Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima


Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
496
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
DEA bem violenta ao inicio da tarde na zona oeste.
Alguem por perto, para relatar este petardo?

oMDes3z.jpg


foi quase em cima de mim... :D conseguiu fazer estragos em alguns sítios a nível de aparelhos eléctricos..

estou a ver se faço upload do video que mostra o som dessa bomba e da outra ao lado..
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
foi quase em cima de mim... :D conseguiu fazer estragos em alguns sítios a nível de aparelhos eléctricos..

estou a ver se faço upload do video que mostra o som dessa bomba e da outra ao lado..

Boa! Estou curioso para ouvir isso.
Quanto aos estragos infelizmente é normal, uma DEA dessa magnitude até pode rachar vidros com a vibração da descarga conforme aconteceu em março de 2013 no Sobral da Abelheira,Mafra.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Garcia

jorgeanimal

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
182
Local
Lourinhã
DEA bem violenta ao inicio da tarde na zona oeste.
Alguem por perto, para relatar este petardo?

oMDes3z.jpg
Eu olhei directamente para esse relâmpago. O som veio uns 2 ou 3 segundos depois. A onda de choque fez vibrar os vidros com tal intensidade que temi pela sua integridade.
Poucos minutos antes houve outro parecido e logo após outro, mais perto mas igualmente ruidoso.
 

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
496
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
aqui está o vídeo que mostra ao inicio as pingas grossas que começaram a cair por volta das 13h30m... os dois trovoes que se ouvem são os dois maiores que se ouviram por aqui.. o último corresponde ao petardo que o jonas_87 fala no post acima.. até a câmara tremeu :eek: (estava no tripé).. não se nota no vídeo porque o youtube corrigiu as vibrações, mas no video original nota-se..
não liguem a algum barulho de fundo.. tentem só perceber o que diz alguém que vai a passar na estrada depois desse mesmo último trovão.. :D
não liguem também aos últimos 30 segundos.. :lol:

 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Estava eu no meu local de trabalho, na zona de Benfica Fonte-Nova, quando quase de repente escurece pelas +- 16:20h, abro a janela ( estou numa semi-cave e com janelas de vidro "martelado" ao nível do chão da rua ) e começo a ver chover, estava a ver que só era ao lado :lol: e começa a cair granizo, por sorte tinha levado a máquina compacta, na expectativa de apanhar algo, e filmei um pouco,
ainda ouvi uns dois ou três trovões, mas longe,

a temperatura desceu um bom bocado,

 
Última edição:

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite

Foi deveras interessante e empolgante assistir de longe ao desenrolar das células de Lisboa, Lourinhã, Setúbal, Cascais, etc, e sem me molhar pois apenas caíram pingos no palácio da Pena. Passaram sobre a serra várias formações que depois caíram para Cascais, Estoril e Carcavelos onde terá chovido bem pois a ribeira de Sassoeiros que estava seca gretada já corria ainda agora à noite, muitas poças de água. Trovões ouviram-se muitos, relâmpagos nenhum foi avistado, raios terei que examinar os vídeos em detalhe. Impressionante foi a muralha negra sobre Lisboa, de acordo com os acumulados substanciais que no entanto contemplaram apenas as estações do IPMA da Gago Coutinho e de Alvalade:
25,2 mm em Lisboa, Gago Coutinho, dos quais 18,2 mm entre as 4 e as 5 horas da tarde.
28,8 mm em Lisboa, Alvalade, ainda mais concentrado naquela mesma hora com 24,4 mm.
Terei que examinar também as estações amadoras WU e NetAtmo.

O contraste para esta nesga do litoral de Sintra/Cascais não podia ser maior: Colares e Cabo Raso, por exemplo, ficaram a zero todo o dia.

Algumas centenas de fotos e vídeos das células, tudo de longe, vou selecionar o que fôr mais interessante. No entanto, nada chegará, com certeza, aos registos que tiverem sido feitos mais perto da acção. ;)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
aqui está o vídeo que mostra ao inicio as pingas grossas que começaram a cair por volta das 13h30m... os dois trovoes que se ouvem são os dois maiores que se ouviram por aqui.

:) belo vídeo, bem ilustrativo! "pingas grossas"? Eu vejo é granizo à mistura! Vê-se o relâmpago antes do trovão, intervalo de 4 segundos, pouco mais de um quilómetro, esse foi bem perto.

uma última foto tirada às 20h09m, desde Ventosa com vista em direcção S/SE..

:cool: um quadro com estilo já inconfundível... uma beleza!