Boas por aqui dia relativamente calmo

linda foto, mostra bem o dia luminoso que esteve hoje!
Aproveito para mostrar três aspectos ao entardecer do dia 15, quarta-feira.
A última célula, a desintegrar-se, literalmente, ao aproximar-se da serra, vinda de norte, o ar frio e relativamente seco de noroeste a terminar o desenvolvimento:
O último efeito de arco-íris (houve vários durante o dia) sob as células em rápida dissipação na região de Monfirre/Montachique (alt.400m). Muito mais longe e tisnadas pela humidade e sol baixo, ainda se viam cumulus congestus em evolução.
Note-se os fractus baixos que se formavam nas zonas onde choveu, alguns ficavam mesmo colados ao solo, o mesmo acontecendo com o fumo de algumas queimas que antes subiam em plumas sorvidas pelas nuvens em desenvolvimento e no fim do dia, já sob as correntes descendentes, espalhavam-se à superfície dos campos.
A última bigorna desfeita, transformada em altocumulus, a sul de Cascais. A luz belíssima a realçar ainda mais o alegre colorido do Palácio construído sobre as agrestes "Penhas" ou "Penas".
Junto ao lado direito da imagem, a Penha do Saldanha, na Tapada do mesmo nome, talvez o cimo com a melhor vista 360º da serra, a seguir à Cruz Alta e à Peninha.