Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Dia ameno por aqui, embora neste momento notasse já a temperatura a baixar.
Máxima de 20ºC
actual de 17ºC
mínima de 13.3ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais umas imagens do dia 15, quarta-feira, obtidas no Palácio da Pena.
Aspecto geral da célula de Lisboa:
GRAKq7G.jpg


A periferia da célula com corte abrupto da luz sob a base:
x5Z9UUQ.jpg


Para norte, base de células a formarem-se:
ViviR84.jpg


Este é um local ideal para captar imagens de trovoadas, mesmo que elas passem por cima, é um sítio profusamente protegido contra descargas e com numerosos abrigos no caso de chuva que possibilitam manter a observação do céu.
Claro que estas condições só foram criadas depois que a Pena foi restaurada e cuidada pela Parques de Sintra. O único senão é a possibilidade de acesso, reservado fora das horas normais de visita, mas quem sabe poderá ser facilitado mediante contactos adequados.
Do caminho de ronda tem-se uma visão que cobre os quadrantes de Oeste a Este. De Sueste a Sudoeste são os quadrantes em que a visibilidade é limitada sobre a paisagem (mas não para o céu) devido à crista de Santa Eufémia à Cruz Alta. Mesmo assim, do último andar da torre redonda a visão é praticamente desimpedida em 360º. Só num estreito ângulo de 20º a Sul o horizonte é interrompido pela Cruz Alta.
Daqui é possível avistar os impactos das descargas no solo, distâncias até mais de 50 Km. Como normalmente as bases das células de trovoada não se situam abaixo dos 500m, a visão será perfeita.
jCpyUMZ.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

12,5ºC
Vento fraco

Este fim de semana estarei a reportar a partir da zona Oeste, no Vale da Mangancha(Mafra).
A porcaria da nebulosidade da madrugada de Domingo vai me estragar a habitual forte inversão no vale.
Amanha deve chuviscar bem naquela zona, vamos ver.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas por aqui dia relativamente calmo

:thumbsup: linda foto, mostra bem o dia luminoso que esteve hoje!

Aproveito para mostrar três aspectos ao entardecer do dia 15, quarta-feira.

A última célula, a desintegrar-se, literalmente, ao aproximar-se da serra, vinda de norte, o ar frio e relativamente seco de noroeste a terminar o desenvolvimento:
Npa4YfL.jpg


O último efeito de arco-íris (houve vários durante o dia) sob as células em rápida dissipação na região de Monfirre/Montachique (alt.400m). Muito mais longe e tisnadas pela humidade e sol baixo, ainda se viam cumulus congestus em evolução.
Note-se os fractus baixos que se formavam nas zonas onde choveu, alguns ficavam mesmo colados ao solo, o mesmo acontecendo com o fumo de algumas queimas que antes subiam em plumas sorvidas pelas nuvens em desenvolvimento e no fim do dia, já sob as correntes descendentes, espalhavam-se à superfície dos campos.
Suu6zMe.jpg


A última bigorna desfeita, transformada em altocumulus, a sul de Cascais. A luz belíssima a realçar ainda mais o alegre colorido do Palácio construído sobre as agrestes "Penhas" ou "Penas".
Junto ao lado direito da imagem, a Penha do Saldanha, na Tapada do mesmo nome, talvez o cimo com a melhor vista 360º da serra, a seguir à Cruz Alta e à Peninha.
abmugmo.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui a manha acordou com sol, mas depressa se foi embora, e temperatura começou a cair, já caiu alguns aguaceiros fracos tambem.
Estão 14.4ºC neste momento.
As noites continuam frescas, 11.8ºC, esta madrugada.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Mais um belo dia azul embora ventoso de WNW e fresco. Cumulus humilis e cirrus, alguns altocumulus e nada de precipitação. Excelente visibilidade. Mar picado pelo vento em algumas zonas.
Dia grande para os desportos de vento aqui em Carcavelos, dezenas de praticantes de windsurf e kitesurf aproveitam o vento favorável e estável.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000