmpago.
Quando saí do trabalho deparei-me com céu bem interessante em aproximação de Cascais.
Choveu bem passados 10 minutos.
Vais gostar de ver essa célula observada desde a Pena.
O "material" que a alimentou passou por cima da serra sem lhe tocar. Aliás a serra só ganhou "capacete" mesmo ao pôr-do-sol quando uma nortada se fez sentir temporariamente. Antes, pelo meio da tarde, algum vento de noroeste que não chegou sequer aos 30 Km/h alimentava as células mais para o interior. Pelo meio ainda houve calmaria e estava a ver que as células em formação que vinham de norte e trovejavam bem ao longe, poderiam chegar à serra ainda activas. Várias vezes reconsiderei se o local onde estava era apropriado mas o palácio está tão repleto de pára-raios em todas as torres e torrinhas que não arredei pé. Mas nada caíu, nem sequer chuva, só uns pingos grossos esporádicos.
Vídeos de células pequenas que a meio da tarde tinham produzido aguaceiros curtos sobre a zona oriental da serra de Sintra. Também se vê no primeiro vídeo parte da bigorna da célula de Lisboa.
Ignorem o som ambientee peço desculpa pelo excessivo balanço...
E já agora apontamentos rápidos de vídeo HD, da tarde vista desde o palácio da Pena:
Célula a descarregar sobre Lisboa
Para oeste, entrada de ar marítimo, sem tocar a serra ou precipitar significativamente
Quadrantes de sueste e sudoeste, de Lisboa à célula de Cascais
Vais gostar de ver essa célula observada desde a Pena.
O "material" que a alimentou passou por cima da serra sem lhe tocar. Aliás a serra só ganhou "capacete" mesmo ao pôr-do-sol quando uma nortada se fez sentir temporariamente. Antes, pelo meio da tarde, algum vento de noroeste que não chegou sequer aos 30 Km/h alimentava as células mais para o interior. Pelo meio ainda houve calmaria e estava a ver que as células em formação que vinham de norte e trovejavam bem ao longe, poderiam chegar à serra ainda activas. Várias vezes reconsiderei se o local onde estava era apropriado mas o palácio está tão repleto de pára-raios em todas as torres e torrinhas que não arredei pé. Mas nada caíu, nem sequer chuva, só uns pingos grossos esporádicos.
Vídeos de células pequenas que a meio da tarde tinham produzido aguaceiros curtos sobre a zona oriental da serra de Sintra. Também se vê no primeiro vídeo parte da bigorna da célula de Lisboa.
Ignorem o som ambientee peço desculpa pelo excessivo balanço...
E já agora apontamentos rápidos de vídeo HD, da tarde vista desde o palácio da Pena:
Célula a descarregar sobre Lisboa
Para oeste, entrada de ar marítimo, sem tocar a serra ou precipitar significativamente
Quadrantes de sueste e sudoeste, de Lisboa à célula de Cascais
Ontem à tarde tive de ir a Caldas da Rainha.
Por Peniche, ontem, tudo calmo! Só se ouviram uns fortes roncos, provavelmente daquelas descargas na zona da Lourinhã.
Em Caldas, do meio para o fim da tarde, também não se passou nada.
Quando vim de volta a Peniche, no IP6 à chegada a Peniche, havia uma "nuvem branca" rente à terra, que tapava um campo que serve de pasto para animais. Fica entre o ip6 e a estrada que vai de Peniche para o Baleal. Estava tudo branco e não devia ter mais de 1 metro de altura. Na estrada estava limpo!
Digam-me, é do meu pc ou o radar do ipma está parado?
o mapa dinamico está bom, o radar coruche está parado
Pois... o de Coruche está parado... e a mim, o mapa dinâmico diz "sem informação disponível". Talvez por não haver registo de chuva.
Tenho de ir conduzir para o ribatejo. Espero que hoje não haja nenhuma surpresa!![]()
A bela brisa da inversão , sempre que consulto as tuas t. mínimas penso logo nos valores junto aos vales mais encaixados da Arrábida faço ideia o grizo.A noite já foi mais fresca pela Qta. do Conde, tendo-se estabelecido a típica brisa de sul regional, favorecendo a ocorrência de arrefecimento nocturno mais acentuado. A mínima foi de 7,9ºC.
Digam-me, é do meu pc ou o radar do ipma está parado?
o mapa dinamico está bom, o radar coruche está parado
Pois... o de Coruche está parado... e a mim, o mapa dinâmico diz "sem informação disponível". Talvez por não haver registo de chuva.
Tenho de ir conduzir para o ribatejo. Espero que hoje não haja nenhuma surpresa!![]()
isto hoje também se houver algo é aguaceiros fracos